Editoras japoneses desistem de ação judicial contra sites que substituíram o Mangamura

O Tribunal Distrital de Tóquio ordenou que duas agências de publicidade, a MM Lab e a Global Net, pagassem 11 milhões de ienes (96.303 dólares) por colocarem os seus anúncios no site de pirataria mangá japonês Mangamura.

O mangaká Ken Akamatsu (Love Hina, Negima !, UQ Holder!) entrou com um processo contra as duas agências, alegando que o seu mangá foi colocado ilegalmente no Mangamura. O seu advogado afirmou que esta foi a primeira vez que uma agência de publicidade foi responsabilizada por pirataria de mangá.

O juiz Kо̄ichi Tanaka decidiu que, como o Mangamura infringe direitos autorais através da pirataria, as agências que pagam publicidade ao operador do site também auxiliam na violação de direitos autorais. Ele também descobriu que as vendas do mangá de Akamatsu tinham diminuído devido à pirataria.

Dono do site pirata Mangamura condenado a 3 anos de prisão

Em junho de 2021, Romi Hoshino, também conhecido como Zakay Romi, o administrador do site pirata de mangá japonês Mangamura, foi condenado a três anos de prisão.

O site Mangamura foi criado em 2016. As autoridades japonesas revelaram em maio de 2018 que estavam a investigar ativamente o Mangamura depois da Kodansha e outras editoras apresentarem queixas criminais nos departamentos de polícia no verão até ao outono de 2017.

O site Mangamura tornou-se num dos maiores sites de partilha ilegal de mangás e tal como o  também foi bloqueado no Japão pelos ISPs, no entanto, devido a toda esta pressão acabou por encerrar portas em abril de 2018.

O Mangamura tornou-se num grande sucesso no Japão. O grupo Anti-pirataria Content Overseas Distribution Association (CODA), que conta com a gigante de publicações Kodansha entre os seus membros, relata que entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, o site foi acessado 620 milhões de vezes.

Para além de Romi Hoshino também mais duas pessoas foram presas, um homem de 26 anos e uma mulher de 24 anos, sendo que o homem já se declarou aqnteriormente culpado.

Subscreve
Notify of
guest

2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Admmi
Admmi
23 , Dezembro , 2021 0:32

Agora sim eles podem fazer algum dano a esta besta, os anúncios são a maior fonte de lucros depois de tudo

Hugo Almeida
Hugo Almeida
24 , Dezembro , 2021 14:49

Se por um milagre eles conseguirem acabar com a pirataria, o que não acredito que aconteça, eu iria me rir bastante, se as vendas do manga não aumentassem ou até mesmo começarem a diminuir