Patente detalha capacidades do Dualshock 5

Patente detalha capacidades do Dualshock 5

Uma das grandes promessas da Playstation 5 será o Dualshock 5 que vai incluir uma evolução da tecnologia háptica e “gatilhos adaptáveis”, e agora uma nova patente no Japão vem especificar melhor algumas das capacidades do comando.

A patente em questão, registada recentemente pela Sony Japan Studio, nota especificamente a nova mecânica de escalada. Podemos ler que cada gatilho pode representar a mão de um personagem. Com isso, os jogadores podem inclinar o gamepad para qualquer ponto de escalada que desejem agarrar e usar os gatilhos para agarrar independentemente com a mão esquerda ou direita do personagem. Enquanto isso, se puxarem com muita leveza, a aderência do personagem será mais leve e, como resultado, ela poderá perder a aderência e cair. No entanto, se pressionarem demais, poderá danificar ou quebrar o que estão a tentar agarrar. E, é claro, para que os jogadores saibam se estão a agarrar muito leve ou muito forte, o comando pode vibrar ou o jogo pode fornecer pistas visuais.

Outro novo mecanismo mencionado pela patente é um mecanismo de corte. Se os jogadores estiveram a segurar uma serra elétrica, a vibração e o áudio do comando refletirá se a serra está a cortar alguma coisa. Ao cortar objetos, sentirão não apenas o material do que estão a cortar através do feedback háptico, mas também através dos gatilhos. Por exemplo, se estiverem a cortar algo mais duro, terão mais resistência nos gatilhos. Enquanto isso, se estiverem a cortar algo suave, não sentirão nada.