Criador da Attack on Titan responde às críticas ao final da história

Attack on Titan volume 34 complete cover

Numa recente entrevista , o criador de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), falou sobre o fim da história.

Isayama tinha planeado para a última página desenhar Eren, Mikasa e Armin a correr em direção à árvore na colina. Mas ele sentiu que não saiu muito bem. Então, após uma reunião com o editor e os seus assistentes, ele decidiu mudar a cena. Por fim, o resultado é a capa do volume 34 que podem ver em cima.

A Bessatsu Shônen só lhe permitiu um máximo de 51 páginas para o capítulo final. Então ele pretende adicionar até 8 páginas a mais no último volume para desenhar o que não conseguiu para a revista.

Isayama leu as reações dos fãs ao capítulo final e acredita que a maneira como ele desenhou o capítulo pode ser confundida com Armin aprovando o massacre, quando ele não o faz. Ele sente que a forma como o desenhou foi um tanto imatura.

O Armin não aprovou as ações de Eren, mas ele beneficiou do massacre independentemente das suas intenções. E já que Eren nunca poderia ser compreendido por ninguém, ele disse-lhe “Obrigado por ser um assassino em massa por nossa causa” como uma forma de chegar o mais perto dele possível.

Isayama percebeu que o clímax era um tema muito difícil para ele desenhar. Por isso, ele arrependeu-se de não poder expressá-lo adequadamente no mangá. Ele pensou que iria agradar a todos com o capítulo final. Por isso, ele lamenta aqueles que dececionou, mas agradece pelo apoio.

O evento mais memorável para ele durante estes 11 anos e meio de trabalho foi conhecer de perto os seus assistentes. Eles eram todos jovens quando começaram e agora são casados e têm uma família. Além disso, o lançamento do anime foi uma experiência nova para ele, pois sentiu que o seu trabalho ganhava vida.

A cena favorita de Isayama é quando o Titã Mandíbula arranha o Titã de Ataque no capítulo 104. A partir daquele momento, ele sentiu que não poderia desenhar uma cena melhor do que aquela.

O capítulo favorito de Isayama é o capítulo 71, porque ele tirou mais proveito dele do que era capaz na época. Depois, o capítulo 69, porque ele sentiu que havia amadurecido como um mangaká. E finalmente o capítulo 91, porque foi o mais divertido de desenhar.

O trabalho em Attack on Titan foi 1/3 parte da sua vida. Foi uma época dolorosa e até hoje ele ainda a sente irreal. E mesmo que os seus leitores o mimassem, ele sempre levava em conta as críticas ao desenhar a história.

Através do seu trabalho, ele conectou-se com mais pessoas do que imaginou e ficou muito feliz em compartilhar a sua experiência com os leitores. Agora que a série acabou, ele está livre e gosta de andar por aí com uma xícara de saquê na mão, pois acredita que isso é liberdade.

Subscreve
Notify of
guest
21 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
CF
CF
11 , Maio , 2021 2:19

Olha, este cara escreve muito bem suas histórias 😂

- Lopes -
- Lopes -
11 , Maio , 2021 1:13

Ainda bem que eu não estava colocando muita expectativa nesse final se não teria me decepcionado, mais agora que ja sei qual é o final nem vou perder meu tempo vendo a parte dois da ultima temporada do anime no ano que vem.

Leonardo Araujo
Leonardo Araujo
11 , Maio , 2021 0:25

Esperava mais desse final… Não foi um desastre, mas deixou bastante a desejar

ayala.leite
ayala.leite
11 , Maio , 2021 0:17

Se o problema fosse só o último capítulo séria até bom, ele tem q refletir é sobre tudo q ele escreveu depois da fatídica descida de escadas até aquele porão.

Cesar
Cesar
Reply to  ayala.leite
12 , Maio , 2021 9:25

LOL. Depois do porão SNK saiu de um shonnen genérico e passou a ser uma obra que se assemelha DEMAIS a nossa realidade. Deixou de ser fantasia e passou a ser também drama, o que ele fez muito bem, por sinal. Deixou de ser uma obra comum pra ser (na minha opinião) o shonnen mais importante da década. Fico confuso quando a galera fala que so gostava da primeira parte… acho que a obra amadureceu demais!

ayala.leite
ayala.leite
Reply to  Cesar
14 , Maio , 2021 14:04

Já eu acho que a mudança de tom foi um tiro no pé, desde o arco político que eu sentia a carência do Isayama em escrever drama político, pra mim o que segurava a qualidade de Shingeki era o mistério e ele soube segurar isso e instigar muito bem, isso era o foda e quando ele revelou perdeu a graça tipo um truque de mágica que quando revelado você pensa “ah, é só isso”. E com sinceridade semelhança com a realidade não é sinônimo de qualidade, pra mim Shingeki precisava de um final pessimista, sem esperança ou perspectivas de futuro, sem nunca revelar verdade alguma como no final de um filme de terror onde todo mundo morre.

Cesar
Cesar
Reply to  ayala.leite
14 , Maio , 2021 21:29

Então, acho que vai de cada um mesmo. O Plottwist do porão foi um dos mais magníficos que eu ja vi na vida, e saber que o maior monstro da obra sempre foram os humanos foi gratificante. Funcionou bem demais comigo. E o drama posterior eu acho espetacular! Semelhança com a realidade por si só pode não significar qualidade, de fato, mas em SNK, ao meu ver, significou um salto de qualidade absurdo. Principalmente pq a obra deixou de ser maniqueísta, sabe? Quantas obras shonnens fazem isso? Hunter x Hunter fez isso no arco de Chimera ants e também é louvado, e pra ser sincero, gosto bem mais do que o Isayama fez. Olhar pra personagens tão bons como Reinner e Gabi resume bem isso.

Sobre o final, eu ainda não vi, hehehe. Tomei spoilers, mas em geral vou esperar o anime pra saber tudo direitinho.

Bielzin16
Bielzin16
Reply to  ayala.leite
22 , Maio , 2021 3:57

Cara, tu queria um final onde morreria todo mundo e só sobrasse Mikasa e Armin tipo Eva e Adão e os dois se matassem ao msm tempo olhando um pro outro ?

ayala.leite
ayala.leite
Reply to  Bielzin16
22 , Maio , 2021 4:14

Não cara, eu tinha pensado em algo pessimista e não brega, a ideia era mais pra morte dos personagens da série e não de toda a raça humana. Tipo “a missão de recuperar shiganshina falhou, e não houve sobreviventes, fim”. Isso sim tem cara de shingeki.

Over persephine
Over persephine
10 , Maio , 2021 23:35

Eu realmente n espero muita coisa de finais de manga…. o final eu achei super okay so de não ter o final padrão de casamento+filhos+sonho realizado, pra mim ja é uma vitoria.

Karine Silva
Karine Silva
Reply to  Over persephine
13 , Maio , 2021 1:51

Grande exemplo Disso é the promised neverland um mangá com começo bom e final horrivel e flopado

Over persephine
Over persephine
Reply to  Karine Silva
13 , Maio , 2021 2:43

Nem me lembre…….

Bielzin16
Bielzin16
Reply to  Karine Silva
22 , Maio , 2021 3:54

Tinha pesadelos com aquele final, obrigado por me lembrar, vai voltar as séries de terror noturno, pesadelos e pânicos. Que vc receba em dobro td oq vc irá me causar.

Katsuki Sennin
Katsuki Sennin
10 , Maio , 2021 23:30

bom, se ele não se conseguio expressar em condições na versão da revista, pode ser que ele mude alguns dialogos do Armin na versão do volume final para ficar mais coerente com o que ele disse nesta resposta ás criticas. Em relação ás paginas extras ele deve adicionar o parasita e pouco mais.

Erabareshi Onna
Erabareshi Onna
11 , Maio , 2021 15:18

devia fazer q nem o autor de bleach e lançar novels pra consertar um pouco a história, SNK é uma das obras mais importantes da indústria seria realmente uma pena deixar tendo um desfecho desses

Anduin Lothar
Anduin Lothar
11 , Maio , 2021 14:49

o final foi um lixo

Kaio Fernando
Kaio Fernando
11 , Maio , 2021 9:03

Horrível.

Thiê † Sr Trevoso ☠ 🐲🔱
11 , Maio , 2021 11:37

Tomara que consiga fazer algum milagre com essas paginas pra salvar o final, tenho lá minhas duvidas quanto a isso

Cesar
Cesar
12 , Maio , 2021 9:39

Que coisa absurda! A revista limitar o numero de paginas do capitulo final de uma das series mais importantes da década é um total absurdo! Os caras deveriam ter chegado no Isayama e perguntado “Quer quantas paginas pro final? Quer quantas coloridas?”.

Ainda estou a espera do anime, mas essa fala do Armim realmente era uma tarefa dificílima de ser feita. Armim nunca aprovaria o genocídio! Ele é o personagem mais sensivel da obra, e ali estava seu amigo também. É quase como um padre dando a ultima bênção a um condenado, falando da boca pra fora palavras que nem ele acredita. Mas em geral o Isayam vacilou nos diálogos do final. Ainda assim o acho um dos maiores talentos da ultima decada. Escrever uma historia complexa, cheia de plottwists, não maniqueísta, com tanto controle dela, e tê-la começado tão novo mostra o potencial dele. Se tivesse uma arte em outro nivel seria endeusado, mas em termos de historia, é um dos melhores.

Fucking Death
Fucking Death
Reply to  Cesar
12 , Maio , 2021 20:46

“A revista limitar o numero de paginas do capitulo final de uma das series mais importantes da década é um total absurdo!”

Pelo os leaks q vazaram das novas página, o editor salvou esse cap. 139 kkkkkk

Karine Silva
Karine Silva
13 , Maio , 2021 1:49

Vou sentir saudades de shingeki no kyojin apesar do final não ter me agradado tanto em fim só resta saudades 😢