O PlayStation Portal, o primeiro dispositivo de jogo remoto da PlayStation, recebeu uma atualização que permite agora Cloud Gaming aos subscritores do PlayStation Plus Premium. Isto significa que já não precisam de uma PlayStation 5 e que podem jogar diretamente dos servidores da PlayStation.
Na descrição da atualização podemos ler:
Esta atualização incluirá também uma versão beta de uma nova funcionalidade que muitos fãs têm vindo a pedir – o suporte para Cloud streaming no PS Portal. Quando a atualização estiver disponível, os membros do PlayStation Plus Premium poderão participar numa versão beta para Cloud streaming no PS Portal, permitindo que os jogos selecionados da PS5 no Catálogo de Jogos do PlayStation Plus sejam transmitidos diretamente dos nossos servidores, mesmo sem uma consola PS5.
É revelado que mais de 120 jogos PlayStation 5 do Catálogo de jogos PS Plus, incluindo Dave the Diver, Ghost of Tsushima, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Monster Hunter Rise e Ratchet & Clank: Rift Apart, estarão acessíveis no PS Portal através de Cloud streaming.
Para conseguirem jogar através da Cloud têm de ter pelo menos uma velocidade de internet de 5Mbps, sendo que para jogarem a 720p precisam de 7 Mbps e a 1080p precisam de 13 Mbps.
Como a transmissão em streaming na nuvem (beta) continua a ser uma oferta experimental, as funcionalidades disponíveis durante o período beta podem mudar ao longo do tempo e podem não refletir a experiência final.
Funcionalidades disponíveis durante o beta:
-
Transmitir determinados jogos da PS5 do catálogo de jogos do PlayStation Plus: será possível aceder no PS Portal a mais de 120 jogos de PS5 do catálogo de jogos do PS Plus, incluindo DAVE THE DIVER, Ghost of Tsushima, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Monster Hunter Rise e Ratchet & Clank: Rift Apart, através de transmissão em streaming na nuvem.
-
Transmissão em streaming até 1080p/60 fps (dependendo do jogo e da qualidade da ligação).
-
Funcionalidades do comando sem fios DualSense™, como feedback háptico, gatilhos adaptativos, altifalantes, painel tátil (simulado no ecrã tátil do PS Portal) e sensor de movimento.
-
Armazenamento na nuvem do PlayStation Plus: é possível armazenar até 100 GB de dados de guardado e progresso dos jogos, que serão sincronizados automaticamente com a consola PS5, permitindo alternar entre vários dispositivos e entre a experiência de jogo local e por transmissão em streaming.
Para aceder à transmissão em streaming na nuvem através do PlayStation Portal, é necessário ter uma conta PlayStation Network e acesso a uma rede Wi-Fi de banda larga.
Por estar em fase beta, algumas funcionalidades não estarão disponíveis, como demos de jogos, chat de voz em grupo, o botão de criar, áudio 3D, entre outras.