Situado em Mitaka, o estúdio Pierrot é responsável por produzir muito possivelmente algumas das series anime mais vistas no Japão e no mundo. As aventuras do eterno ninja laranja da vila da folha, em Naruto, as lutas frenéticas e sobrenaturais de Yuusuke em Yu Yu Hakusho e Bleach, e até o simpático café do urso polar foram todas obras deste lendário estúdio de animação. Também é sinónimo de produções cinematográficas das mesmas obras referidas, bem como num sem fim de produções televisivas e até para videojogos como é o caso da duologia de Keio Flying Squadrom, um jogo de culto para as consolas da Sega. Para finalizar o estúdio Pierrot também contou já com produções ocidentais, presente nas grandes séries da Nikelodeon, Avatar the Last Airbender e Avatar the Legend of Korra.
Desde muito cedo, o estúdio focou-se em séries de acção, Shounens da revista Shounen Jump, Shounen Sunday, e Mahou Shoujos, alimentando um catálogo vasto de obras que estavam a ser serializadas mensalmente nas páginas dessas revistas. Tendo uma demografia tão abrangente foi muito fácil ao estúdio Pierrot derrubar barreiras culturais e linguísticas invadindo até industria cinematográfica ocidental. Ao passo que o Studio Ghibli demorou décadas neste apontamento, para o estúdio Pierrot a sua política era muito simples, deixar as crianças empolgadas frente ao pequeno ecrã semanalmente, em vez de estrear um filme que teríamos talvez uma vez por ano, fazendo uma ponte perfeita entre manga, televisão e público.
As origens deste lendário estúdio remetem-nos até 1979, época em que a Tatsunoko Productions reinava em todo o seu esplendor. Yuuji Nunokawa e alguns ex-funcionários decidem aventurar-se e criarem um novo estúdio de animação e conceito centrando-se em passar para o ecrã personagens e aventuras em larga escala que acompanhávamos em páginas de revistas. A origem do seu nome e logótipo simbolizam o entretenimento, não só porque tem a forma de um palhaço como também o seu nome é derivado da simbologia de qualidade. Neste país, Itália é sinónimo de arte e requinte, e Pierrot é um tipo de palhaço originário da Commedia dell’arte, fortemente inserido na interação com o público.
A viagem de Nunokawa começa com um grande sucesso, quase intemporal que já fez, continua a fazer as delicias de vários fãs, e que poderás ficar a conhecer melhor na rubrica: Retronime. Urusei Yatsura, também conhecido simplesmente por Lum (no nosso país) foi a primeira grande adaptação, que conferiu-lhe lugar e estatuto na industria da animação. A adaptação da obra de Rumiko Takahashi, co-produzida entre a Kitty Films e Studio Deen, traduziu-se num enorme índice de audiências e até durante a sua exibição, conseguiu aumentar consideravelmente o número de vendas da obra original, Ovas e até levar Lum ao grande ecrã sob a forma de seis filmes, sendo o segundo um dos mais aclamados no que toca a obras recorrentes de televisão a cinema, convido todos a assistirem a Urusei Yatsura: Beautiful Dreamer. Face ao grande sucesso da invasora do bikini tigrado, o estúdio Pierrot decide também aventurar-se em adaptações Shoujo, usando como molde as Mahou Shoujo, longe estava de imaginar que estava perante não só de uma descoberta como também de criar um molde que acompanha-nos cada vez mais. Creamy Mami em 1983, foi a sua obra Mahou Shoujo primogénita, pouco depois tivemos Magical Emi, Magical Fairy Persia, Pastel Yumi e Fancy Lala. Creamy Mami foi conhecida como a pioneiro de uma nova estratégia de marketing e vendas, a “media mix”. A premissa seria usar um anime para promover e lançar uma nova cantora ídolo, menos conhecida. Essa ídolo era Takako Ohta, em Creamy Mami a sua personagem também tinha essa atividade, por isso foi extremamente fácil ligar os vários media. O tema de abertura “Delicate ni Suki Shite” foi também sua primeira iniciação musical no mundo real. Ohta não era uma Seiyuu formada e treinada, mas sim uma cantora, no entanto deu voz a Yu, materializando-se num enorme sucesso. A obra tornou-ser célebre e Ohta ganhou uma popularidade tão grande que ainda pode ser encontrada nos dias presentes. Em 1999, a Fuji TV realizou um inquérito para decidir qual era o tema mais popular para uma demografia de 25 anos de idade, e Delicate ni Suki Shite conquistou o primeiro lugar. Dizer que Creamy Mami abriu as cantoras ídolo em anime pode ser controverso, porque em 1978, tivemos Pink Lady Monogatari, no entanto temos aqui dois grandes pontos a referir. Pink Lady Monogatari é baseado num duo pop Pink Lady, bem popular nos anos 70, ou seja bastante conhecido. Tahato Ohta, não era conhecida até surgir, Creamy Mami, podemos assim constatar que o Estúdio Pierrot foi o pioneiro da técnica “Media Mix” definindo moldes e portas para futuras obras.
O sucesso do estúdio Pierrot fez abalar os pilares de várias outras empresas especialmente os da Toei Animation. As duas empresas começaram a fazer uma corrida a obras manga maintream ou grande sucesso adaptando-as, e tentando manter a todo o custo a sua permanência durante anos e anos. Como as adaptações ainda estavam a decorrer nas páginas da revistas, os estúdios não tiveram escolha e criaram pequenas mini-histórias que poderiam ou não estar impressas na obra original. Surgem aqui os polémicos fillers, escrita fraca, e as animações animação para lá de duvidoso, isto porque recorrem a estúdios de animação de terceiros de forma a série fluir semanalmente sem quebras . Porém a Toei ganhou a corrida no que toca adaptações com mais de cem episódios. Foram dezanove, as obras que a Toei adaptou com mais de cem episódios, no caso do estúdio Pierrot foram apenas sete, oito, ou nove, se contarmos com o inevitável sucessor de Naruto, o seu filho Boruto ou AAAAAAAAAAASTA, de Black Clover. É incrível como um dos pontos negros desta indústria nasceu de uma disputa entre dois estúdios e que continua de certa forma a ser travada nos dias de hoje.
Durante a sua vida o estúdio Pierrot ganhou com distinção o prémio Animage, com três vezes duas grandes obra, Yu Yu Hakusho em 1994 e 1995 e Saiyuki no ano de 2000. Mesmo perdendo a corrida contra a Toei Animation brindou-nos com obras célebres, tanto ou mais do que as da Toei e que já fazem parte da história do anime e da animação no geral.
Artigo enviado por Bruno Reis. Podem enviar os vossos artigos para o email admin@otakupt.com.
Se não me engano, Saber Rider/ Bismark foi criado pelo estudio Pierrot
muitos reclamam de pierrot , mas eu acho e muito bom quando vai lança um anime pela pierrot a qualidade não e 100%, mas pode ter ctz que são animes bons e com varios episodios.
Excelente, ansioso para que vc faça de outros estúdios também.
Não devia ser ninja loiro não? :p
Laranja, pelo fato que veste
Parabéns por mais um anifacto! Gosto de todos os anifactos (o único que me ficou “atravessado” foi o das cores dos super saiyans que, convenhamos, foi tudo menos ani”facto”) e este achei particularmente curioso. Venham mais!
Obrigado, espero continuar