Mais...
    InícioMangaCriador de Love Hina avisa sobre a pressão internacional para censurar mangá

    Criador de Love Hina avisa sobre a pressão internacional para censurar mangá

    A maior ameaça à liberdade criativa de expressão não vem do Japão

    Love Hina op screenshot

    Numa recente entrevista Ken Akamatsu, o autor de Love Hina e Negima! Magister Negi Magi, que foi recém-eleito deputado japonês, afirmou que a maior ameaça à liberdade criativa de expressão não vem do Japão, mas da pressão internacional que tem censurado os mangás.

    Proteger a liberdade de expressão também fez parte do seu compromisso de campanha ao concorrer ao seu cargo.

    Akamatsu: Certo. A partir de incidentes como o do ano passado, em que uma entidade internacional de mulheres se queixou de um anúncio no Nikkei, podemos dizer que estamos numa época em que a pressão sobre as restrições à liberdade de expressão também vêm do exterior, por isso temos de tomar medidas para lidar com com esta ameaça.

    Atualmente, existe apenas uma possibilidade muito baixa de que seja aprovada legislação nacional que restrinja a expressão. No entanto, se forem aprovados acordos internacionais nesse sentido, a legislação nacional terá de ser alterada para se adequar ao acordo, pelo que temos de evitar que este cenário aconteça.

    Ken Akamatsu também falou sobre a utilização de inteligência artificial.

    Nos últimos anos, as ilustrações usando arte de IA tiveram um aumento enorme. Haverá algum problema com liberdade de expressão ou direitos autorais?

    Akamatsu: Em relação à arte da IA, atualmente o que está a ser discutido é a “transparência do conjunto de aprendizagem de dados”. Para criar arte baseada na IA, é necessário aprender com milhares de milhões de obras de arte existentes, e tem havido críticas de que os detentores de direitos de autor não deram permissão em muitos casos, tornando-a ilegal.

    No entanto, fazer com que a IA aprenda ilustração não é ilegal – o termo “aprendizagem ilegal” está errado desde o início.

    Para mim, ter lucro com o uso comercial de ilustrações de IA e ser dado aos criadores usados como parte do conjunto de dados é o resultado favorável.

    Considerando quantos bilhões de ilustrações são usadas, dividir facilmente os lucros é impossível, então a criação de algum tipo de instituição de gestão como o JASRAC para a música, ou algum tipo de fundo para trazer o lucro de volta para a indústria é um método mais realista.

    Ou, a venda de IA de geração de imagens que tenha concluído o treino também pode ser considerada […] Dessa forma, a IA que não seja a versão vendida oficialmente pode ser tratada como ‘versões piratas’, devolvendo algum controle. Dessa forma, os criadores usados ​​como conjunto de dados também podem recuperar o lucro diretamente.

    Existem algumas pessoas que podem dizer que “a IA chegou ao ponto em que consegue desenhar ilustrações melhores do que eu”, mas olhe para o mundo do xadrez. A IA tem sido mais forte no xadrez do que os humanos há algum tempo, mas muitas pessoas ainda gostam dele.

    Para o mundo dos comics, espero que as pessoas possam lembrar-se da alegria do próprio ato de desenhar.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    3 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    3 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    LikouD
    Likou
    17 , Outubro , 2023 21:33

    Americanos lixos tentando mandar no mundo achando que só os valores deles valem. Nenhuma novidade aí. Força, Japão, resista.

    JBD
    JB
    17 , Outubro , 2023 22:39

    espero que não cedam a pressao das empresas woke e esg, que dão creditos mas voce se vende e sua obra vira progressista e sem alma.

    LeoTR Rocha
    LeoTR Rocha
    18 , Outubro , 2023 17:47

    Não devem ceder a nenhum tipo de tentativa de censura, pois esse é o primeiro passo para um regime autoritário!

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares