Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

1

Piece by Piece é o quadro semanal – ou quando temos o que falar – que trata sobre abordar a fundo cada pequeno pedaço do capítulo semanal de One Piece, obra original criada por Eiichiro Oda. Protegeremos quaisquer pessoas de possíveis spoilers ao mesmo tempo que conseguimos reunir um lugar central para próximas discussões, sem a necessidade de abrirmos um comentário deixando explicitamente claro que nossas opiniões e discussões irão citar spoilers. Portanto, aqui agora será território de ninguém.

Esse quadro presenteará opiniões e abordagens semanais do capítulo da semana de One Piece a partir de duas perspectivas da Staff: Inicialmente teremos as opiniões do Weslley de Sousa em um formato mais Sem Spoilers, formal e em formato de Review. Posteriormente teremos Evandro Pedro trazendo uma abordagem mais explicativa e focada em contar detalhadamente o que aconteceu no capítulo, emendando suas opiniões. A Intenção é deixar os comentários desse quadro mais dinâmicos, abertos e com pontos de vistas diferentes de como se abordar o capítulo.

Sejam Bem-vindes ao quadro Piece by Piece!

Nesse mais novo capítulo de One Piece nós tivemos um mesmo balanceamento bem cadenciado do ritmo de pessoas em uma mesma região vivenciando diversos acontecimentos que não necessariamente podem desencadear algo momentâneo de grande relevância, mas que como nós dissemos no Piece by Piece da semana passada, é um elemento narrativo que contribui para a construção da personalidade desses personagens – até mesmo como payoff! São figuras que conhecemos e nos afeiçoamos tanto e agora que temos todas elas em uma mesma região que dará surgimento a conversas e o desencadear de eventos importantes para a história de One Piece, dado o próprio evento ser algo de extrema importância, nós temos todos eles nos mostrando como estão após toda a evolução desses personagens em seus devidos arcos. Porém, ainda suscetíveis a erros ou acontecimentos perigosos, pois afinal de contas o mundo continua girando e é o elemento mais importante de se notar em One Piece: Como tudo acontece de maneira orgânica e natural, mesmo quando não temos um único plano de acontecimentos e esse único plano não está centrado nos protagonistas que estampam o mangá.

Tivemos o surgimento de personagens como Mjosgard e a sua nova formação de relacionamentos com os Tritões na busca de pagar pelos ensinamentos que recebeu da Princesa Otohime no passado, nós temos o próprio Rei Neptune admitindo seus erros, respirando fundo e tomando para si a calma, ao mesmo tempo que nós já temos um pequeno salto dessas pessoas se reunindo em um mesmo lugar para que, enfim, a proposta do arco possa ser colocada a frente que é justamente: O Encontro! Porém, entre essas cenas – e aqui nós temos algo que quando Eiichiro Oda faz, me deixa extremamente feliz, é o que está acontecendo enquanto a narrativa principal está ocorrendo. Justamente as bifurcações de eventos que possuem a chance de se amarrarem em uma linha em comum, comentadas no Piece by Piece da semana passada. Figuras obscuras ligadas aos grandes nomes presentes em Mariejois, se reunindo de frente ao trono e marcando a devida importância dessa figura obscura conhecida como Im-sama, ao sentar no trono que ninguém poderia jamais sentar. O Capítulo encerra, mais uma vez, em uma forte construção de Cliffhanger e se encaminhando para o que poderá acabar surpreendendo a todos.

Eu gostei bastante desse capítulo, todos os seus elementos narrativos estão em seus devidos lugares e nenhum deles confusos de se absorverem. Não senti atraso ou enrolações por parte do Oda, está tudo bem cadenciado para mim, estou absorvendo as devidas informações e sentindo que essa construção está sendo muito bem entregue, empolgando o leitor cada vez mais e que nos deixa ainda mais no aguardo sobre: O que será revelado? O que vai ser gerado desse encontro? Sem sombra de dúvidas, em apenas poucos capítulos, Reverie tem se mostrado ser um dos melhores arcos de One Piece com facilidade e tem sido de muito bem agrado para mim. Eu gostei desse capítulo!

Depois de toda a tensão do capitulo passado, com os ânimos aparentemente mais calmos, Shiraoshi foi curada por Mansherry com o seu poder de cura.

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

O rei Neptune reconheceu que o que estava prestes a fazer iria com certeza deitar tudo o que foi construído por sua mulher a princesa Otohime em causa naquele momento, e que Mjosgard salvou os tritões de um destino trágico com as suas rápidas decisões. Mjosgard responde que durante todo o reverie irá acompanhar Shiraoshi de perto e protegê-la usando o seu status de tenryuubito. Mjosgard chega até afirmar que se for para protegê-la até assumirá a responsabilidade de “detonarem” qualquer um que ponha as princesas em risco, após Leo ter perguntado.

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

Entretanto aparece o Pell (guarda real de Alabasta) pedindo desculpa a Vivi por não ter estado presente quando ela mais precisava. Vivi havia perguntado pelo seu pai e Pell revelou-lhe que o rei Nefertari (Cobra) e o rei Riku de Dressrosa receberam uma carta de convite do almirante Fujitora para uma reunião, aparentemente secreta. (Deduzo daqui que o assunto será a abolição dos shishibukais)

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

No outro lado do castelo na entrada principal dos jardins, onde se situa o portão tenryuubito, vemos a rainha viuva do reino de Sorbet Conney e o São Carlos ferido. No momento também chega ao local São Rosward, o pai de São carlos, que surpreendentemente move-se em cima, do nada mais nada menos, agora revelado antigo rei do reino de Sorbet e ex-comandante dos revolucionários Kuma, que está a servir como escravo para os tenryuubitos apesar de ainda ser um shishibukai. Como dito mais tarde, para servir de exemplo para outros reinos sobre a soberania do governo mundial.

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

Entretanto vemos a rainha viúva sorrateiramente infiltrar-se no “território dos deuses”, que pouco momentos depois vemos que afinal não era apenas uma rainha idosa mas sim, a pirata da pior geração Jewelry Bonney, que pela sua expressão com certeza partilha mais laços com Kuma do que nós sabemos.

 

 

 

iece by Piece: One Piece — Cap. 908Naquele momento também logo abaixo do chão estavam os comandantes do exercito revolucionário, onde Sabo estava prestes a perder a calma ao ver o tratamento que Kuma estava a ser sujeito. 

 

Sabo pergunta-se como “aquele gentil” Kuma que conheciam ficou nesta situação, os restantes comandantes também concordam e o fato e que mesmo se conseguirem salvar o seu companheiro ele nunca irá ser o antigo Kuma que conheciam. Ambos também falavam do sacrifício de Kuma para o Governo mundial como antigo rei de um reino afiliado, como resultado o governo mundial pretendia mostrar o seu poder relativamente ao reino de uma “terra inferior” controlando grupos oficiais poderosos como a CP-0 e a marinha. E o que todos concordam é que nesta missão as única hipóteses é o sucesso ou a morte. 

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

Nas seguintes páginas tivemos o inicio oficial do reverie com todos os reinos a reunirem-se e logo de começo o tema da conversa foi o futuro confronto entre Big mom e Kaido contra Luffy. Reunião onde o seu presidente nomeado desta vez foi o rei Hamburger do reino de Ballywood.

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

Entretanto enquanto a reunião acontecia, os cinco anciões iam a caminho da sala do trono conversando sobre o rei de Alabasta que terá pedido uma reunião com eles, sendo Alabasta o único reino fundador que decidiu permanecer na superfície à 800 anos eles desconfiam que Nefertari poderá ter descoberto algo…

Um dos anciões falava que o equilíbrio do mundo não pode ser mantido e que está na hora de uma grande purificação… Será que ele se está a referir a um ataque generalizado à superfície, que almeja só os reino sem afiliação com o governo mundial?

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

No salão das flores do castelo temos a pessoa que deixou muitas suspeitas e teorias no capitulo 906, e agora ficamos a saber que seu nome é Im-sama e que aparentemente está de olho em Luffy, Barba negra e nas princesas Shiraoshi e Vivi.

Na ultima pagina como Oda tem feito dos últimos capítulos, vemos-nos de frente com um momento de cortar a respiração quando Im-sama se senta no “trono vazio” e os cinco anciões se curvam perante ele e mencionam “a luz que precisa de ser apagada da história”. (Daqui podemos deduzir que seja o Luffy e as pessoas influenciadas por ele, mas também pode ser que o grande alvo seja Shiraoshi por eles terem descoberto que ela seria a arma lendária poseidon)

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

Comentário:

Mais uma vez o nosso tão amado “Goda” nos entregou um capitulo cheio de mistério e revelações, embora não tantas como o último. Se não me engano, neste capitulo foi a primeira vez que foi revelado que Kuma era um rei de uma reino afiliado com o governo mundial, e o fato da Jewelry Bonney ser a rainha desse reino actualmente, deixa-me muito curioso sobre a relação de que os dois possivelmente terão ter tido. E em relação ao Sabo e aos restantes dos comandantes dos revolucionários, como foi dito, sem dúvida que eles estão numa missão de vida ao de morte, porque eles não têm poder para lutar de frente com o governo mundial. Finalizando, sobre os cinco anciões e o Im-sama, fiquei pensativo sobre a afirmação da “grande purificação” como disse antes só vejo essa afirmação como uma declaração de guerra aos reinos não-afiliados do governo mundial. Por último, penso que o tal Im-sama sem dúvida almeja acabar com Luffy e Barba Negra por serem membros da família “D” e Shiraoshi por ser poseidon, sobre os seus olhos estou extremamente ansioso para saber de onde será a sua origem e sua relação com o Mihawk e outras personagens com os mesmos olhos.

Piece by Piece: One Piece — Cap. 908

Não tendo capitulo para a semana, espero que tenham uma boa semana e que Portugal e Brasil ganhem todos os seus jogos. 🙂