AMD FSR recebe oficialmente suporte em todos os dispositivos da família Xbox

Um aumento que vai injetar mais vida nas consolas da anterior geração

Há dias atrás, a AMD lançou a sua tecnologia FidelityFX SuperResolution (FSR) para o PC.

Jason Ronald, o diretor de gestão de programas da divisão Xbox, anunciou que esta já é integrante do “Game Developer Kit da Xbox” o que possibilita o uso da mesma quer nas aplicações Windows, como também nas consolas Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One X e até Xbox One.

A AMD FSR permite às equipas de programação, o ajuste a qualidade da imagem para preservar uma alta taxa de fotogramas sem grande detrimento desta. Ao contrário da Nvidia DLSS, esta tecnologia não é baseada em algoritmos numa rede neural fechada, mas numa tecnologia de upscaling aberta que já é suportada mais de 100 placas gráficas e chips integrados.

A sua implementação também é muito simples. Segundo o chefe do estúdio e gerente geral da Luminous Productions, Takeshi Aramaki, a adoção da tecnologia no jogo Forspoken não durou mais do que um dia.

Para já no panorama das consolas a FSR apenas está disponível nos dispositivos Microsoft. Embora as consolas da Sony sejam alimentadas com arquiteturas semelhantes ainda carecem deste suporte.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.