ASUS anuncia monitores para gamers, criadores de conteúdo e empresas

A ASUS anunciou a sua nova gama de monitores nas vertentes, Gaming, ProArt, e ZenScreen.

Pensando na comunidade de Gaming, a ASUS desenvolveu monitores HDMI 2.1 de 28′ , 32″ e 43” de 144 Hz, criados especialmente para os gamers de PC e consolas da nova geração mais exigentes. Estes monitores suportam todas as recentes tecnologias nas placas gráficas mais modernas e poderosas, tais como VRR, ou modos de baixa latência automáticos. A DisplayPort 1.4 incluída nestes também permite resoluções 4K sem perdas de fidelidade visual, através de um processo de compressão e descompressão de taxas de dados em tempo real. 

Começamos com o ROG Swift PG32UQ. Este trata-se de um monitor sem molduras e dispõe de um painel IPS UHD 4K de 32” que suporta frequências até 144Hz com apenas 1ms de latência. Este apresenta espaços de cor 98% DCI-P3, HDR 600nits, e as tecnologias premiadas da ASUS, Extreme Low Motion Blur Sync, e Variable Overdrive.

Contudo, o ROG Strix XG43UQ, consegue oferecer mais e melhor para quem desejar o suprassumo das tecnologias mais recentes. Este é um majestoso monitor de 43″ 4K UHD que suporta taxas de atualização até 144Hz. Além de oferecer recursos para uma jogabilidade suave, o aparelho confere um conjunto de funcionalidades que o separam do resto da gama e da concorrência. Estas incluem as vanguardistas tecnologias, ASUS ELMB SYNC, e DSC. Por último, mas não menos importante, o monitor dispõe de volume de cores 90% DCI-P3 e HDR 1000 nits, o que lhe confere uma qualidade de imagem sem paralelo.

O TUF Gaming VG28UQL1A, é o menor dos novos monitores 4K da ASUS, contudo o seu desempenho e qualidade não deve nada aos seus irmãos apresentados acima. Este um monitor 4K UHD de 28” com um design sem molduras e vem equipado com um painel IPS que também suporta taxas de atualização até 144Hz e um tempo de resposta de apenas 1ms. Dispõe de modos VRR, volumes de cores 125% e sRGB e 90% DCI-P3, HDR 400nits, e as tecnologias Variable Overdrive e ELMB SYNC .

A pensar nos gamers mais competitivos, a ASUS criou o ROG Swift PG279Q. Este trata-se de um monitor WQHD de 27″ com um painel que suporta taxas de atualização até 240Hz com 1ms de resposta. Este vem munido de um processador G-SYNC com Reflex Latency Analyzer, HDR 400nits, DCI-P3 95%, e o software exclusivo da ASUS GamePlus e GameVisual. O PG279QM também dispõe da tecnologia Aura Sync e pode ser emparelhado com outros produtos compatíveis para criar uma iluminação unificada. Também é compatível com o ROG Desk Mount Kit, o Kit de montagem em secretária da proprietária da ASUS ROG.

Finalmente a pensar nos computadores portáteis, a ASUS desenvolveu o ROG Strix XG16AHP-W. Este trata-se de um monitor de gaming portátil FHD IPS de 15,6” compacto e leve com taxas de atualização até 144Hz. Também dispõe da tecnologia Adaptive-sync para uma jogabilidade suave. Contém uma bateria de alta capacidade de 7800mAh que proporciona até três horas de jogo, e uma função de carregamento rápido que permite duas horas de utilização após uma recarga de uma hora. O painel apresenta portas USB-C e micro-HDMI para um sem fim de dispositivos. Incluído no mesmo também está uma base de suporte dobrável e um tripé da ROG.

A Asus não esqueceu mais devotos criadores de conteúdo e apresentou uma interessante aposta para esta demografia. O ASUS ProArt PA148CTV trata-se também de um monitor portátil FHD IPS de 14″ equipado com um painel antirreflexo e um ecrã tátil multitoque de 10 pontos. Este dispõe de diversas soluções para melhorar a qualidade e as vidas dos seus utilizadores. O ASUS Dial e o Painel de Controlo Virtual são funcionalidades presentes no painel criadas para facilitar o tempo disperso para as suas criações, e teclas de atalho programáveis suportam os mais diversos programas de edição Adobe tais como o Photoshop, Lightroom Classic, Premiere Pro e After Effects. O PA148CTV é o primeiro monitor portátil do mundo com Verificação Calman e dispõe de uma gama de cores 100% sRGB e 100% Rec.709. Vem pré-calibrado de fábrica com uma precisão de cor Delta E < 2. O Painel de Controlo Virtual disponibiliza mostradores, deslizadores, botões, rodas e teclas de atalho programáveis para ajustes mais detalhados e precisos. O PA148CTV dispõe de duas portas USB-C e uma porta micro HDMI.

O ASUS ProArt PA329CV trata-se de um monitor de 32″ 4K UHD com um painel IPS e volume de cor 100% sRGB. Dispõe da Verificação Calman e vem pré-calibrado de fábrica para proporcionar uma precisão de cor Delta E<2 e HDR 400nits. O software ProArt Preset e ProArt Palette também são pré-calibrados e proporcionam ajustes de cor rápidos e fáceis. O PA329CV dispõe de uma variedade de opções de ligação, incluindo duas HDMI, uma DisplayPort e uma porta USB-C DisplayPort Alt Mode. O seu design ergonómico inclui um suporte ajustável em quatro direções, botões de função na parte frontal e um suporte para montagem.

Por último a ASUS apresenta o monitor pensado nos espaços empresariais e na segurança. O ASUS ZenScreen MB16ACV apresenta um ecrã FHD portátil de 15,6″ com um painel antirreflexo e um design dotado de uma moldura minimalista. Foi revestido com um tratamento de prata iónica antibacteriana que inibe o crescimento de bactérias e fungos. Com base nesta mantém o monitor limpo e reduz a potencial propagação de bactérias nocivas e outros vírus. O monitor é compatível com todos os computadores portáteis que disponham de uma porta USB Type-C ou Type-A 3.0, e utiliza uma solução de sinal híbrido que pode ser usada como sinal audiovisuais assim como o fornecimento de energia. Um suporte ergonómico permite apoiar o monitor em qualquer superfície plana, permitindo ajustes de inclinação para um ângulo de visão confortável. Para uma maior conveniência, o ZenScreen MB16ACV é compatível com os diversos modelos de suporte disponíveis no mercado.