Uma organização de pais na Rússia escreveu uma carta aberta ao presidente Putin a pedir para que o manga Death Note seja banido naquele pais pois tem uma influência prejudicial junto das crianças. A carta pede também uma regulação de todos os mangas bem como das adaptações para série e filme de Death Note.
Tudo começou quando os média russos noticiaram a 20 de Fevereiro o suicídio de uma jovem de 15 anos que se atirou do 13º andar de um prédio. A polícia encontrou no quarto dela uma nota que dizia “Não consigo viver mais” e 4 volumes do manga Death Note. Na altura a polícia revelou que estava a investigar se existia alguma relação entre o suicídio e o manga.
Segundo a UNICEF a Rússia tem a terceira maior taxa de suicídios de jovens, 22 em cada 100000 jovens comete suicídio apenas sendo ultrapassados pela Bielorrússia e Cazaquistão
A Rússia já tem um certo historial em associar crimes a mangas e animes, no final do ano passado um adolescente Russo de 14 anos cometeu suicídio após ver uma personagem da série anime Naruto Shippuuden morrer, um artigo que publicamos gerou ainda mais polémica quando Olga Mahovskaya, uma especialista em psicologia afirma que “o anime por si só não causa suicídios” mas que contribui para a decisão dos jovens em terminar a sua vida pois “romantiza a morte“, podem ler o artigo aqui. Foram também alvo de protesto naquele pais Great Teacher Onizuka que foi investigado pelo governo e a Igreja protestante quis banir Ikki Tousen na Russia.
Esta não é a primeira vez que Death Note é alvo deste tipo de especulações, em 2007 Beijing baniu todas as historias de horror baseadas no popular manga, no mesmo ano Death Note foi ligado a uma crime violento na Bélgica envolvendo um esquartejamento, no entanto o caso ficou por resolver. Na América um jovem foi suspenso da escola por ter escrito num livro intitulado Death Note o nome de alguns dos seus colegas de turma, mais tarde suspensões similares foram aplicadas noutras escolas.
Eu assisti Death note e a minha opinião sobre a justiça mudou,mas não acho necessidade de cancelar um anime.
Um grupo de pais V.s 1 milhão ou mais de pessoas que gostam de Death Note.
Isso que é foda. Os cara pega casos isolados de pessoas que claramente tem problema e querem generalizar e transformar o mangá/anime no vilão, dizendo que é influencia negativa e talz. É uma hipocrisia do car*lho, aprende a educar o filho ao inves de culpar outras coisas por isso.
Na Russia , os mangás leem você !
É cada uma que aparece…
Por culpa no manga é facil, mas tentar descobrir se o garoto tem algum disturbio ou algo do tipo eles nao querem ne…
Verdade, é mais fácil culpar alguém do que assumir a culpa.
ridiculo ‘-‘
culpar o mangá agora D: não não..
Muito engraçada esta sociedade! Os pais nao dao atençao nenhuma aos filhos e depois quando acontece algo deste tipo tentam desesperadamente culpar alguem ou algo, quando na realidade eles é que tem a culpa por nao darem atençao aos filhos, porque se dessem atençao aos filhos percebiam que algo de errado se estava a passar!
jogar a culpa nos outros o povo ama isso….
Falso moralismo é uma coisa muito triste mesmo.
Tanta coisa pra se preocupar nessa situação, como por exemplo a educação dada a essa adolescente etc. e vão colocar a culpa no mangá? Hipocresia barata.
Quer dizer que toda pessoa que cometer suicídio e tiver um mangá com mortes, se matou por causa dele?
O mundo desenvolve e retrocede ao mesmo tempo, é triste mas é assim.
Pois é, se o cara morre ou mata alguém, passa em algum noticiário ou rádio e no dia seguinte ninguém mais lembra, mas se o cara q matou ou morreu gosta ou tem alguma relação com animes e afins, já condenam os animes…
Falso moralismo é mais triste que o acontecido.
Fora o preconceito né. Tem anime/mangá no meio pronto a culpa é deles.
ah vtnc esses cara velho, de educaçao e inteligencia pro seu filho ao inves de pedir cancelamento de um entreterimento feito para todos.
Pra mim são os pais que devem cuidar dos filhos,porque,para mim,não é culpa do criador do mangá,é culpa dos pais que deixam o indivíduo assistir. Se não quer que o filho assista,simplesmente não autorize,simples assim. Difícil?