Num artigo que está a gerar bastante controvérsia nas redes sociais do Japão, o Hankyoreh reportou que “O anime está em declínio” devido a problemas estruturais como a falta de inovação, a exploração laboral nos estúdios de animação e a dependência excessiva de títulos antigos.
O jornal sul-coreano afirma que a indústria anime perdeu a capacidade de atrair novas gerações de fãs e na sua análise destaca 3 pontos:
3 razões para o declínio do Anime
- A idade média dos colaboradores do setor ultrapassa os 40 anos, o que reflete a falta de renovação geracional.
- As produções atuais dependem excessivamente de remakes e continuações de obras clássicas, limitando o surgimento de novas histórias.
- Jovens talentos preferem trabalhar em videojogos e outras mídias digitais devido às péssimas condições de trabalho no setor anime.
Além disso, o artigo argumenta que a inovação, que foi um motor de sucesso nas últimas décadas, foi substituída por fórmulas repetitivas que se baseiam na nostalgia em vez de riscos criativos.
Claro que dada a rivalidade entra Coreia do Sul e Japão, o artigo muito rapidamente se tornou viral, com muitos a considerar as críticas infundadas e destacam o sucesso global de franquias atuais como Kimetsu no Yaiba, Jujutsu Kaisen e Attack on Titan.
se não melhorarem urgentemente toda a estrutura trabalhista dos animadores em no máximo 5 anos, a china irá superar o japão no ramo de animes.
Do jeito que anda eles querem que as IA’s deem certo logo pra acabar de vez com esse ramo, no máximo vai só revisar o trabalho feito pela IA.
Por mais que tudo isso seja verdade, eu acho que esse artigo foi oportunista. Ao invés de criticar o Japão, o jornal poderia sugerir que a Coreia do Sul passasse a produzir os seus próprios animes, afinal de contas o país possui uma grande quantidade de manhwas que poderiam ser adaptados, porém enquanto o país focar todas as suas forças em música, novelas e cinema, acho que algo assim vai ser difícil.
Mas as obras coreanas são muito piores e 95% delas é cópia barata de uma ou outra, eles não têm moral pra criticar o Japão que ao menos de 5 em 5 anos ou menos aparece um novo hit, e eles nem conseguem produzir uma animação de jeito 😂😂 essa matéria dos coreanos da vergonha.