Criador da Attack on Titan responde às críticas ao final da história

Attack on Titan volume 34 complete cover

Numa recente entrevista , o criador de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), falou sobre o fim da história.

Isayama tinha planeado para a última página desenhar Eren, Mikasa e Armin a correr em direção à árvore na colina. Mas ele sentiu que não saiu muito bem. Então, após uma reunião com o editor e os seus assistentes, ele decidiu mudar a cena. Por fim, o resultado é a capa do volume 34 que podem ver em cima.

A Bessatsu Shônen só lhe permitiu um máximo de 51 páginas para o capítulo final. Então ele pretende adicionar até 8 páginas a mais no último volume para desenhar o que não conseguiu para a revista.

Isayama leu as reações dos fãs ao capítulo final e acredita que a maneira como ele desenhou o capítulo pode ser confundida com Armin aprovando o massacre, quando ele não o faz. Ele sente que a forma como o desenhou foi um tanto imatura.

O Armin não aprovou as ações de Eren, mas ele beneficiou do massacre independentemente das suas intenções. E já que Eren nunca poderia ser compreendido por ninguém, ele disse-lhe “Obrigado por ser um assassino em massa por nossa causa” como uma forma de chegar o mais perto dele possível.

Isayama percebeu que o clímax era um tema muito difícil para ele desenhar. Por isso, ele arrependeu-se de não poder expressá-lo adequadamente no mangá. Ele pensou que iria agradar a todos com o capítulo final. Por isso, ele lamenta aqueles que dececionou, mas agradece pelo apoio.

O evento mais memorável para ele durante estes 11 anos e meio de trabalho foi conhecer de perto os seus assistentes. Eles eram todos jovens quando começaram e agora são casados e têm uma família. Além disso, o lançamento do anime foi uma experiência nova para ele, pois sentiu que o seu trabalho ganhava vida.

A cena favorita de Isayama é quando o Titã Mandíbula arranha o Titã de Ataque no capítulo 104. A partir daquele momento, ele sentiu que não poderia desenhar uma cena melhor do que aquela.

O capítulo favorito de Isayama é o capítulo 71, porque ele tirou mais proveito dele do que era capaz na época. Depois, o capítulo 69, porque ele sentiu que havia amadurecido como um mangaká. E finalmente o capítulo 91, porque foi o mais divertido de desenhar.

O trabalho em Attack on Titan foi 1/3 parte da sua vida. Foi uma época dolorosa e até hoje ele ainda a sente irreal. E mesmo que os seus leitores o mimassem, ele sempre levava em conta as críticas ao desenhar a história.

Através do seu trabalho, ele conectou-se com mais pessoas do que imaginou e ficou muito feliz em compartilhar a sua experiência com os leitores. Agora que a série acabou, ele está livre e gosta de andar por aí com uma xícara de saquê na mão, pois acredita que isso é liberdade.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.