Nesta sexta-feira foram abertos oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio com a realização da cerimônia de abertura no novo Estádio Olímpico de Tóquio, as competições desta edição do evento serão realizadas entre os dias 21 de julho a 08 de agosto. A cerimônia de encerramento será realizada no dia 08 de agosto também no Estádio Olímpico de Tóquio.

Os esportes também são muito referenciados nos animes, portanto reunimos 17 séries anime de diversos esportes que irão ganhar destaque no decorrer das Olímpiadas e que valem a pena você conhecer.


Futebol | Captain Tsubasa

Não poderíamos começar esta lista com um dos mais conhecidos animes sobre um dos esportes mais populares no mundo e que já teve suas competições iniciadas nas Olimpíadas no dia 21 de julho. Os campeonatos de Futebol serão encerrados no dia 06 de agosto com a final feminina e no dia 07 de agosto ocorre a final masculina.

Este remake da série anime de 1981 estreou nas TVs a 2 de abril de 2018 com animação pelo estúdio David Production, direção de Toshiyuki Kato (JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable), guião de Atsuhiro Tomioka (Inazuma Eleven), Hajime Watanabe (Ginga e Kickoff !!) é o designer de personagem e diretor de animação, Hayato Matsuo (Hellsing Ultimate) é o responsável pela banda sonora e Yoshikazu Iwanami é o diretor de som.

A série mostra a história de Tsubasa Ōzora, de 11 anos, o jovem possui uma grande habilidade com futebol e é reconhecido pelo técnico, e lendário jogador brasileiro, Roberto Hongō, que decide levar Tsubasa para o Brasil para treinar para a Copa do Mundo.

O manga original de Yoichi Takahashi foi publicado pela revista Shonen Jump entre 1981 e 1988 e teve 37 volumes compilados. A série teve três animes, quatro filmes, vários OVAs, jogos para diversos consoles e vários mangas spin-offs.


Natação | Free! – Iwatobi Swim Club

As competições de Natação serão iniciadas a partir do dia 24 de julho e para os fãs deste esporte temos como equivalente a série anime Free! – Iwatobi Swim Club.

A história desenrola-se à volta de Haruka Nanase, um rapaz que sempre gostou de estar na água e nadar. Antes de se formar na escola primária, ele participou num torneio de natação com os seus colegas do clube de natação, Makoto Tachibana, Hazuki Nagisa e Rin Matsuoka. Depois de alcançar a vitória, cada um dos rapazes seguiu por caminhos diferentes.

O tempo passou e no meio de suas vidas monótonas no colégio, Rin aparece e desafia Haruka para uma partida, mostrando a Haruka o seu poder esmagador. Não querendo acabar assim, Haruka reúne mais uma vez Makoto e Nagisa e traz também um novo membro chamado Rei Ryugazaki para criar o Clube Iwatobi. Haruka, Makoto Nagisa, Rei e Rin reúnem-se para uma história da natação, juventude e amizade.

A série possui três temporadas, três filmes e em 2021 será lançada a primeira parte de Free! The Final Stroke, um filme anime dividido em duas partes e que terá a primeira parte em 17 de setembro de 2021 e a segunda a 22 de abril de 2022.


Basquete | Kuroko no Basket

Os fãs de Basquete (tradicional e da modalidade 3×3) poderão acompanhar as competições deste esporte a partir do dia 24 de julho, tendo a final do basquete 3×3 no dia 28 de julho e do Basquete tradicional no dia 07 de agosto para a final feminina e no dia 08 de agosto para a final masculina. Para os fãs deste esporte, recomendamos a série anime Kuroko no Basket.

A série mostra a história de cinco estrelas do basquetebol que separam-se no ensino secundário, e o igualmente talentoso Tetsuya Kuroko quer ajudar a sua equipa da escola Seirin a vencê-los.

Esta série anime possui três temporadas, dois filmes compiladores e um longa com uma história extra da obra. O anime teve animação do estúdio Production I.G, direção de Shunsuke Tada e roteiros de Noburo Takagi.


Vôlei de praia | Harukana Receive

Os fãs de vôlei de praia claramente que o anime recomendado seria Harukana Receive. A adaptação da obra de Niyoijizai foi lançada em julho de 2018 com direção de Toshiyuki Kubooka (Berserk: The Golden Age Arc), o guião é de Touko Machida (Wake Up, Girls!) e Takeshi Oda (Tenchi Muyo! Ryo Ohki) é o designer de personagens e diretor de animação. A animação é do estúdio C2C.

A história de Harukana Receive desenrola-se à volta de Haruka, uma jovem que tem um complexo por ser muito alta, e Kanata, que está prestes a desistir do vôlei de praia por ser muito baixa. Com a altura de Haruka e a experiência de Kanata, as duas jovens formam um par para jogar voleibol de praia em Okinawa.

Dentro das Olimpíadas as competições de vôlei de praia irão começar em 24 de julho, com a final feminina ocorrendo no dia 06 de agosto e a final masculina acontecendo no dia 07 de agosto.


Tênis de mesa | Ping Pong the Animation

As competições de Tênis de mesa serão iniciadas nas Olimpíadas em 24 de julho e o manga de Taiyo Matsumoto sobre este esporte possui uma adaptação para anime lançada em 2014 com animação da Tatsunoko Productions, direção de Masaaki Yuasa (Mind Game, The Tatami Galaxy, Kick-Heart) e o design de personagens é de Nobutake Ito. A série também possui uma adaptação para filme live-action lançado em 2002.

Esta obra conta a história de dois amigos que fazem parte do clube de ping pong da escola e que encontram no esporte um verdadeiro campo de batalha entre eles.

Ping Pong foi publicado no Japão entre 1996 e 1997 na revista Big Comic Spirit, a obra foi concluída em cinco volumes mas já foi lançada edições especiais com menos volumes que o original.


Ginástica | Taiso Samurai

As competições de Ginástica irão começar a partir do dia 24 de julho e para as fãs deste esporte foi lançado em outubro de 2020 a série anime Taiso Samurai (Taisou Zamurai).

Produzido pelo estúdio MAPPA (Dororo, Yuri!!! on Ice) com direção de Hisatoshi Shimizu (ZOMBIE LAND SAGA), história original de Snack Mary, guião de Shigeru Murakoshi (Dororo) e design de personagens de Kasumi Fukagawa (Zombie Land Saga, IDOLiSH7).

A história da série anime acontece em 2002 na outrora poderosa equipe japonesa de ginástica. Shōtarō Aragaki, o ex-membro da equipa japonesa que dedicou a sua vida à ginástica, não é mais capaz de competir com suas expectativas. Apesar de ainda treinar arduamente dia após dia, ele é aconselhado a desistir pelo seu técnico Amakusa. Contudo, um certo encontro altera o destino de Aragaki.


Skate | Sk8 the Infinity

Nas Olimpíadas de Tóquio o Skate está fazendo sua estreia dentro do programa olímpico e suas competições serão iniciadas a partir do dia 25 de julho. Com a temática sobre o esporte de quatro rodas recomendamos o anime original Sk8 the Infinity.

Lançado em janeiro desde ano, este anime original foi produzido a partir da colaboração de Hiroko Utsumi, a diretora de animes como Banana Fish, Free! – Iwatobi Swim Club, Free! Eternal Summer e o estúdio de animação Bones (Eureka Seven, My Hero Academia, Carol & Tuesday).

A história é supervisionada por Ichiro Okouchi (Code Geass: Lelouch of the Rebellion, Kabaneri of the Iron Fortress) e o design de personagens é de Michinori Chiba (Basilisk, Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans). Ryō Takahashi (ACCA: 13-Territory Inspection Dept., Argonavis from BanG Dream!) é responsável pela música.

O anime desenrola-se à volta de Reki, um estudante do segundo ano do ensino médio que adora andar de skate e se envolve em “S”, uma corrida de skate perigosa numa mina abandonada sem regras. Ranga, que voltou do Canadá para o Japão e nunca andou de skate anteriormente, também se envolve em S juntamente com Reki. Pilotos sujos, pilotos IA e outros indivíduos únicos competem na “batalha de corrida de skate para jovens”.


Surfe | WAVE!! Surfing Yappe!!

O Surfe é outro esporte que está estreando como esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio, com as competições desta modalidade se iniciando no dia 25 de julho.

Sobre este esporte, recomendamos o anime WAVE!! Surfing Yappe!!, uma série anime da trilogia de filmes de mesmo nome que foi lançada em janeiro deste ano com produção da MAGES., a animação é da responsabilidade do estúdio Asahi Production (Omae wa Mada Gunma o Shiranai), a direção é de Takaharu Ozaki (Girls’ Last Tour, Goblin Slayer), o argumento é de Kazuyuki Fudeyasu (Girls’ Last Tour, Black Clover) e o design dos personagens é de Yomi Sarachi (La storia della Arcana Famiglia, Mermaid Boys, Lostorage incited WIXOSS) sendo que Tomoko Iwasa (Hakumei and Mikochi) realizou a adaptação para anime.

A história de WAVE!! acontece na costa de Oarai, na província de Ibaraki, onde grandes ondas quebram o ano todo, tornando a área um local ideal para o surf. O rapaz local Masaki Hinaoka conhece um estudante que o apresenta aos encantos de surfar as ondas, e o resultado é uma história sobre rapazes que ficam obcecados pelo surf.


Vôlei | HAIKYU!!

Haikyu!! é uma série anime que conquistou muitos fãs que também passaram a acompanhar Vôlei. Nesta Olimpíadas de Tóquio as competições de vôlei serão iniciadas no dia 24 de julho, a final feminina será realizada no dia 07 de agosto e a final masculina acontecerá no dia 08 de agosto.

A adaptação em anime do manga de Haruichi Furudate estreou nas TVs japonesas dia 6 de abril de 2014 e a 2ª parte de Haikyu!! TO THE TOP, a 4ª temporada de Haikyu!!, foi lançada em 2 de outubro de 2020.

Shoyo Hinata e Tobio Kageyama, dois garotos fascinados pelo vôlei. A diferença é que Kageyama é um levantador talentoso, e Hinata, um atacante de baixa estatura para um jogador. Os dois se encontram durante a primeira rodada da etapa de classificação para o torneio Nacional, e acabam se tornando grandes rivais. Por coincidência do destino, eles terão que unir forças para entrar no clube de vôlei do colégio Karasuno e manter o sonho de continuar jogando vôlei.


Tênis | Hoshiai no Sora

Lançado em outubro de 2019 a série anime Hoshiai no Sora (Stars Align), do diretor Kazuki Akane (Escaflowne, Code Geass: Akito the Exiled, Birdy the Mighty: Decode, Noein), mostra a à volta dos rapazes de um clube de ténis que está prestes a fechar. Nos papeis principais encontramos Natsuki Hanae como Maki Katsuragi e Tasuku Hatanaka como Tōma Shinjō.

A animação é do estúdio 8-Bit (Encouragement of Climb, Rewrite, Infinite Stratos, Tokyo Ravens, Knight’s & Magic), o guião é também de Kazuki Akane e o design de personagens é da responsabilidade de Yūichi Takahashi. A direção de arte é de Shiori Shiwa e o som é da responsabilidade de Jin Aketagawa.

Dentro das Olimpíadas as competições de Tênis serão iniciadas a partir do dia 24 de julho.


Baseball | Ace Of Diamond

Retornando dentro do programa nestas Olimpíadas, o Baseball terá suas competições iniciadas no dia 28 de julho e sua final será realizada no dia 07 de agosto. Sobre este esporte, recomendamos a adaptação para anime do manga Ace of Diamond de Terajima Yuuji.

A história segue Eijun Sawamura e Kazuya Miyuki que juntamente com o resto da equipa tentam vencer os vários campeonatos onde participam graças a muita dedicação e determinação.

A produção anime da série teve sua primeira temporada na TV japonesa em outubro de 2013 e contou com animação pelos estúdios Madhouse e Production I.G. e o diretor é Mitsuyuki Masuhara (Blade, Kobato). A obra ganhou uma segunda temporada em abril de 2015 e uma continuação, intitulada Ace of Diamond Act II (Daiya no A Act II), lançada em abril de 2019.


Boxe | Megalobox

O Boxe terá as suas competições começando a partir do dia 24 de julho e sobre este esporte recomendamos o anime Megalobox, uma série anime que comemora os 50 anos do mangá Ashita no Joe, de Ikki Kajiwara (Asao Takamori) e Tetsuya Chiba.

Nesta série vemos a história de um homem chamado JD (Junk Dog), que participa em partidas de boxe para sobreviver. Hoje, ele entra no ringue novamente, mas ele encontra uma determinada pessoa. JD quer enfrentar um desafio que arrisca tudo.

Megalobox estreou na TV japonesa em abril de 2018 e teve animação do estúdio de animação TMS Entertainment (Lupin III, ReLIFE), a direção é de You Moriyama (diretor de animação de Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine, e designer de Kabaneri of the Iron Fortress e Attack on Titan), o guião é da autoria de Katsuhiko Manabe (Shin Kyūseishu Densetsu Hokuto no Ken: Raoh-den Gekitō no Shō, Shin Kyūseishu Densetsu Hokuto no Ken: Raoh-den Junai no Shō) e Kensaku Kojima (Shinya Shokudō).

A série ganhou uma continuação, intitulada Nomad: Megalo Box 2, que foi lançada em abril de 2021.


Ciclismo | Yowamushi Pedal

As competições de ciclismo serão realizadas nestas Olimpíadas entre os dias 24 de julho a  08 de agosto e dividido nas categorias Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, BMX e Ciclismo de Montanha. Sobre este esporte sugerimos a adaptação para anime do manga Yowamushi Pedal de Wataru Watanabe.

Este anime teve sua primeira temporada lançada em outubro de 2013 com produção do estúdio TMS Entertainment, o diretor é Osamu Nabeshima (D.Gray-man, Saint Seiya: The Lost Canvas, Zetman), o argumento é de Reiko Yoshida (Tamako Market, K-ON!, Bakuman) e o design de personagens é da responsabilidade de Takahiko Yoshida (Welcome to the NHK, Big Windup!).

A história desenrola-se à volta de Sakamichi Onoda um Otaku que adora tanto figuras de anime e jogos que costuma ir de bicicleta até Akihabara percorrendo uma distância de 90 quilómetros. Ele acaba por se juntar a uma equipa de ciclismo.

A obra também possui uma segunda temporada, diversos filmes animados e uma série e filme em live action.


Badminton | Hanebado!

Nestas Olimpíadas as competições de Badminton serão realizadas entre os dias 24 de julho e 02 de agosto, para conhecer mais sobre este esporte recomendamos a adaptação para anime do manga Hanebado! (The Badminton play of Ayano Hanesaki!) de Kosuke Hamada.

Lançado em julho de 2018, esta obra possui animação do estúdio Liden Films (Terra Formars, Udon no Kuni no Kin-iro Kemari), a direção é de Shinpei Ezaki (Monster Strike The Movie) e o guião é de Taku Kishimoto (Haikyu!!, ERASED).  O design de personagens é de Satoshi Kimura (Akashic Records of Bastard Magical Instructor).

A história da obra começa com Kentarō Tachibana, o treinador de badminton da equipe de badminton da Kitakomachi High School. Ele está preocupado porque a equipe tem poucos membros e nem sequer pode participar nas competições, mas ele vê uma aluna chamada Ayano Hanesaki a escalar facilmente uma grande árvore na escola, demonstrando excelentes habilidades motoras. Tachibana tenta convencer Ayano a juntar-se à equipe de badminton, mas descobre que Ayano odeia badminton.


Rugby | All Out!!

A versão olímpica do Rugby (que é disputada em partidas com dois times de apenas sete jogadores) terá suas competições iniciadas no dia 26 de julho e a final masculina ocorre no dia 29 de julho e a final feminina acontece no dia 01 de agosto. Sobre este esporte, recomendamos a adaptação para anime do manga All Out!! de Shiori Amase.

A história da obra de rugby desenrola-se à volta de Kenji Gion, um pequeno estudante do primeiro ano do colégio. No seu primeiro dia na escola da prefeitura de Kanagawa, ele encontra o alto Sumiaki Iwashimizu durante um jogo de rugby. Kenji Gion rapidamente fica amigo de Sumiaki, e junta-se ao clube de rugby. O anime retrata as lutas e aventuras deste par tão diferente.

O anime foi lançado em outubro de 2016 e possui animação dos Madhouse (Overlord, One-Punch Man) e TMS Entertainment (Yowamushi Pedal, Brave10), a direção é de Kenichi Shimizu (Parasyte: the maxim), o argumento é de Masahiro Yokotani (Free! – Iwatobi Swim Club, SHIMONETA, Beelzebub) e Shingo Irie (Kuroko’s Basketball, Log Horizon) e o design de personagens é de Masanori Shino (Gungrave, Black Lagoon, Digimon Adventure tri.).


Escalada Esportiva | Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls

Sendo outro dos esportes estreantes nas Olimpíadas de Tóquio, a escalada esportiva terá suas provas sendo realizadas entre os dias 03 a 06 de agosto. Sobre este esporte recomendamos a adaptação para anime do manga Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls de Ryuudai Ishizuka.

Este anime teve sua estreia em outubro de 2020 com animação do estúdio BLADE, a direção é de Tetsuro Amino (Broken Blade, Macross 7, Shiki), o argumento é de Touko Machida (The Idol Master), o design de personagens é de Yoshihiro Watanabe (Haganai)  e a música é de Tsubasa Ito (compositor na CyGames).

A história do anime acompanha meninas que competem em escalada, principalmente em paredes artificiais. A estudante do primeiro ano do ensino médio, Konomi Kasahara, descobriu este desporto na Hanamiya Girls ‘High School depois de treinar a sua mente com jogos de quebra-cabeça anteriormente.


Maratona Olímpica | Run with the Wind

Seguindo uma tradição que existe dentro dos Jogos Olímpicos, o último esporte claramente seria a Maratona Olímpica. Como recomendação indicamos a adaptação para anime de Run with the Wind (Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru).

Esta obra possui animação do estúdio Production I.G, a direção é de Kazuya Nomura (Robotics;Notes, Joker Game, Ghost In The Shell: The New Movie), o guião é de Kohei Kiyasu e o design de personagens é de Takahiro Chiba (Occult Academy, Haikyu!!). 

A história de Run with the Wind desenrola-se à volta da Hakone Ekiden, uma das maiores maratonas universitárias no Japão. A corrida é realizada todos os anos a 2 e 3 de janeiro e decorre entre Tóquio e Hakone e volta, para uma corrida total de quase 217,9 km (cerca de 135,4 milhas).

Uma informação que temos que destacar é que, diferente da Hakone Ekiden, a Maratona Olímpica é realizada em formato de competição individual e com distância de 42,195 km. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio a Maratona será realizada no dia 08 de agosto.


Menção Honrosa

Esportes Paralímpicos | Breakers

Apesar de serem realizados após os jogos Olímpicos, os jogos Paralímpicos também tem seu destaque com a produção anime Breakers.

O anime mostra quatro histórias sobre quatro esportes diferentes: basquetebol em cadeira de rodas, atletismo e salto em altura, goalball e natação paralímpica.

A obra possui animação pela Albacrow, a direção é de Masataka Nishikawa (direção de episódios de Hanebado), o argumento é de Hiromu Kumamoto (Yamishibai: Japanese Ghost Stories, Working Buddies!) e o design de personagens é da Albacrow Lab.

Lembrando que os Jogos Paralímpicos de Tóquio serão realizados entre os dias 24 de agosto a 05 de setembro.

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.