O rapaz de 13 anos que ganhou um concurso e se tornou num dos maiores mangakás

A franquia Mega Man da Capcom é uma das mais reconhecidas em todo o mundo. Tudo começou em 1987 com o lançamento do primeiro jogo para Famicom/NES e em 1991 a companhia estava a preparar-se para lançar o muito aguardado Mega Man 4.

Para promover o jogo a Capcom organizou um concurso no qual as crianças podiam enviar as suas próprias ideias e ilustrações de Robot Masters (os boss do jogo) sendo que os desenhos vencedores seriam transformados em personagens do jogo. Entre os que participaram estava um estudante chamado Yusuke, e a sua criação, o Dust Man, impressionou tanto os juízes que foi escolhido para ser um dos boss de Mega Man 4.

Yusuke com 13 anos na altura deve ter ficado super entusiasmado com o lançamento de Mega Man 4. Com uma merecida confiança, ele decidiu entrar no concurso novamente quando este foi realizado para Mega Man 5 e, com certeza, mais uma vez, o seu desenho foi uma das entradas vencedoras e tornou-se a base do Crystal Man do jogo.

Claramente Yusuke era um artista talentoso. Eventualmente, porém, todos nós temos que crescer, e ingressar no mundo adulto e conseguir um emprego que nos deixa pouca oportunidade de rabiscar robôs e outras coisas, certo? Não necessariamente. No caso de Yusuke, o seu trabalho adulto é “artista de mangá”, e ele não é apenas um artista de mangá, mas sim Yusuke Murata, o artista dos grandes sucessos One-Punch Man e Eyeshield 21!

Embora o nome de Murata seja exibido nos créditos de Mega Man 4 e 5, o seu envolvimento passou despercebido por muitos que nunca chegaram ao fim dos jogos, e poucos iriam adivinhar que ele se tornaria um artista mangá internacionalmente amado mais de uma década depois.

Foi isso mesmo que aconteceu ao japonês @fRi0Kn5TM7rzxfE:

Ouvi dizer que uma das crianças que venceu o concurso de design do Mega Man se tornou um artista de mangá quando cresceu, então eu procurei por ele, mas nunca esperava que fosse alguém que se tornou tão famoso.

Inclusive ele incluiu uma parte do anúncio dos vencedores do Mega Man 4, que descreve o design de Dust Man de Murata como:

Aqui está um personagem desenhado com um toque único. O nome dele, ‘Dust’, é realmente incrível. 

E a conexão Mega Man de Murata vai ainda mais longe. Neste pequeno mangá autobiográfico visto aqui, o artista relata como ele também participou no concurso de design de Mega Man 3 e, embora não tenha vencido, foi selecionado para uma menção honrosa.

É claro que as habilidades de Murata como artista só melhoraram desde a sua estreia profissional e, alguns anos atrás, ele fez algumas ilustrações de Mega Man novamente, e o resultado pode ser visto em baixo.