Mais...
    InícioJogosPlayStation 5 não terá suporte nativo para resolução 1440p

    PlayStation 5 não terá suporte nativo para resolução 1440p

    A próxima geração está a dias de abrir as suas portas, e certamente que nem todos possuirão uma TV ou Monitor adequado a explorar todas as potencialidades das suas novas máquinas. Enquanto as resoluções mais comuns e badaladas são as 1080p e 4K (2160p), ainda existe uma intermédia que embora seja pouco falada, é usada por uma grande demografia de jogadores.

    2K, ou mais conhecida como 1440p, é uma resolução frequentemente utilizada para os jogadores que usam monitores para ligarem as suas consolas. Foi frequente nesta geração assistirmos a vários jogadores da PlayStation 4 Pro, ou Xbox One X, apostarem em monitores, ao invés de uma TV 4K.

    No entanto, e segundo relatado pela IGN Itália, a Sony Interactive Entertainment confirmou que a PlayStation 5 não irá suportar 1440p de forma nativa. O que significa que a consola provavelmente irá passar o seu sinal de vídeo a 4K, adaptando-o depois para 1440p, o que inevitavelmente poderá criar problemas na visualização e leitura nos menus da consola e nos seus jogos.

    Na concorrência a Microsoft confirmou que a Xbox Series X e a Xbox Series S irão suportar 1440p de forma nativa.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    5 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    5 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Dougfulll
    Dougfulll
    6 , Novembro , 2020 3:16

    Ixxi isso vai causar problemas…

    1102
    1102
    Reply to  Dougfulll
    10 , Novembro , 2020 3:33

    Em que gravidade?

    1102
    1102
    6 , Novembro , 2020 3:16

    Deixa eu ver se eu entende e por favor alguém me corrija se eu tiver entendido errado, o PS5 não roda nativamente o 2k então primeiro ele tenta rodar em 4k depois que não consegue ele passa para o 2k e isso causa uma estranheza na imagem, tipo texturas que não batem uma com a outra e possível delay no carregamento.

    Febaxmann
    Febaxmann
    Reply to  1102
    10 , Novembro , 2020 3:33

    Isso são técnicas chamadas de Downscale (resolução alta para baixa) e Upscale (o processo reverso). Não vou entrar muito na parte técnica porque computação gráfica é difícil, tipo bem difícil.

    Mas em termos leigos, quando você está saindo de uma resolução com suporte nativo para um que não é suportada, é preciso refazer o alinhamento dos pixels e expandir ou diminuir elementos da UI do sistema para se adequar a resolução. Por exemplo, em 4k, você precisa aumentar o tamanho de texto e objetos para que eles não fiquem minúsculos na tela.

    Então você acaba tendo vários tipos de “ajustes” sendo feitos na imagem. O ajustes nos próprios pixels para que eles evitem que as imagens fiquem pixeladas, ou seja, os pixels que compõem a imagem precisam ter tons e cores que vão mudando gradualmente para dar a sensação de uma “curva” ou “borda suave”, e com isso tu enxerga um círculo ao invés de um monte de quadrados (esse “problema” é conhecido como aliase e afeta todas as imagens que tem composição por pixels, imagens vetoriais não sofrem desse problema).

    Outro ajuste importante é o da Interface de Usuário, que irá redimensionar objetivos, labels (texto) e outros elementos do GUI (Interface Gráfica do Usuário) conforme a disposição dos pixels (resolução), para que os elementos não fiquem minúsculos ou gigantes na tela.

    O tratamento de texturas e modelos 3D em jogos é feito por técnicas de anti-aliase (MSAA, FXAA, TXAA, SSAA, etc) e cada técnica tem suas vantagens, desvantagens e custo computacional (o quão complexo são os cálculos para a placa de vídeo, no termo comum, o quão pesado é). Há outras várias técnicas utilizadas para o tratamento de texturas, sombras, modelos 3D, etc, mas vamos ficar só no anti-aliase para simplificar.

    Então, para fazer o upscale em um monitor que não suporta a resolução, ou upscale de conteúdo, quando o vídeo/jogo não suporta uma resolução maior, diferentes técnicas vão ser realizadas, o inverso também é o mesmo. E ai que entra a complicação, quem vai ficar responsável pelo que.

    Televisões modernas possuem algorítimos para fazer upscale de vídeos e filmes para resoluções maiores. A qualidade da imagem final ficará por conta da qualidade do código e técnicas utilizadas.

    Os S.O. (sistemas operacionais), normalmente ficam responsáveis apenas por reajustar os elementos de sua GUI, e nem sempre fazem um bom trabalho. O Windows tem problemas com resoluções maiores como 4k, alguns elementos não escalam bem e não é incomum ver usuários reclamando de textos “borrados” (blur).

    E em jogos vai depender de como você configura. Jogos normalmente trazem pelo menos uma técnica para filtragem de texturas e uma técnica de anti-aliase entre outras. A qualidade, de novo, vai depender de como as técnicas foram implementadas na Engine Gráfica e no código do jogo (não confundir Engine Gráfica com o Código Fonte do jogo, são coisas diferentes. Considere a Engine Gráfica como uma ferramenta para facilitar seu trabalho, para que você não tenha que “reinventar a roda”). Você também pode optar por utilizar a sua placa de vídeo para realizar a filtragem de texturas e anti-aliase ao invés das técnicas implementadas pelos desenvolvedores do jogo, dá para fazer isso pelas configurações no Painel de Controle da Nvidia ou da AMD; cada caso vai ter um resultado diferente, não existe uma solução universal.

    Então os possíveis problemas com o PS5 talvez estejam na GUI do sistema, com textos não tão legíveis. É como a notícia disse, os textos talvez não tenham tamanhos condizentes o que pode dificultar a leitura, ou talvez o sistema use uma técnica de anti-aliase muita agressiva e deixe a imagem muito “smoothly” (suave, lisa, o que deixa ela com aspecto borrado). Isso pode ser corrigido pela Sony através de updates, então mesmo que o PS5 não suporte a resolução nativa, caso haja muitos problemas eles podem trabalhar no algoritmo de downscale (downscale costuma dar menos problemas que upscale. Upscale você precisa usar IA para compensar a falta de qualidade na imagem para se adequar a nova resolução, então o tratamento na imagem é muito mais complexo).

    Já nos jogos, não deverá ter qualquer tipo de problema, contanto que você mantenha uma distância correta da sua televisão/monitor 4k; existe uma distância ideal para que você não consiga distinguir cada pixel da sua tela, o tamanho da tela e a resolução que você estiver usando interferem nisso, é só colar sua cara no seu monitor e você vai enxergar os pixels.

    Um jeito fácil de brincar com Upscale e Downscale é pegar duas imagens em resoluções diferentes. A imagem com resolução maior, quando você “diminui” o tamanho dela ainda retém as mesmas informações de sua resolução nativa, então ela ainda será legível. Já a imagem com resolução baixa vai ficar horrível quando você aumentar o tamanho dela, toda pixelada, pois ela não tem informações suficientes para a nova resolução, então os pixels vão ficar “maiores” (você vai ter uma coleção maior de pixels com a mesma cor e tonalidade, e ai tudo vira minecraft).

    Eu tentei dar uma boa simplificada, mas tem artigos na internet que explicam melhor e que buscam informações mais detalhadas em livros, documentações e artigos científicos. Então se tu ainda ficou com dúvidas dá uma olhada por lá, é capaz que eu tenha até cometido alguns erros xD, como falei, Computação Gráfica é difícil para caramba; tem umas contas de dar medo.

    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    8 , Novembro , 2020 7:14

    Mais um Ponto pra Microsoft, esse Suporte vai ser bem útil pra quem quer Jogar usando um monitor 1440p.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares