Mais...
    InícioMangaPolícia lança investigação sobre enorme site pirata mangá

    Polícia lança investigação sobre enorme site pirata mangá

    Polícia lança investigação sobre enorme site pirata mangá

    O site Mangamura tornou-se num dos maiores sites de partilha ilegal de mangás e tal como o  também foi bloqueado no Japão pelos ISPs, no entanto, devido a toda esta pressão acabou por encerrar portas em abril.

    Apesar de já não existir tal não impede a polícia japonesa de tentar encontrar os donos do Mangamura que nos seus últimos meses de existência era visitado por mais de meio bilhão de pessoas. A CODA estima que o site pirata provocou prejuízos de 2.9 bilhões de dólares.

    A NTT Communications Corp., a NTT Docomo Inc. e a NTT Plala Inc. anunciaram rapidamente após pressão do governo japonês que bloqueariam três sites piratas – Mangamura, e MioMio, que têm uma enorme quantidade de seguidores no Japão. Esta decisão levou os criadores do Mangamura a desistir.

    A 17 de abril, após o anúncio do governo, o Mangamura desapareceu. Não está claro se o seu ato de fuga estava diretamente ligado aos desenvolvimentos recentes, mas um programa da organização nacional de radiodifusão pública NHK, afirmou ter rastreado os administradores do site de volta aos Estados Unidos, Ucrânia e outras regiões, o que pode ter assustado os donos do site.

    Mais detalhes divulgados hoje manhã revelam a intensa pressão que o Mangamura estava a sofrer. Com 100 milhões de visitas por mês, estava destinado a atrair a atenção e, de acordo com o jornal Mainichi, vários gigantes da publicação ficaram sem paciência no ano passado e relataram a plataforma às autoridades.

    A Kodansha, a maior editora do Japão, e três outras empresas apresentaram queixas criminais à Polícia da Província de Fukuoka, à Polícia da Prefeitura de Oita e a outros departamentos de aplicação da lei, alegando que o site violava os seus direitos.

    As denúncias, que foram apresentadas contra suspeito ou suspeitos desconhecidos, foram feitas em nome de artistas de mangá que são detentores de direitos autorais das obras pirateadas, incluindo Hajime Isayama (Attack on Titan) e Eiichiro Oda (One Pice).

    O Mangamura foi lançado em janeiro de 2016 e tornou-se num grande sucesso no Japão. O grupo Anti-pirataria Content Overseas Distribution Association (CODA), que conta com a gigante de publicações Kodansha entre os seus membros, relata que entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, o site foi acessado 620 milhões de vezes.

    Como resultado, a polícia está agora a intensificar os seus esforços para identificar os operadores do Mangamura. Se isso vai resultar, ainda está para ser visto, mas enquanto isso, os esforços de bloqueio de sites do Japão continuam a causar polémica.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    10 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    10 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Charles
    Charles
    11 , Julho , 2019 21:07

    Ah, como os caras já desistiram, não acho que tenha tanta necessidade de serem presos. Japão tá com falta de motivo pra prender a galera, deviam se espelhar em nós (ironia).

    WIllian
    WIllian
    11 , Julho , 2019 21:07

    Todos os mangas que acompanho online tenho as versões físicas, mesmo sendo caras. Ex.: one piece, berserk, hunter. Sempre preferi a versão física. Todos os mangas que já li e quem versão fisica no Brasil eu tenho.

    O pior de tudo é que eu entendo quem não consegue comprar, pq os mangas estão caríssimos por aqui.

    Mas o ideal é incentivar a industria para que mais mangas cheguem por aqui, estou esperando o the promised neverland chegar aqui

    NarutoUzumaki
    NarutoUzumaki
    11 , Julho , 2019 21:07

    Se sites piratas famosos são bloqueados e investigados por que o animes orion ou super animes não é bloqueado?

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    Reply to  NarutoUzumaki
    12 , Julho , 2019 0:14

    bloqueados no Japão, não aqui (BR) ou Europa

    Pedro
    Pedro
    11 , Julho , 2019 21:07

    Precisa melhorar muito rede de distribuição legal e analisar como deve vender seus produtos em cada país para facilitar a assinatura aos consumidores com o preço acessivo.
    Ai diminui a pirataria.

    A1ex Camus
    A1ex Camus
    11 , Julho , 2019 21:07

    precisava e de um site como o anitube, netflix só que somente com mangas em vários idiomas, ai ia diminuir muito a pirataria de mangas.

    Pedro
    Pedro
    Reply to  A1ex Camus
    12 , Julho , 2019 0:14

    Ola A1ex Camus , o anitube é pirata e netflix é boa porem, Aída ouso gente que fala que não tem uma certa serie em seu catalogo porque a produtora não liberou a certos países por motivos desconhecidos.

    A1ex Camus
    A1ex Camus
    Reply to  Pedro
    12 , Julho , 2019 1:57

    escrevi anitube ali porque li na noticia mas e o crunchyroll 🙂

    a netflix tem que comprar o direito para passar as serie iguais acontece aqui nas TV abertas com filmes e series, então não tem como colocar tudo que tem por ai … mas o conteúdo da netflix e muito bom tem bastante coisa.

    Filipe Yeager
    Filipe Yeager
    11 , Julho , 2019 21:07

    Eu acho correto prender quem lucra as custas do suor dos outros, a desculpa é sempre dizer que esta ajudando a divulgar o mangaanime, mas muitos desses sites piratas lucram bastante com manga ou anime, seja no Brasil ou no Japao, pprem se o site pirata nao tem lucros, ou seja, so recebe doaçao, esse site realmente é de fã para fã

    Nomura-San
    Nomura-San
    Reply to  Filipe Yeager
    12 , Julho , 2019 0:14

    Eu apoio a pirataria em lugares aonde não do distribuição de tal conteúdo principalmente no brasil

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares