Mais...
    InícioReviewOppo Find X5 e Oppo Find X5 Pro - Análise

    Oppo Find X5 e Oppo Find X5 Pro – Análise

    A OPPO apresentou em fevereiro de 2022 a sua mais recente gama de smartphones flagship, os Find X5 Series 5G, e fez agora chegar ao OtakuPT os poderosos Oppo Find X5 e Oppo Find X5 Pro.

    Com um PVP de 999€ e 1.299€ respetivamente, a expectativa é muita em como estes smartphones se vão enquadrar no competitivo panorama atual do mundo dos smartphones.

    Começando pelas suas características físicas, se colocarmos de frente lado a lado o Oppo Find X5 Pro e o Oppo Find X5 as diferenças não são imediatamente visíveis. O X5 Pro é ligeiramente maior com 16.3cm de altura contra os 16cm do X5, isto deve-se ao ecrã de 6.7 polegadas do X5 Pro contra as 6.55 polegadas do X5.

    Com um rácio de 20:9 e bordas curvas, ambos os smartphones possuem um ecrã AMOLED capaz de HDR10+ e 120Hz de atualização, mas as semelhanças ficam por aqui. O Oppo Find X5 Pro para além de ter um brilho máximo superior consegue uma maior definição graças à sua superior resolução de 1440 x 3216 pixels, o que lhe confere uma densidade de 525 ppi, uma clara vantagem de qualidade perante a resolução de 1080 x 2400 pixels (402 ppi de densidade) do Oppo Find X5. Aqui o X5 Pro é um claro vencedor é bem percetível o aumento de qualidade das letras no ecrã e outros componentes gráficos.

    O leitor optico de impressões digitais foi colocado de baixo do ecrã com uma boa localização e um desempenho rápido.

    Ambos os ecrãs são protegidos pelo excelente Corning Gorilla Glass Victus. Mas devem ter algo em mente, o Oppo Find X5 tem uma proteção IP54, significando que tem proteção limitada contra a entrada de pó e resíduos bem como de spray de água, no entanto, o Oppo Find X5 Pro oferece uma proteção muito superior, IP68, ou seja proteção total contra a entrada de pó e resíduos e imersão a longo prazo (30 minutos a 1,5 metros de profundidade). Neste requisito o X5 Pro é uma oferta muito mais interessante para aqueles utilizadores que pensam em adquirir um smartphone que vão manter por muito tempo e mais resistente aos abusos do dia-a-dia.

    Quando viramos os smartphones, as diferenças são óbvias e pessoalmente recaio mais sobre o design do X5 e não do X5 Pro. Nos modelos que testamos o X5 apresenta uma parte traseira branca muito agradável ao toque e o conjunto de câmaras é destacado do resto do corpo com uma fina borda, já o X5 Pro tem uma traseira em “preto esmalte” que não lhe faz favor nenhum (a variante branca deve ser bem melhor). Os reflexos são um enorme problema e é um autêntico íman de impressões digitais, apesar da OPPO afirmar que tentou criar uma superfície que reduzisse este problema, acreditem que vão passar muito tempo a limpar a parte de trás do X5 Pro algo que não é preciso no X5. Enquanto que no X5 não utilizaria qualquer capa no X5 Pro a sua utilização é praticamente obrigatória. A utilização de uma capa tem um benefício nestes Find X5 Series, como as câmaras se elevam um pouco do corpo do smartphone e estão mais à esquerda, o telemóvel pousado numa superfície plana vai ter tendência a oscilar quando o ecrã é utilizado, algo que uma capa acaba por mitigar.

    Com bordas arredondadas o X5 destaca-se pela sua lateral cromada perante a menos colorida e uniforme do X5 Pro. No lado direito dos smartphones temo o botão de desligar/ligar e à esquerda está presente o controlo do volume.

    Na parte inferior para além da entrada USB-C para carregar encontramos a slot para dois cartões SIM, no entanto, não existe suporte nos smartphones para cartões de expansão de memória, estando os utilizadores limitados à memoria existente de cada smartphone. No caso do X5 são 8GB de Ram e um máximo de 256GB de memória e no X5 Pro são 12GB de Ram e 256GB de memória.

    Ausente está também a entrada áudio 3.5mm, pelo que vão estar limitados a dispositivos bluetooth. Ambos os smartphones possuem um alto-falante em cada extremidade para permitir som stereo. Os dois alto-falantes não são exatamente iguais nas suas capacidades, e o inferior é bem mais alto, mas os dois funcionam muito bem em conjunto sendo que só se vão aperceber disso se obstruírem um dos alto-falantes.

    No que diz respeito à bateria o X5 Pro possui uma capacidade de 5000 mAh e o X5 um pouco menos, cerca de 4800 mAh. Graças à tecnologia de célula dupla podem carregar rapidamente ambos os dispositivos a 80W, o que se traduz em aproximadamente 50% da bateria em cerca de 12 minutos.

    O X5 Pro vai permitir carregamento wireless a 50W para um carregamento total em 47 minutos enquanto que o X5 permite carregamento wireless apenas 30W. Ambos os smartphones permitem carregamento sem fio reverso a 10W.

    No que diz respeito à captura de fotos e vídeo, ambos os smartphones apresentam características muito semelhantes.

    Ambos possuem uma câmara principal de 50MP com vantagem para o X5 Pro que com um sistema de estabilização de 5 eixos tem uma abertura de f/1.7, 25mm contra os f/1.8, 24mm não estabilizados do X5. A câmara Ultra Grande Ocular tem em ambos uma abertura de f/2.2, 15mm e a câmara de telefoto é de f/2.4, 52mm. Todas possuem Calibração de cores Hasselblad e permitem a captura de imagens e vídeos em HDR.

    No que diz respeito à gravação de vídeo, ambos os smartphones são capazes do mesmo, gravar a 4K a 30/60fps e a 1080p a 30/60/240fps; HDR e 10‑bit. A qualidade em 4K 60fps do X5 Pro é muito boa, com bom contraste, uma boa definição e ausência de ruído.

    Já a câmara frontal é bem generosa com 32 MP e uma abertura de f/2.4, 21mm, permitindo gravar a 1080p a 30fps.

    Aquando do lançamento dos Find X5 Series 5G a OPPO falou muito da capacidade de gravação noturna graças à sua Unidade de Processamento Neural chamada MariSilicon X e de facto é bem notória a capacidade que o X5 e o X5 Pro têm em capturar imagens no modo “Noturno” em ambientes mal iluminados sem a presença de muito ruído.

    Para finalizar relativamente ao desempenho. Ambos os smartphones correm em Android 12 com o ColorOS por cima. Mas as diferenças ficam por aqui, o X5 Pro consegue ter um desempenho melhor que o X5.

    O X5 Pro tem um Chipset Qualcomm SM8450 Snapdragon 8 Gen 1 (4 nm) enquanto que o X5 tem um Qualcomm SM8350 Snapdragon 888 5G (5 nm), o que se traduz num desempenho até 30% superior.

    Esta diferença é também notória na componente gráfica com o X5 Pro a ter como GPU um Adreno 730 e o X5 a ter um Adreno 660, o que também se traduz num desempenho até 30% superior. Aqui não há muito que enganar, os interessados em desempenho vão recair no hardware mais recente e a escolha é obviamente o X5 Pro.

    Em conclusão e atendendo à diferença de preço, sendo eu um power user com necessidade de produção de conteúdos multimédia e de edição, a minha opção recaia sobre o X5 Pro, sendo que a única coisa que lhe mudava era o design, algo que uma capa consegue resolver, e para além de uma colunas voltadas para à frente era a adição da capacidade de adicionar um cartão de expansão de memória.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares