Mais...
    InícioMangaPolítico japonês sugere que proteção de IA está a chegar aos artistas...

    Político japonês sugere que proteção de IA está a chegar aos artistas de mangá

    loundraw anuncia Summer Ghost

    Cada vez mais ouvimos falar de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA), desde animação a legendas passando pelos videojogos, com 94% dos criadores japoneses preocupados com esta nova tecnologia e o governo japonês estará a prepara-se para defender os artistas mangá da IA, a julgar pelas palavras de Ken Akamatsu, o autor de Love Hina e Negima! Magister Negi Magi, que foi recém-eleito deputado japonês.

    Akamatsu escreveu:

    Recebemos muitas perguntas sobre o LoRA e Kishin Higuchi. O que é único nesta situação é que o canal de distribuição Civitai diz: “Todas as imagens usadas para aprendizagem foram criadas por mim e nenhum trabalho protegido por direitos autorais de um ilustrador foi usado”. No entanto, mesmo que o trabalho do próprio ilustrador não seja usado para aprendizagem de IA, ele pode ser protegido por direitos autorais se o ato de criar e usar o produto satisfizer a “semelhança e dependência” com os trabalhos protegidos por direitos autorais existentes”.

    Além dos utilizadores, existe a possibilidade de o produtor (ou seja, a pessoa que criou o LoRA) se tornar um infrator. A propósito, o governo está a considerar a violação de permissões não relacionadas a direitos autorais, como direitos de publicidade, no que diz respeito à IA generativa.

    Agora, para os curiosos sobre a menção de Akamatsu a Higuchi, ele fala sobre o criador de Ekijin no Karute. O artista ganhou atenção no Japão recentemente ao saber que uma ferramenta de IA tinha sido desenvolvida para imitar o seu estilo artístico. A descoberta deixou Higuchi deprimido e forçou-o a rejeitar todas as fan-arts da sua série. Ele também procurou publicamente grandes criadores de mangá, como George Morikawa (Hajime no Ippo), para obter orientação. E agora, a situação do artista chamou a atenção de Akamatsu.

    94% dos criadores japoneses estão preocupados com a IA

    Como podem imaginar, a IA generativa pode ter grandes utilidades, mas o seu lugar nas artes é controverso. Para criadores como Higuchi, os seus pequenos seguidores podem ser atropelados pela IA, enquanto artistas consagrados podem resistir melhor ao ataque. Mas dado o quão selvagem se tornou o uso da IA, os legisladores no Japão poderão publicar diretrizes legais para o seu uso em breve.

    SourceComicbook
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares