Mais...
    InícioJogosPresidente da Sony: "Estamos a censurar os jogos para proteger as crianças"

    Presidente da Sony: “Estamos a censurar os jogos para proteger as crianças”

    Presidente da Sony Estamos a censurar os jogos para proteger as crianças

    Atualmente a Sony está envolta em alguma polémica devido às restrições que está a obrigar as produtoras de videojogos a implementar. Muitos são os produtores que publicamente contestam “censura” que a Sony lhes impõe e os próprios jogadores parecem estar divididos relativamente a esta politica por parte da Sony.

    Começam assim a surgir jogos para PS4 que não possuem todas as funcionalidades e cenas que estão presentes na versão do jogo para Steam. Ainda recentemente noticiámos que a Sony censurou o jogo Yuragi-sou no Yuuna-san Yukemuri Meikyuu para PS4, inspirado claro na adaptação para série anime de Yuuna and the Haunted Hot Springs (Yuragi-sou no Yuuna-san) e a produção do jogo Senran Kagura 7EVEN vai demorar mais que o previsto devido à censura.

    Atsushi Morita, presidente da Sony Interactive Entertainment Japan, veio publicamente falar sobre as recentes politicas de censura para jogos PlayStation 4 num evento que decorreu no passado dia 1 de dezembro em Tóquio.

    Em relação à regulamentação da representação de conteúdo, é simplesmente uma questão de corresponder aos padrões globais.
    Quanto à liberdade de expressão… temos que pensar sobre o que pode ser desagradável para as crianças e protegê-las dessas coisas, ao mesmo tempo em que pensamos e avaliamos maneiras de encontrar um equilíbrio [para essa expressão].

    Tais afirmações podem desapontar muitos fãs de videojogos, e são facilmente contrariadas quando consideramos que as classificações etárias dos videojogos associadas à supervisão adequada dos pais, são o necessário para que as crianças não consumam material inapropriado para elas.

    Os jogos atingidos pela censura da Sony lidam principalmente com representações sexuais de alguns personagens e geralmente envolvem títulos com uma clara “estética anime”, enquanto outros jogos com violência gratuita e temas maduros recebem uma aprovação muito clara.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    81 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    81 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Nuno Alves
    Nuno Alves
    11 , Julho , 2019 18:31

    Bahhhh…

    Kiba
    Kiba
    11 , Julho , 2019 18:31

    AHHH quando esse veio morrer vai voltar ao normal, esses cara tem conceito muito antigo, SF
    E outra, se tem a merda de “Maiores de 16-18 Anos, pq merda de 1 criança vai jogar?”

    Majestrice
    Majestrice
    11 , Julho , 2019 18:31

    Só vou aguardar pras ver as ações caindo.

    Biscoito xD
    Biscoito xD
    11 , Julho , 2019 18:31

    Criança protegida é comigo na cama porra, libera os jogos e long live the lolis!

    Andre Nery
    Andre Nery
    11 , Julho , 2019 18:31

    Babaquice em Sony!

    Dougfulll
    Dougfulll
    11 , Julho , 2019 18:31

    Por isso que falam: a auto-censura é a pior que tem…
    Quem protege os filhos são os pais e não as empresas kkkkkkk

    Chika
    Chika
    Reply to  Dougfulll
    11 , Julho , 2019 20:20

    Agora pensando não sei se é tão fácil, não dá pra ficar de olho nos filhos o tempo todo e mesmo que fosse o caso… bem crianças hoje em dia são bem espertas, eu sei que eu saberia driblar meus pais as vezes.

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    Ninguém disse que é fácil, a questão é querer apontar a responsabilidade disso para as empresas, ou desenvolvedoras de jogos, por mais que seja difícil, a responsabilidade pelo que seu filho faz, e pelo que ele consome é sua, afinal como as pessoas folgam por ai, ninguém mandou fazer, agora assuma as consequências, o cidadão A deve ficar sem os games dele, pois é difícil para o cidadão B cuidar dos filhos dele? Isso não faz sentido nenhum.

    Quem perde com isso são os adultos, que são a maioria entre os Gamers, e também o publico para qual esses jogos Eroge são destinados afinal. Isso resulta em jogos censurados, ou enfrentando processos, desestimulando a indústria a investir nesse tipo de jogo, e preferir investir em sei lá… um jogo do pateta talvez.

    Eu não estou entre os jogadores de jogos Eroge, mas deve ser frustrante ver uma redução nos estilos dos jogos que o cara gosta por causa que os outros não conseguem criar direito seus filhos, e sempre me preocupo com isso, pois penso que dai é um pulo pra eles voltarem seus olhos para jogos como The Witcher, ou até mesmo GTA.

    Haruboy
    Haruboy
    11 , Julho , 2019 18:31

    Se é para proteger as crianças, porque não censuram os jogos violentos também? E o pior é que isso não é só culpa da Sony. Quem deveria controlar o que os filhos fazem são os pais, e na minha época de criança era assim, porém, os pais de hoje em dia não assumem essa responsabilidade, e aí fazem a maior pressão para as empresas e o governo para que eles removam de circulação tudo o que eles consideram nocivo, prejudicando pessoas que não tem nada a ver com isso.
    Mas acredito que a Sony vai acabar voltando atrás dessa decisão estúpida, pois a Steam enfrentou essa mesma polêmica meses atrás e depois teve que voltar atrás.

    Chika
    Chika
    Reply to  Haruboy
    11 , Julho , 2019 20:20

    Jogar a culpa pra outro e com criança nunca é fácil.

    Lucio
    Lucio
    11 , Julho , 2019 18:31

    Ridículo, acaba totalmente com o sentido de existir jogos para público adulto.
    Se o jogo é pra adultos e é indicado para tal, censurar não passa de fazer merda.
    Mais fácil só fazer jogos pra criança então se não aguenta a pressão.
    Se o jogo tem a indicação pra adultos e criança compra não é jamais culpa da empresa por tal, isso é tão óbvio que nem precisava ser dito, se arranjam um jeito ilegalmente dane-se a maneira de resolver não vai ser ferrando com todo o resto que compra justamente.

    Chika
    Chika
    Reply to  Lucio
    11 , Julho , 2019 20:20

    Pensei em algo esquisito agora, quando sozinha a pessoa pode ser lógica, mas em grupo ela tende a ser levada pela “onda” então uma pessoa não faz besteira em sozinha. Que que cê acha?

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    Cara, que papo de maluco esse seu com o Lucio, esperei ele responder para ver o que ele iria falar, mas acho que vocês não estão falando coisa com com coisa mais, ou minha interpretação de texto já tá bugada mesmo.

    Eu ouvi algo parecido com isso que você falou uma vez em um Nerdcast, infelizmente eu não me lembro qual era o programa pra te falar aqui, mas me me lembro que o André Souza, um psicólogo que participa de alguns Nerdcasts estava de convidado nesse programa, e mencionou algo sobre esse tipo de comportamento, ele citou o caso do goleiro aranha que atuava no santos e foi alvo de racismo por parte da torcida do clube adversário, nesse caso ele diz que provavelmente ocorreu algo como o que você disse, as pessoas possuem uma espécie de consciência coletiva e quando estão e grupo tendem a cometer esse tipo de cagada, pois agir de acordo com o grupo além de reforçar a sua identificação com aquele grupo ainda isenta a pessoa do sentimento de culpa, ela sente como se não fosse culpa dela, e sim culpa do grupo. Agora o que eu não entendi é como que o assunto mudou pra isso.

    Chika
    Chika
    Reply to  Kraid
    12 , Julho , 2019 1:17

    Simples, Lucio mencionou que a empresa não deveria parar de fazer jogos adultos apenas pela pressão de pais que não vêem a classificação e supostamente deveriam ter ciência do material que compram, simplesmente era sem sentido.

    Eu depois mencionei esse fato das massas poderia levar a uma decisão idiota, essa decisão do público de procurar um culpado que pode não ter nada haver.

    Entendeu ou preciso ser mais específico?

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Chika
    12 , Julho , 2019 2:33

    Na verdade mim ainda não entendeu, quer dizer… até entendi, mas o modo como você respondeu a primeira mensagem ficou estranho. Uma pessoa agir em grupo não é o mesmo que agir devido a “convenção social”, então você está falando de uma coisa, quando na verdade queria falar sobre outra. Se você prestar a atenção nos textos vai perceber que parece que você e o Lucio estão falando sobre coisas diferentes, por isso falei que era papo de maluco.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    Sim, eu penso que a massa pode ser manipulável pelos outros.
    Mas isso não é dever de quem faz o material controlar, vc vendendo o material, deixando claro quem pode ou não comprar, o resto não é mais sua responsabilidade, porque se fosse teria empresa nenhuma quase ai.

    Chika
    Chika
    Reply to  Lucio
    12 , Julho , 2019 1:17

    O meu ponto é que quando chega ao que se chama de histeria das massas, não sei se esse é o termo, a lógica meio que voa pela janela.

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Lucio
    11 , Julho , 2019 20:20

    É impressão minha, ou a indústria está tentando boicotar de algum modo esses jogos Eroge? Eu ia comentar que se a Sony quiser censurar basta comprar a versão da Steam, azar é o da Sony, mas eu me lembrei que certo tempo atrás a Steam também estava dando um stresse para empresas que fazem esse tipo de jogos, eles tentaram mascarar a intenção deles falando que estavam atualizando as políticas de jogos com nudez ou coisa do tipo, mas os desenvolvedores apontaram que as novas políticas que a Steam queria implementar apesar de afetar vários jogos da plataforma, só os jogos como visual novels foram intimados pela Steam, jogos com nudez explicita como The Witcher por exemplo, não foram intimados, nem sei como terminou essa história, esta me parecendo uma caça as bruxas isso dai, to achando que ainda vamos ver mais polêmicas envolvendo censura de visual novels nos próximos anos.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Kraid
    11 , Julho , 2019 23:36

    Apesar de não ser só eroges que estão passando por isso, eu não consigo de fato descartar essa possibilidade.

    Chika
    Chika
    Reply to  Kraid
    11 , Julho , 2019 23:36

    Do jeito que você fala, mas tá parecendo que tem alguém querendo de alguma forma prejudicar a concorrência.

    Ronnie Salum
    Ronnie Salum
    11 , Julho , 2019 18:31

    meu senhor, os jogos já são indicados para a faixa etária de 16 a 18 anos, se estas crianças da qual fala estão jogando ae é outra história, já é responsabilidades dos pais, a empresa deve estar em conformidade com base em seu público/consumidor e este já são clientes bem maiores, ok?? ^^

    Chika
    Chika
    Reply to  Ronnie Salum
    11 , Julho , 2019 20:21

    Depende.

    Ronnie Salum
    Ronnie Salum
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    em que ponto? já que os jogos já vem previamente com classificação indicativa, cabendo ae responsabilidade de compra aos responsáveis que consomem tal produto, certo?? ^^

    Chika
    Chika
    Reply to  Ronnie Salum
    12 , Julho , 2019 1:18

    Ainda há alguns jogos livres para todas as idades e outros que são para 16 ou até 14 anos, e se você contar que também tem os mais antigos que por questão dos gráficos pode estar tudo bem… e sem querer ser chato certos jogos não deveriam ser vistos por ninguém mesmo. Depois que indicação é meramente um aconselhamento, portanto se o responsável acreditar que a criança ou adolescente tem maturidade para tal bem… acho que você pegou a ideia.

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Chika
    12 , Julho , 2019 2:33

    “e sem querer ser chato certos jogos não deveriam ser vistos por ninguém mesmo”. https://uploads.disquscdn.com/images/a05c5fc36ba6aeb2472adf6ecf7f5b4feb19461b04646a3f5f062af0e9ad1727.jpg

    Ronnie Salum
    Ronnie Salum
    Reply to  Chika
    12 , Julho , 2019 2:33

    entendi o que quis dizer sim, nem quis me alongar na questão de games antigos (é bem vasto e tem de tudo se parar pra pensar mesmo rsrs) me restringir a esses games atuais mesmo mas precisamente para os maduros (16 a 18) que estão ae para servir de “parâmetro”, acho que a censura em si não funciona se no fim o poder de decisão é do consumidor sabe, e se este tem um ente que é claramente menor, a responsabilidade acaba sendo dele certo!? como consumidor eu compro um produto e pago por ele, na verdade espero que este produto venha completo e sem alterações…
    ps: com certeza tem coisas horrendas que nem deveriam ser vistas rsrs ^^

    Marcelo Kyoya
    Marcelo Kyoya
    11 , Julho , 2019 18:31

    Isso e patético, a partir do momento que censuram esses jogos que são broisticos (os moleques nem ligam pra gráficos, historia, jogabilidade) eles basicamente param de comprar e vão pra sites xxx, em 2018 censurar os joguinhos ecchi e pedir pros moleques migrarem pra sites escusos hahahaha!

    Chika
    Chika
    Reply to  Marcelo Kyoya
    11 , Julho , 2019 20:21

    Pelo menos fazem as escondidadas.

    Pedro
    Pedro
    11 , Julho , 2019 18:31

    O que deveria proteger é de jogos ruins com microtransação, pedir que as desenvolvedoras tira-se essa merda do jogo de azar e foca-se na qualidade dos jogos sem ter que pedir mais nada para tirar dinheiro.

    Ai vai tira o que é legal do jogo mas, não tira a merda das microtransação né!
    Já tó vendo como vai ser o PS5 com essa postura de merda da empresa.

    Chika
    Chika
    Reply to  Pedro
    11 , Julho , 2019 20:20

    Cê já viu alguém desistir de fonte de lucro?

    Pedro
    Pedro
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    Sim, quando declara falência, não consegue mais a confiança do consumidores por ser mesquinha e ter péssimas ideias de market que não agrada ninguém.

    Chika
    Chika
    Reply to  Pedro
    12 , Julho , 2019 1:18

    Dai não é desistir é perder mesmo.

    Asdf
    Asdf
    11 , Julho , 2019 18:31

    Vamos lembrar do que esse senhor disse e ver a postura dele quando as pessoas pararem de comprar os jogos censurados, fazerem criticas em massa e consequentemente fazendo os desenvolvedores deixarem de lançar de vez no PlayStation 4 pra lançar exclusivamente em uma plataforma concorrente. Ai eu quero ver se ele se importa mesmo com as crianças.

    Wellington
    Wellington
    11 , Julho , 2019 18:32

    Alguns jogos simplesmente não são feitos para criança, deixando claro a sua classificação indicativa e seu público alvo, então não há necessidade de censurar nada que não seja realmente necessário, como nudez ou decapitações

    Chika
    Chika
    Reply to  Wellington
    11 , Julho , 2019 20:21

    Fala isso pras trocentas pessoas que acham que video-game é pra qualquer que é mentalmente menor que de 12 anos e sim teve alguém que falou isso na minha cara.

    Chika
    Chika
    11 , Julho , 2019 18:32

    Pior que nesse caso eu até concordo.

    Machado
    Machado
    11 , Julho , 2019 18:32

    Virou Nintendo dos anos 90 mas droga.

    Alberto braz
    Alberto braz
    11 , Julho , 2019 18:32

    Um mortal Kombat é até saudável mas uma indústria em que a maioria são crianças e adolescentes em formação realmente é errado ter muitos jogos 18+

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Alberto braz
    11 , Julho , 2019 20:20

    Essa afirmação até poderia ser verdade quando os videogames surgiram, ou até boa parte dos anos 90, mas a geração que era criança e gostava de videogames cresceu e hoje em dia videogames não é mais coisa de criança, uma pesquisa feita pela ESA apontou que 29% dos gamers possuem menos de 18 anos, 32% possuem entre 18 – 35 anos, e 39% possui 36 anos ou mais, ou seja, 71% das pessoas que jogam jogos regularmente de acordo com essa pesquisa são maiores de 18 anos, a tendência é que cada ano a população de gamers ativos envelheça mais, dizer que games é coisa de criança não passa de um estereotipo já batido.

    E essa não foi a única pesquisa que eu vi, se você procurar por pesquisas de jogadores por idade vai se deparar com varias pesquisas e perceber que geralmente a fatia de jogadores maiores de idade são muito maiores do que os números de crianças e adolescentes.

    Chika
    Chika
    Reply to  Alberto braz
    11 , Julho , 2019 20:21

    Não dá pra discordar, mas eu acho que os únicos jogos que os pais aprovariam, seria os de plataforma, corrida, esporte, simulador, dependendo de qual e talvez RPG, sendo dependeria muito do assunto retratado e pra ser sincero se fossem só esses o mercado ia para o buraco. Não pararia, mas ficaria bem mais desinteressante.

    Alberto braz
    Alberto braz
    11 , Julho , 2019 18:32

    Pessoal vamos olhar para os yazidis esse povo está sofrendo abusos piores do que os judeus no holocausto e as populações comunistas
    Obs:foda-se que eu vou levar bam,espero que uma alma descente tire print do meu comentário e poste denovo

    Chika
    Chika
    Reply to  Alberto braz
    11 , Julho , 2019 20:21

    Como é a história ai?

    Alberto braz
    Alberto braz
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    Yazidis são uma minoria do Iraque de meio milhão de pessoas que estão passando por um inferno

    Chika
    Chika
    Reply to  Alberto braz
    12 , Julho , 2019 1:18

    Meio fora de lugar, mas explica então o seu ponto.

    Alberto braz
    Alberto braz
    Reply to  Chika
    12 , Julho , 2019 2:33

    Se você pudesse alertar o mundo sobre o nazismo mesmo morando em um lugar onde provavelmente ninguém daria antenção,so por isso vc deixaria de alertar sobre os horrores?

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    11 , Julho , 2019 18:32

    “””Em relação à regulamentação da representação de conteúdo, é simplesmente uma questão de corresponder aos padrões globais.””””

    Tá aí a resposta.

    Joe
    Joe
    Reply to  Juan Duarte
    11 , Julho , 2019 20:21

    Essas empresas estão sempre atendendo a interesses globalistas.

    Chika
    Chika
    Reply to  Juan Duarte
    11 , Julho , 2019 20:21

    Eu acho que não tem bem um padrão global

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    No ocidente existe um movimento bastante forte atualmente contra a sexualização feminina, que engloba tanto o continente americano como o europeu,(Você conhece o MeToo certo?) e eles são grandes consumidores de games e ao mesmo tempo existe uma mentalidade que muitos ocidentais possuem que o “ocidente é mais civilizado que o oriente”.

    A própria noticia escrita no tópico nota que a censura está afetando mais a exposição feminina dos jogos japoneses do que a violência explicita nos games em geral.

    E se você pesquisar mais a fundo descobrira que não são apenas games para crianças que estão sofrendo essa censura. (Acho que ninguém se importaria com isso se fosse esse o caso) Mas sim games japoneses classificados em Cero D (17 anos) também estão sofrendo disso no Ps4.

    E não é apenas a Sony, na versão remasterizada de Yakuza que sairá em breve, houveram mudanças para deixar o jogo mais palpável e atualizado com os padrões globais (o produtor disse isso), como removeram o cigarro do protagonista na capa, tiraram uma missão onde o protagonista fugia de um personagem homossexual, alteraram uma imagem que fazia referencia ao simbolo japonês da bandeira do Sol Nascente, entre outro, e o jogo é Cero D (17 anos e maiores)

    Chika
    Chika
    Reply to  Juan Duarte
    12 , Julho , 2019 1:18

    Bom… então é um padrão ocidental, de qualquer forma mais parece que a Sony escolheu um lado… eu acho. De qualquer forma não sou muito fã de jogo que se vende pelo fanservice, nada contra os japas.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Chika
    12 , Julho , 2019 2:33

    É apenas o lado que dá mais dinheiro e possui maior aceitação.

    Hollowfied
    Hollowfied
    11 , Julho , 2019 18:32

    Como se todos os jogadores fossem crianças…

    Alberto braz
    Alberto braz
    Reply to  Hollowfied
    11 , Julho , 2019 18:32

    Todos não mas a maioria sim

    Sr. Lolihaato
    Sr. Lolihaato
    Reply to  Alberto braz
    11 , Julho , 2019 20:21

    São jogos para adultos

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Alberto braz
    11 , Julho , 2019 20:21

    E a censura são em jogos para o público adulto,só esperando a SONY censurar um AAA pra levar um boicote bonito.

    Joe
    Joe
    11 , Julho , 2019 18:32

    Sony: Empresa que trabalha CONTRA o seu consumidor.

    Empresa arrogante, mercenária e retrógrada.

    Quem decide o que é bom para os jogadores e as crianças são eles mesmos ou os pais, não um bando de engravatado idiota visando apenas o seu lucro próprio.

    Hachiman Hikigaya
    Hachiman Hikigaya
    Reply to  Joe
    11 , Julho , 2019 20:21

    Por que a Sony não censura jogos de violência?

    Joe
    Joe
    Reply to  Hachiman Hikigaya
    11 , Julho , 2019 23:36

    Porque a maioria são triple A, deixa eles mexerem com um jogo desse nível pra eles verem…

    Hachiman Hikigaya
    Hachiman Hikigaya
    Reply to  Joe
    12 , Julho , 2019 1:18

    Certamente.

    Kiba
    Kiba
    Reply to  Hachiman Hikigaya
    12 , Julho , 2019 2:33

    Vocês esquecem que jogos tem faixa etária mano, n existe essa de censura algo que ta escrito pra nego de 16-18 anos, por favor, isso é um senso que todo mundo tem que prestar atenção e seguir.

    Chika
    Chika
    Reply to  Hachiman Hikigaya
    11 , Julho , 2019 23:36

    Por que seria um tremendo tiro no pé.

    Chika
    Chika
    Reply to  Joe
    11 , Julho , 2019 20:21

    Cara, não posso discordar de você, mas no lugar deles eu gostaria de evitar problemas jurídicos.

    Joe
    Joe
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    Não entendi o seu ponto, favor explicar.

    Chika
    Chika
    Reply to  Joe
    12 , Julho , 2019 1:18

    É que se um pai ou mãe processasse um empresa de jogos alegando que um jogo de alguma forma prejudicou seu filho, seja o tornando violento ou qualquer coisa eu imagino que não seja dificil pensar de que lado o povão ficaria, esse tipo de situação eu acho que eles gostariam de evitar eu sei que eu gostaria.

    Joe
    Joe
    Reply to  Chika
    12 , Julho , 2019 2:33

    Sim, porém duvido muito que eles estejam com esse pensamento em mente. Estão visando lucro próprio, apenas isso. A muito tempo já venho dizendo que esta é uma empresa mercenária, e graças a Deus existe a Microsoft e a Nintendo, pois senão…

    Shiba
    Shiba
    11 , Julho , 2019 18:32

    Quem tem que proteger as crianças é seus pais. Os pais que decidem o que é bom ou ruim para os seus filhos consumirem.
    Quando é que esse povo vai aprender isso?

    Já existe a classificação indicativa e agora quer que o consumidor pagante engula goela abaixo censura em jogos com essa desculpinha.
    https://uploads.disquscdn.com/images/8da7492e437e9453c924b8e7213e485393404adfdf8eb4acfeb6161ea4564401.gif

    Chika
    Chika
    Reply to  Shiba
    11 , Julho , 2019 20:21

    Que tal no dia de são nunca? Piada, mas também tó falando sério.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Shiba
    11 , Julho , 2019 20:21

    È bem isso mesmo.

    Mas rola tbm a questão de regulamentações que os países impõe aos jogos,sempre rola as velhas polemicas de que os jogos violentos torna as pessoas violentas

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Shiba
    11 , Julho , 2019 20:21

    Nunca pensei que a BPO teria mais consciência que a Sony.

    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 18:32

    Que coisa idiota,jogava muito jogo no fliperama quando crianças que tinha jogos bem violentos e no mudou nada na minha vida.
    Esssas idiotices deveria ter ficado nos anos 90,até parece que as crianças de hoje emd ia acreditam em papai noel e essa bobagens

    Hachiman Hikigaya
    Hachiman Hikigaya
    Reply to  toygame lan
    11 , Julho , 2019 20:21

    Sony uma das muito empresas que divulgaram jogos e produtos eletrônicos, fazendo censura como arma de proteção das crianças, então por que não usa a mesma ferramenta para jogos de violência explicita? Lamentável.

    Chika
    Chika
    Reply to  toygame lan
    11 , Julho , 2019 20:21

    Os gráficos são diferentes dos daquela época e você sabe que todo mundo quer encontrar um culpado.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Chika
    11 , Julho , 2019 23:36

    pow tu então nunca jogou Vendetta dos arcades kkkk
    E sim querem por a culpa em algo coisa e outras coisas

    Chika
    Chika
    Reply to  toygame lan
    12 , Julho , 2019 1:18

    Eu quase nunca joguei de arcade, sempre tinha alguém me irritando nas costas e não parava até eu ceder a vez.

    MrJorge .yugigato
    MrJorge .yugigato
    11 , Julho , 2019 18:32

    depois das vendas começarem a cair vamos ver

    Chika
    Chika
    Reply to  MrJorge .yugigato
    11 , Julho , 2019 20:21

    Verdade, mas não dá pra negar que tem jogo que tenta se vender apenas pelo fanservice.

    MrJorge .yugigato
    MrJorge .yugigato
    11 , Julho , 2019 18:32

    por mim ta tudo bem, é so nao comprar, facil

    Narc
    Narc
    Reply to  MrJorge .yugigato
    11 , Julho , 2019 20:21

    Exato pare de esperar que empresas privadas garantam seus direitos(como a liberdade de expressão) elas existem para o lucro

    Mario
    Mario
    11 , Julho , 2019 18:32

    Que ridículo por parte da Sony

    Vitor Fernandes
    Vitor Fernandes
    26 , Agosto , 2019 7:37

    Eu quero ver no lançamento do Cyberpunk 2077 que é cheio de nudes, se continuar essas censuras eu não vou pensar duas vezes eu vou migrar pro Xbox One X.

    Daniel Hernandez
    Daniel Hernandez
    27 , Setembro , 2020 21:03

    Viado dando o cú no TLOU2 pode né, conteúdo LGBT não censuram.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares