Look Back é o mangá de 2021 pelo Kono Manga ga Sugoi!

Através de uma leak vinda da chinesa Weibo já sabemos quais são os mangás vencedores da edição deste ano do conceituado guia (This Manga Is Amazing!).

O guia em questão inclui o TOP, resumos e artigos de opinião sobre os mangás listados, e o ranking é formado tendo por base pesquisas massivas junto dos fãs e personalidades da indústria.

TOP mangá de 2021 pelo Kono Manga ga Sugoi!

10Darwin Jihen (Darwin’s Incident) por Shun Umezawa

A organização terrorista conhecida como Aliança para a Libertação dos Animais (ALA) atacou um instituto de pesquisa biológica e resgatou uma chimpanzé grávida. Essa chimpanzé deu à luz um “humanzee” (meio humano, meio chimpanzé) a quem chamaram de Charlie. Depois de ser criado por pais humanos por quinze anos, Charlie entra no seu primeiro ano do ensino médio. Lá ele conhece a inteligente, mas socialmente incompreendida, Lucy.

9Peleliu: Rakuen no Guernica (Peleliu: Guernica of Paradise) por  Kazuyoshi Takeda

Peleliu: Guernica of Paradise (Peleliu: Rakuen no Guernica) segue o dia a dia dos soldados japoneses que participaram na Batalha de Peleliu durante a Segunda Guerra Mundial, uma campanha de meses com pesadas baixas. O personagem principal, Tamaru, sonha em voltar para casa para se tornar um mangaká, e vê o seu posto avançado na ilha como um paraíso selvagem que um dia poderá ser usado como cenário para uma de suas histórias. A maioria dos seus camaradas, porém, está preparada para o cenário mais realista: não deixarão Peleliu vivos.

8Trillion Game por Riichiro Inagaki e Ryoichi Ikegami

Dois amigos, Haru e Gaku, conspiram para conseguir dinheiro suficiente para ter o que querem a qualquer momento: um bilhão de dólares.

7Oshi no Ko por Aka Akasaka e Mengo Yokoyari

Ai Hoshino, de 16 anos, é uma linda e talentosa idol que é adorada pelos seus fãs. Ela é o epítome da pureza, mas nem tudo o que reluz é ouro… Gorou Honda é uma ginecologista de uma zona rural e grande fã de Ai. Então, quando a idol grávida aparece no seu hospital, ele fica mais do que perplexo. Gorou promete um parto seguro, mas mal sabe ele que um encontro com uma figura misteriosa resultaria na sua morte prematura, ou assim ele pensava.

Abrindo os olhos, Gorou encontra-se no colo da suau amada idol e descobre que ele renasceu como Aquamarine Hoshino, o filho recém-nascido de Ai! Com o seu mundo de cabeça para baixo, Gorou logo descobre que o show business está cheio de espinhos e que o talento nem sempre traz sucesso. Será ele capaz de proteger o sorriso da sua amada idol?

6Sousou no Frieren (Frieren: Beyond Journey’s End) por Kanehito Yamada e Tsukasa Abe

O rei demónio foi derrotado e o grupo vitorioso de heróis voltou para casa antes de se separar. Todos os quatro – o mágico Frieren, o herói Himmel, o sacerdote Heiter e o guerreiro Eisen – olham para trás para a sua jornada de uma década quando chega a hora de dizer adeus. Mas a passagem do tempo é diferente para os elfos, então Frieren observa enquanto os seus companheiros falecem lentamente um por um. Antes da sua morte, Heiter consegue impingir Frieren com um jovem aprendiz humano chamado Fern. Impulsionada pela paixão do elfo por colecionar feitiços mágicos sem fim, a dupla embarca numa jornada aparentemente sem objetivo, verificando os lugares que os heróis do passado visitaram anteriormente. Ao longo das suas viagens, Frieren gradualmente lida com o seu arrependimento por oportunidades perdidas de estabelecer laços mais profundos com os seus camaradas falecidos.

5Tokyo Higoro (Tokyo Everyday), por Taiyou Matsumoto

Um réquiem para os angustiados, perdidos e errantes na vida para maiores de 50 anos. Com o Japão a entrar numa nova era, a história desenrola-se á volta de Shiosawa, um ex-editor de mangá de uma grande editora. Depois de se aposentar mais cedo, ele pergunta o que o mundo do mangá significa para ele: é um trabalho, uma forma de expressão ou uma amizade?

4Dandandan por Yukinobu Tatsu

Depois de ser rejeitada agressivamente, Momo Ayase fica de mau humor ao dar de cara com um rapaz que está a sofrer bullying. Salvo pela sua bondade imprudente, o rapaz obcecado por ocultismo tenta conversar com ela sobre interesses sobrenaturais que ele pensa que compartilham. Rejeitando as suas afirmações, Ayase proclama que ela é, em vez disso, uma crente em fantasmas, iniciando uma discussão entre os dois sobre qual é real. Numa aposta para ver quem tem razão, os dois decidem visitar lugares relacionados com o ocultismo e sobrenatural separadamente: Ayase visita o primeiro e o rapaz visita o segundo. Quando os dois chegam aos seus respectivos lugares, descobrem que nenhum deles estava errado e que tanto o ocultismo quanto os fantasmas existem. Isto marca o início da aventura de Ayase e do rapaz, que compartilha o mesmo nome do íidol favorito de Ayase, Ken Takakura, enquanto eles tentam consertar os elementos surreais, sobrenaturais e de ficção científica ao seu redor para retornar a uma vida normal.

3Kaijuu 8-gou (Monster #8) pot Naoya Matsumoto

A história acontece no Japão onde monstros conhecidos como kaiju regularmente atacam a população com a Força de Defesa Japonesa encarregada de matá-los.

Depois da sua cidade ser destruída por kaiju quando eram crianças, os amigos de infância Kafka Hibino e Mina Ashiro juraram tornar-se membros da Força de Defesa. Mina tornou-se famosa como comandante da Terceira Unidade da Força de Defesa, mas Kafka falhou no exame várias vezes e é membro da equipa de limpeza, Monster Sweeper Inc., cujo trabalho é eliminar os corpos dos monstros após a batalha. Depois de um pequeno monstro falante entrar no seu corpo pela boca, Kafka ganha a habilidade de se transformar num monstro, que é apelidado de “Kaiju No. 8” pela Força de Defesa. Kafka permanece totalmente consciente enquanto está nessa forma, mas ganha força sobre-humana e torna-se o primeiro monstro a escapar à Força de Defesa.

2Chi.: Chikyuu no Undou ni Tsuite (About the Movement of the Earth) por Uoto

O cenário é a Polónia do século XV. Foi uma época em que as ideias heréticas levavam aqueles com essa mentalidade a serem queimados na fogueira pelas suas crenças. Rafal, uma criança prodígio, deve especializar-se em teologia, a disciplina mais importante da época, na universidade. No entanto, um dia ele conhece um homem misterioso e agora está a estudar uma possível “verdade” do pensamento herético.

1Look Back por Tatsuki Fujimoto

A estudante Ayumu Fujino desenha frequentemente mangás de 4 paineis para o jornal da sua escola e é elogiada por ter as melhores obras de arte da sua classe. Um dia, o seu professor pede que ela ceda um dos seus slots de mangá no jornal da escola para um aluno ausente chamado Kyomoto. Quando o mangá de Kyomoto aparece ao lado de Fujino, ele recebe muitos elogios pela sua arte detalhada, o que deixa Fujino furiosa. Recusando-se a ser derrotada por quem mal vai à escola, Fujino dedica-se a aprender a fazer mangá. Porém, com o passar do tempo, o seu objetivo de ofuscar Kyomoto parece cada vez mais distante, e Fujino, acaba por render-se e desistir do mangá. Chega o dia da formatura e Fujino é convidada a apresentar a Kyomoto o seu certificado de formatura. Por acaso, os dois acabam por se encontrar cara a cara, e o seu encontro inesperado vai acabar por ter consequências muito além do que qualquer um deles poderia prever.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.