OPPO Reno8 Pro e OPPO Reno8 – Análise

Tal como com a série Find X5 a OPPO enviou aqui para o OtakuPT os seus OPPO Reno8 Pro 5G e OPPO Reno8 5G. e nesta análise vamos comprar as características de cada um destes dispositivos que a OPPO disponibilizou no final de agosto em Portugal.

É importante referir que o OPPO Reno8 Pro 5G tem um PVP de 849,99€, enquanto que o  OPPO Reno8 5G tem um PVP de 599,99€.

Embora à primeira vista os dois smartphones possam parecer esteticamente semelhantes, na realidade existem pequenos detalhes que os acabam por destituir. Em termos de dimensão são muito semelhantes, com o Reno8 Pro ser 1mm mais alto e largo, algo que passa despercebido ao olho destreinado, pelo que no vosso bolso os dois smartphones ocupam o mesmo espaço. No que diz respeito a peso o Reno8 pesa 179 g e o Reno8 Pro 183 g.

Gostei particularmente do design dos smartphones com as suas bordas angulares permitindo que o utilizador pegue e segure nos telemóveis com maior segurança e firmeza, para além de dar ao smartphone um ar mais sofisticado e industrial. Embora seja uima preferência pessoal, gostei de terem optado por um ecrã que embora vá até ao limite dos bordos do smartphone não é curvo, evitando toques intencionais e também não distorcendo a imagem nas extremidades.

Nos dois modeles que a OPPO enviou para o OtakuPT, gosto muito mais do acabamento do Reno8 com o seu “Shimmer Black”, um cor que é muito mais agradável do que o “Glazed Black” do Reno8 Pro que é um autêntico íman de impressões digitais e terão de estar constantemente a limpar a sua traseira, a não ser que comprem uma capa para o smartphone.

No que diz respeito ao ecrã temos algumas diferenças que devem ser notadas, começando logo pelo seu tamanho. O ecrã do Reno8 tem 6.4 polegadas sendo notória uma grande borda na parte de baixo do smartphone enquanto que o Reno8 Pro o ecrã maior de 6.7 polegadas ocupar praticamente toda a superfície da frente do smartphones, o que se traduz num rácio de ecrã corpo do telemóvel de 90.3%, bem superior aos 83.9% do Reno8.

Relativamente à resolução de ecrã entre os dois dispositivos, não vão notar grande diferença, o Reno8 tem uma resolução de 1080 x 2400 pixels (densidade de pixels de 411) enquanto que o Reno8 Pro tem uma resolução de 1080 x 2412 pixels (densidade de pixels de 394). Numa proporção de 20:9 ambos os ecrãs são protegidos por Corning Gorilla Glass 5. O ecrã do Reno8 Pro consegue ser ligeiramente mais brilhante, mas nada que o distinga muito do seu irmão mais barato, mas o que lhe dá alguma vantagem é o facto de permitir uma taxa de atualização de 120Hz em oposição aos 90Hz do Reno8. Quanto maior for este taxa de atualização, mais suave e responsiva será a utilização do smartphone.

O leitor optico de impressões digitais foi colocado de baixo do ecrã com uma boa localização e um desempenho rápido.

Nesta série Reno8 temos o botão de ligar/desligar no lado diretiro dos smartphones, o controlo de volume no lado esquerdo e na base para além da entrada USB-C temos também o slot Dual SIM (não permite cartões de expansão). Um inclusão estranha foi a da presença na caixa de um adaptador USB-C em vez de um adaptador para jack 3.5mm, uma vez que os smarpthones não têm este tipo de entrada.

Vai ser em desempenho que o Reno8 Pro se vai distanciar do Reno8 e ser a plataforma que devem escolher se pretendem um smartphone para jogos e outras aplicações mais exigentes. O hardware do Reno8 Pro é mais capaz do que o mais conservador Reno8.

  Reno8 Reno8 Pro
Chipset  MediaTek Dimensity 1300 (6 nm) MediaTek Dimensity 8100-Max (5 nm)
CPU Octa-core (1×3.0 GHz Cortex-A78 & 3×2.6 GHz Cortex-A78 & 4×2.0 GHz Cortex-A55) Octa-core (4×2.85 GHz Cortex-A78 & 4×2.0 GHz Cortex-A55)
GPU Mali-G77 MC9 Mali-G610 MC6

 

No que diz respeito a memória RAM, ambos os smartphones possuem 8Gb (expansíveis até 13GB) e um armazenamento de 256GB. Embora não seja o caso do nosso modelo, existe uma versão do Reno8 Pro com 12GB de RAM.

No que diz respeito à captura de vídeo e fotos, ambos os smartphones possuem as mesmas opticas com o Reno8 Pro a conseguir um melhor desempenho graças à inclusão do processador de imagem MariSilicon X.

Com três câmaras traseiras temos assim no Reno8 e Reno8 Pro uma câmara principal de 50 MP e abertura de f/1.8 (Sony IMX766), câmara ultrawide de 8 MP com uma abertura de f/2.2 e uma câmara macro de 2 MP com uma abertura de f/2.4. O Reno8 Pro vai aqui conseguir um maior desempenho graças ao poder de processamento, mas ambos os smartphones não vão ser capazes de gravar vídeo a mais de 4k a 30 fps, ficando a capacidade de gravar em 4k a 60fps reservada para a série Find X5.

Quanto à câmara de selfies temos 32 MP com uma abertura de f/2.4 permitindo gravar a 1080p a 30fps. Interessante foi a escolha da colocação da localização da câmera, quanto que no Reno8 Pro esta foi colocada no topo centro no Reno8 foi colocado no canto superior direito.

Na componente sonora o Reno8 Pro é sem dúvida a melhor escolha pois permite som stereo com os seus dois altifalantes, uma vez que o Reno8 apenas possui um altifalente na sua base. O Reno8 Pro possiciona-se assim coimo a melhor escolha não só para a criação como também para o coinsumo de multimédia.

Quanto a bateria, ambos os Reno8 possuem uma bateria de 4500 mAh que possibilita uma carregamento rápido a 80W, que se traduz num carregamento completo em aproximadamente 30 minutos.

Em conclusão, se estão na dúvida entre o Reno8 e o Reno8 Pro, este ultimo para além de um melhor desempenho permite uma melhor experiência no consumo de multimédia, no entanto, ambos os smartphones conseguem transmitir uma sensação premium que sem dúvida coloca muitos olhares na OPPO.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments