Através do vídeo de teardown da PlayStation 5 Pro pelo canal TAG foi possível confirmar que a PlayStation 5 Pro permite um acesso muito fácil à bateria CMOS, significando isto que é muito mais fácil a sua substituição.
O que é uma bateria CMOS?
As baterias CMOS são comuns na grande maioria dos dispositivos eletrónicos que precisam registar o tempo real ou salvar as configurações da BIOS enquanto o sistema está completamente desligado.
Isto significa que quando esta bateria perde a sua carga alguns dispositivos deixam de funcionar corretamente e a bateria tem de ser substituída para o dispositivo voltar a funcionar.
No passado a PlayStation teve problemas com a falha do CMOS e na PS4 acabou por resolver esse problema através de firmware, permitindo assim que o funcionamento dos jogos mesmo após a falha da bateria.
As baterias CMOS são projetadas para durarem muitos anos, mas esta facilidade de troca da bateria sem ter que desmontar a PS5 Pro certamente vai agradar aos colecionistas que pretendem ter uma consola que vai durar muitas décadas.