Mais...
    InícioMangaAs diferenças entre Mangá, Manhwa e Manhua

    As diferenças entre Mangá, Manhwa e Manhua

    Capa volume 3 de Solo Leveling pela Editorial Presença

    O Mangá está cada vez mais popular em todo o mundo e acabou por abrir as portas ao Manhwa e Manhua que estão em rápido crescimento. Os três termos parecem similares e artisticamente partilham muitas semelhanças, o que pode resultar na categorização acidental destes comics como todos de origem japonesa, mas tal não é o caso.

    Para além do Mangá, começaram a surgir agora animes baseados em Manhwa e Manhua, e existem várias diferenças subtis, mas importantes, entre os três.

    Coincidindo com a crescente popularidade internacional do K-pop e K-dramas, sem mencionar os Webtoons sul-coreanos, a mídia do Leste Asiático como um todo conquistou um público muito maior, especialmente quando se trata de comics, que começam até a ter o seu próprio espaço na livrarias e lojas generalistas. Agora, com Manhwa e Manhua a serem também transformados em anime, surge alguma confusão sobre qual é qual e de que país esses comics vêm.

    A palavra “mangá” vem da palavra japonesa 漫画, e o mesmo termo é a raiz da palavra coreana para comcis, manhwa, e da palavra chinesa manhua. Temos assim:

    • Mangá – Japão
    • Manhwa – Coreia do Sul
    • Manhua – China

    Os criadores destes comics do Leste Asiático também têm títulos específicos: uma pessoa que faz mangá é um “mangaká”, uma pessoa que cria manhwa é um “manhwaga” e uma pessoa que faz manhua é um “manhuajia”. Juntamente com a etimologia, cada país também influenciou historicamente os comics uns dos outros.

    As origens do mangá podem ser datas até ao Século XII e embora a sua origem possa suscitar algum debate, a sua explosão em popularidade a criatividade artística aconteceu no período pós-guerra, envolvendo artistas de mangá como Osamu Tezuka (Astro Boy) e Machiko Hasegawa (Sazae-san).

    Os Manhwa têm a sua própria história de desenvolvimento, embora ainda esteja ligada à do mangá. Durante a ocupação japonesa da Coreia (1910-1945), os soldados japoneses trouxeram a sua cultura e língua para a sociedade coreana, incluindo a importação de mangá. Da década de 1930 à década de 1950, o manhwa foi usado como propaganda para esforços de guerra e para impor uma ideologia política. O Manhwa tornou-se popular na década de 1950, mas depois sofreu um declínio em meados da década de 1960 devido às rígidas leis de censura. No entanto, o manhwa tornou-se popular novamente quando surgiram na Coreia do Sul sites que publicam manhwa digital conhecidos como webtoons, como o Daum Webtoon, em 2003, e o Naver Webtoon, em 2004. Então, em 2014, o Naver Webtoon foi lançado globalmente como LINE Webtoon.

    Quando se trata de manhua vs. manhwa, a principal diferença é que o primeiro é originário da China. Diz-se que Manhua começou no início do século XX, com a introdução do processo de impressão litográfica. Alguns manhua tinham motivação política, com histórias sobre a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a ocupação japonesa de Hong Kong. No entanto, após a Revolução Chinesa em 1949, existiam leis de censura rigorosas, o que fez com que o manhua tivesse dificuldades para ser publicado legalmente no ocidente. Por isso, muitos dos títulos mais proeminentes do meio nunca foram lançados fora da China. No entanto, manhuajia começaram a publicar o seu trabalho por conta própria nas redes sociais e plataformas de webcomics como QQ Comic e Vcomic.

    O mangá é lido da direita para a esquerda enquanto que o manhwa tem um sentido de leitura da esquerda para a diretira.

    Quanto à publicação digital, o layout vertical e a rolagem infinita em manhwa e manhua são usados para representar estrategicamente o movimento descendente de objetos ou a passagem do tempo. Isso permitiu que o manhwa, em particular, criasse uma estética única em comparação com comics de outras fontes.

    SourceCBR
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Kuya
    Kuya
    22 , Abril , 2024 4:25

    E insano o fato Manhwa/Manhua existirem em formato preto e branco a muito tempo e pouca gente saber por causa de diferenças culturais tipo 1995 e 2002 ja tinham autores de Manhwa começando suas carreiras e Manhua e mais antigo ainda ainda bem que estamos na epoca da informação a um digito agora quem vai explicar as diferenças entre as obras hentai de cada um ksksksksk.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares