Numa entrevista à japonesa Fabri, Hiromu Arakawa, autora e ilustradora do mangá Fullmetal Alchemist, confessou que nunca acreditou que a sua obra passasse do segundo volume.
Arakawa, que cresceu num ambiente rural dentro de uma família de agricultores, partilhou na entrevista como o seu primeiro interesse por mangá e ilustração começou desde cedo. À medida que a conversa se aprofunda na sua carreira profissional, a autora revela uma verdade surpreendente: não tinha confiança de que Fullmetal Alchemist sobrevivesse para além dos seus dois primeiros volumes. Na altura do seu lançamento, a revista Monthly Shonen Gangan cancelava frequentemente uma série se as suas vendas fossem baixas após a publicação de dois volumes.
Hiromu Arakawa comentou:
O primeiro capítulo foi publicado a cores, mas depois disso não recebi mais páginas a cores. Pensei: ‘Ah, então ele não é popular’ e fiquei aliviada (risos). Na Monthly Shonen Gangan, cancelam a série ao fim de dois volumes se não tiver sucesso, por isso considerei também essa possibilidade. Pensei que se não funcionasse, simplesmente diria ‘próximo, próximo, próximo’.
Por isso, quando ouvi o número de cópias do primeiro volume, pensei: ‘Definitivamente não vai vender’. Falei com o meu editor e disse: ‘Se não vender, vamos fazer uma digressão pelo norte juntos para promove-lo’ (risos).
No entanto, o destino tinha outros planos para Fullmetal Alchemist. A obra tornou-se uma das franquias de maior sucesso da Square Enix, vendendo mais de 80 milhões de volumes em todo o mundo a 6 de julho de 2021. O mangá durou nove anos, de 12 de julho de 2001 a 11 de junho de 2010, e culminou num total de 27 volumes.
Fullmetal Alchemist é um mangá criado por Hiromu Arakawa que recebeu duas adaptações para série anime, a primeira Fullmetal Alchemist em 2003 com 51 episódios e mais tarde uma mais fiel chamada Fullmetal Alchemist: Brotherhood em 2009 com 64 episódios.
Além disso foram lançados dois filmes anime e um live-action em 2005, 2011 e 2017.
Fullmetal Alchemist – Edição Especial de Aniversário de 20 anos | Análise
Sinopse de Fullmetal Alchemist
Edward Elric, um jovem alquimista brilhante, perdeu muito aos seus doze anos de vida: quando ele e o seu irmão Alphonse tentaram reviver a sua mãe através do ato proibido de transmutação humana, Edward perdeu o seu irmão, bem como dois membros do seu corpo. No entanto, ele conseguiu salvar a alma do seu irmão ao embuti-la numa armadura. Um ano depois, Edward tornou-se um alquimista do estado e embarcou numa jornada na companhia do seu irmão mais novo para obter uma Pedra Filosofal que, dizem, expande a habilidade de um alquimista e abre a possibilidade de recuperar o corpo do seu irmão e os seus membros perdidos.