Conheça o jogador que inspirou a criação de Captain Tsubasa

O anime/manga Captain Tsubasa é bastante conhecido por muitos no Brasil e em Portugal, mas a historia criada por Yoichi Takahashi foi inspirada a partir de uma pessoa real e que passou por algumas situações parecidas ao do protagonista Oliver Tsubasa.

No ano de 1975 um jovem chamado Musashi Mizushima, na época com 11 anos, chega ao Brasil vindo diretamente do Japão na tentativa de realizar seu sonho de se tornar um jogador de futebol profissional. Logo o jovem Musashi se matriculou na escolinha de futebol do São Paulo, por onde passou por todo o processo até se tornar oficialmente um jogador profissional, mesmo não atuando em nenhum jogo oficial com a camisa do tricolor paulista.

No ano de 1985 Musashi deixa o São Paulo, mas ainda assim ele chega a atuar em outros clubes do Brasil, como o São Bento, Portuguesa e Santos, até o seu retorno para o Japão em 1992. De volta a sua terra natal Musashi ainda atuou com o futebol mas se tornando um dos fundadores da J League (a liga de futebol profissional no Japão) e ajudando a popularizar ainda mais o esporte por lá.

Claramente antes de seu retorno ao Japão sua historia de vida já era inspiração para muitos e foi isso que serviu de base para Yoichi Takahashi realizar a criação do personagem Oliver Tsubasa e do grande manga Captain Tsubasa, que teve seu manga lançado em 1981 na revista Shonen Jump e sua primeira versão em anime exibida no Japão a partir de 1983.

O tempo passou, mas Musashi, agora com 55 anos, ainda trabalha com futebol atualmente junto da Federação Japonesa como um intercambista em seleções de outros países. O ex-jogador esta no Brasil como um tipo de auxiliar da seleção sub-17 do Tajiquistão, que participou recentemente de uma partida amistosa contra o time Audax Osasco em preparação para o mundial sub-17 que será realizado no Brasil a partir do dia 26 de outubro.

Musashi Mizushima na partida entre a seleção sub-17 do Tajiquistão contra o Audax Osasco.