Animadores na China recebem quase três vezes mais do que no Japão

loundraw anuncia Summer Ghost

Num tweet que se tornou viral, um programa de TV no Japão revelou que o salário médio anual de um animador chinês é de cerca de 5,2 milhões de ienes (cerca de 40,89 mil dólares), o que é 2,7 vezes mais do que o de um animador japonês, que ganha cerca de 1,9 milhões de ienes (cerca de 14,90 mil dólares) por ano.

O veterano animador Jun Arai (Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Sword Art Online, Tengen Toppa Gurren Lagann) veio dar ainda mais credibilidade a esta estatística ao revelar que enfrentou uma diferença salarial semelhante enquanto trabalhava num projeto de animação na China. No seu twitter podemos ler:

As empresas de animação chinesas pagam mais do que as japonesas. No ano passado, quando me pediram para supervisionar a produção de uma animação para uma grande empresa chinesa de animação, o preço chegou a ser 100 vezes superior ao do mercado japonês.

Quando alguns utilizadores afirmaram que embora os animadores chineses sejam bem pagos, muitos deles ainda decidem emigrar para o Japão para trabalhar Jun Arai explicou que, embora a China tenha conquistado recentemente um lugar no mundo da animação, muitos animadores estão curiosos para aprender a fazer animação japonesa de alta qualidade. Eles vêm na esperança de aprender as técnicas ou trabalhar no seu anime favorito da infância.

A razão pela qual os animadores chineses decidem trabalhar no Japão por um salário muito menor é a chamada “aquisição de experiência”. Eles sabem que é um salário miserável, mas vêm estudar como fazer animação japonesa de alta qualidade. Ou eles querem participar no seu anime japonês favorito que assistiram quando crianças.

FONTEOtakomu
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.
Subscreve
Notify of
guest
9 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ronoroa Zoro
Ronoroa Zoro
25 , Maio , 2022 19:40

já era Japão

Mysterio
Mysterio
25 , Maio , 2022 20:24

Pagar menos do que um país que é famoso por escravização… pqp viu

LikouD
Likou
Reply to  Mysterio
25 , Maio , 2022 20:56

A China também está há anos em um boom econômico, eles tem dinheiro a rodo, igual o Japão nos anos 80. Não to defendendo os salários no Japão, são realmente terríveis, mas é mais uma questão de distribuição, ou seja, os cargos superiores ainda ganham mais de 90% do lucro das obras mesmo na China.

Kaiki
Kaiki
25 , Maio , 2022 21:08

”O Comunismo é ruim”

AdmmiD
Admmi
Reply to  Kaiki
26 , Maio , 2022 0:11

Meu amigo, à muito q a China abandonou essa idiologia do passado, são mais q capitalistas lá. O nome do partido deles é só pra show mesmo, sem o capitalismo a China estava no fundo ainda.

Diego Cardoso
Diego Cardoso
26 , Maio , 2022 1:02

A china está começando a se tornar forte na animação, porem em questão de conteúdo ainda é um pouco restrito por conta da censura por parte do estado, mas isso vai além da animação, as novels e manhuas lá também sofrem bastante com censura.

fundashi666D
fundashi666
26 , Maio , 2022 3:53

Que situação triste 😞

Noᥙzᥱᥒ ΨυκιησD
Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
27 , Maio , 2022 0:45

Essa indústria tem q ter uma reforma o quanto antes.

Nel
Nel
28 , Maio , 2022 22:01

Esses Otakus não sabem nada da china.