InícioJogosNovo Steam Controller da Valve esgotou em meia hora e site oficial...

Novo Steam Controller da Valve esgotou em meia hora e site oficial caiu no Japão

A Valve voltou a lançar hardware e o resultado foi o caos habitual: stock a zero em minutos, servidores em baixo e compradores sem resposta

imagem Conhece o Steam Controller 2

Havia expectativa suficiente acumulada para que isto acontecesse. O novo Steam Controller chegou ao mercado a 4 de maio de 2026 e, tal como aconteceu com o Steam Deck no seu lançamento, não demorou muito até que os servidores começassem a ceder e o stock desaparecesse. Globalmente, as unidades esgotaram em cerca de 30 minutos. No Japão, o impacto foi ainda mais visível, a loja oficial da distribuidora regional ficou inacessível durante horas, com utilizadores a relatar erros no pagamento e esperas prolongadas para conseguir concluir as encomendas.

No Japão, a distribuição do Steam Controller está a cargo da KOMODO, que trata também dos mercados da Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan através da loja KOMODO STATION. O lançamento aconteceu por volta das 2h da madrugada (hora de Tóquio), e foi precisamente a essa hora que a afluência de utilizadores tornou o site praticamente impossível de aceder.

A KOMODO publicou um comunicado de desculpas a explicar que a interrupção se ficou a dever ao volume de acessos simultâneos à loja. Embora a situação tenha entretanto sido resolvida, houve compradores que demoraram horas a concluir as suas compras, enquanto outros depararam-se com erros no momento do pagamento. A empresa pediu que os utilizadores tentassem de novo mais tarde, em caso de dificuldades persistentes.

O caos no lançamento no Japão fez lembrar o que aconteceu com o Steam Deck na mesma região, uma comparação que circulou rapidamente nas redes sociais entre os utilizadores japoneses.

Nos Estados Unidos, a loja da Steam também colapsou

O problema não foi exclusivo do mercado japonês. Do lado da Valve, o que aconteceu foi igualmente caótico. A procura foi tão intensa que a loja da Steam chegou a tornar-se inacessível nos primeiros momentos do lançamento. Muitos utilizadores relataram mensagens de erro relacionadas com um “elevado volume de pedidos de compra” antes de sequer chegarem ao checkout. Outros conseguiram avançar até ao ecrã de pagamento antes de a transação falhar.

Entretanto, o stock esgotou globalmente e, a julgar pelos preços que apareceram no eBay, a procura não abrandou. Os revendedores chegaram a pedir até 300 dólares por um comando cujo preço oficial é de 99 dólares.

O que é afinal o Steam Controller

Para quem não acompanhou os meses de antecipação, o Steam Controller foi anunciado em novembro do ano passado e lançado globalmente a 4 de maio de 2026, ao preço de 99 dólares (€99 na Europa). É compatível com PCs a correr Steam, com o Steam Deck e com a aplicação móvel Steam Link.

O acessório que acompanha o comando, chamado Steam Controller Puck, funciona simultaneamente como transmissor sem fios e como base de carregamento, com ligação magnética ao comando. Além de suportar ligação sem fios, Bluetooth e USB, o Steam Controller inclui ainda dois trackpads hápticos na parte frontal inferior (uma característica herdada do Steam Deck, que permite jogar jogos sem suporte nativo a comandos), quatro botões de grip personalizáveis na parte traseira, giroscópio ativado por toque e um botão de acesso rápido a notificações e à lista de amigos.

Os manípulos analógicos usam tecnologia TMR (Tunnel Magnetoresistance), uma abordagem magnética sem contacto físico entre os componentes, que em teoria oferece maior precisão e durabilidade do que os tradicionais potenciómetros usados nos comandos da Sony, Microsoft e Nintendo. A autonomia declarada é de mais de 35 horas por carga.

A Valve confirmou entretanto que mais unidades estão a caminho, tendo dito que têm “botões que podem accionar para tentar fazer chegar os produtos às pessoas mais rapidamente”, mas sem indicar uma data concreta para o reabastecimento.

Até lá, quem quiser tentar a sorte pode monitorizar a loja oficial da Steam ou, no caso dos mercados asiáticos, a KOMODO STATION, onde alguns utilizadores reportaram ter conseguido comprar o comando ao atualizar a página nos momentos certos.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares