Será que os mangakas ganham muito dinheiro com adaptações cinematográficas?

Será que os mangakas ganham muito dinheiro com adaptações cinematográficas?

Atualmente está na moda adaptar tudo para filme Live-action, algumas vezes com péssimos resultados () outras vezes nem por isso (Samurai X). Mas fica a pergunta, será que os autores dos mangas ganham muito dinheiro com estas adaptações para filmes, séries e animações das suas obras?

No 51º volume de  numa sessão de perguntas e respostas o mangaka deu algumas respostas que podem surpreender.

Eu tenho uma pergunta. Um tempo atrás, a minha mãe ouviu dizer que o filme de animação de Gintama foi um grande sucesso, e comentou que “(Hideaki Sorachi) deve estar a viver uma vida luxuosa em Roppongi Hills, uma vez que é tão popular”. Isso é verdade?

Para dizer a verdade nua e crua, independentemente de quantas pessoas assistem o filme ou quanto os ganhos brutos são, nem um único iene vai para o autor. Nós somos pagos somente pela licença. A quantia que somos pagos é ridiculamente pequena em comparação com o total de bilheteira. A maioria dos lucros vão para empresas imundas sem escrúpulos, como Shueisha e Sunrise. Lançar volumes manga individuais é muito mais lucrativo.

Mas a razão pela qual eu trabalho arduamente para cumprir essas adaptações cinematográficas é porque há um lugar neste mundo que é mais maravilhoso do que uma mansão em Roppongi Hills. E esse lugar, senhora, está no seu coração.

Se Gintama puder alcançar os corações das massas, eu não me importaria de morar numa colina feita de papelão. Os autores são os únicos que abrigam tais intenções honestas com as suas criações.

Então senhora, se está a sentir-se triste por nós, não basta assistir os filmes, mas também vá comprar os nossos livros para que possamos viver em Roppongi Hills com os royalties das publicações.

Esta sessão de pergunta e resposta foi publicada em 2013 após o lançamento de Gintama The Movie: Kanketsu-hen – Yorozuya yo Eien Nare.

Moral da história, se gostam de um determinado manga comprem a merchandising e vejam os filmes e animes mas assima de tudo comprem o manga para ajudarem os mangakas.