Anime provoca suicídios na Rússia!?

23

O The Voice of Russia colocou online um artigo que tem provocado alguma agitação na comunidade Otaku, nele discutem a ligação entre anime e a onda de suicídios de jovens naquele país.

Dez dia antes da publicação daquele artigo seis estudantes cometeram suicídio e o artigo vem agora afirmar que todos eram bons alunos provenientes de boas famílias e com um forte interesse em anime.

No artigo, Olga Mahovskaya uma especialista em psicologia afirma que “o anime por si só não causa suicídios” mas que contribui para a decisão dos jovens em terminar a sua vida pois “romantiza a morte“. Ela chega mesmo a afirmar que “o anime apaga a fronteira entre a realidade e a cultura virtual. Os suicídios de adolescentes têm todos uma coisa em comum: eles não se apercebem que é o fim absoluto e que não existe nada depois. Eles não compreendem o quão irreversível a morte é. Nas suas mentes é apenas uma transição para outro mundo.”

Claro que a reação dos fãs de anime não demorou e tanto o The Voice of Russia como a psicóloga estão a ser fortemente criticados.

E vocês o que acham?