O capítulo 34 do mangá Dandadan, escrito e ilustrado por Yukinobu Tatsu, está a dar que falar na China devido a um painel onde aparecem cinco homens mais velhos muito parecidos com políticos importantes chineses, incluindo o presidente Xi Jinping. O que acham?
Da esquerda para a direita: Wang Qishan (ex-vice-presidente da República Popular da China), Hu Jintao (ex-presidente da República Popular da China), Xi Jinping (presidente da República Popular da China), Wen Jiabao (ex- primeiro-ministro chinês), Deng Xiaoping (ex-presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês).
O painel em questão é visto por alguns como uma representação satírica dos líderes políticos chineses, com comentários a sugerir que as características faciais das personagens correspondem a figuras como Hu Jintao, Wen Jiabao e até Deng Xiaoping. Embora Dandadan seja publicado desde 2021 e tenha muitos seguidores na China, esta acusação de semelhança surgiu inesperadamente, levando muitos a questionar se se trata de uma coincidência ou de uma provocação intencional.
Nas redes sociais japonesas, os utilizadores discutiram a semelhança entre as personagens do mangá e os políticos chineses. Enquanto alguns consideram a semelhança intencional, outros acreditam que é simplesmente uma coincidência devido a características comuns entre os homens mais velhos da Ásia Oriental.
Enquanto alguns chineses dizem que vão denunciar o mangá às autoridades chinesas, outros alegam que tal reação online é exagerada.
Já anteriormente a China baniu o filme de Winnie the Pooh devido a memes considerados ofensivos contra o presidente daquele país, apesar de não terem nada a ver com a produção do filme em si. Inicialmente apresentado na internet em 2013, o “insulto” levou o governo chinês a bloquear todas as imagens e discussões do urso através das redes sociais.
O Partido Comunista celebrou o seu centenário em julho de 2021, e o presidente Xi Jinping comemorou a ocasião prometendo “aumentar” os poderes do partido e fortalecer a unidade do povo chinês. O partido pode censurar qualquer coisa que considere violar os valores socialistas fundamentais e já tem regras rígidas sobre conteúdo que vai de videojogos a filmes e música.