
O Centro Nacional de Arte de Tóquio realizará uma exposição com mangá, anime, jogos e tokusatsu, intitulada “Manga Toshi Tokyo: Nippon no Manga, Anime, Jogo, Tokusatsu 2020“, de 8 de julho a 22 de setembro. É uma reprise da exposição MANGA⇔TOKYO, realizada em Paris, França, em 2018.
A exposição é organizada pela Agência de Assuntos Culturais, pelo Japan Arts Council e pelo Centro Nacional de Arte de Tóquio. A exposição contará com mais de 500 obras de arte, materiais de produção e vídeo de 93 propriedades diferentes. O centro que hospedará tamanha diversidade cultural descreveu a exposição de 2018 da seguinte forma:
“Os mangás, animações, jogos e filmes SFX do Japão (tokusatsu) refletem as mudanças sociais e o desenvolvimento tecnológico da cidade. Esta exposição busca mostrar essas representações através de numerosos desenhos, modelos e imagens. Como as características da cidade real inspiraram a direção da ficção? Como essas ficções e seus personagens nos apresentaram uma nova realidade híbrida, agora em várias camadas para a cidade real? […]”
Mascotes já definidas
Como todo evento que se preze, é necessária uma identidade visual – sobretudo em se tratando de aparatos tecnovisuais do século moderno. Para tal, Shigeto Koyama (DARLING in the FRANXX, Promare), o designer gráfico Tsuyoshi Kusano (Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Eureka Seven) e o curador convidado Kaichirō Morikawa prestaram assistência ao evento. Assim como sites icônicos como o NetBet aposta, o evento contará com uma identidade visual cheia de cores e desenhos.
As mascotes da exposição são uma garota chamada Vippy e um pássaro chamado Riyoko. Eles são projetados pelo diretor da Little Witch Academia, Yoh Yoshinari, que também desenhou o visual principal do evento (ver abaixo). A imagem mostra Vippy vestido como personagens icônicos como Rei Ayanami, de Evangelion, Usagi, de Sailor Moon, e Hatsune Miku.

Mais detalhes sobre a exposição
Em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira passada (4), os organizadores da exposição apresentaram um modelo em escala 1:1000 da cidade de Tóquio, que será exibido na exposição.
A exposição será dividida em três seções: “Um Ciclo de Destruição e Restauração”, em que se concentrará em propriedades como Akira, Evangelion e Godzilla, que têm temas apocalípticos; “A vida cotidiana em Tóquio”, que se concentrará em propriedades como Rurouni Kenshin e March comes in like a lion, que descreve a vida em Tóquio durante diferentes períodos de tempo; e “Personagens vs. Tokyo”, que reproduzirá colaborações e instalações de animes na vida real, como o Unicorn Gundam em Odaiba.
Os organizadores expressaram planos para realizar eventos de cosplay durante toda a exibição. A exposição seguirá para o Museu de Arte da Prefeitura de Ōita de 21 de novembro a 17 de janeiro de 2021. Os ingressos para a pré-venda da exposição em Tóquio estarão disponíveis no site da exposição e na loja de ingressos online até 7 de julho.