O estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, Chainsaw Man, Hell’s Paradise, Dororo, Dorohedoro) tem estado em grande plano com animes bem populares, mas não se tem livrado de crescentes críticas devido às suas condições de trabalho. O japonês Myjitsu publicou um artigo apontando as constantes críticas do staff de animação ao cronograma de animação do estúdio MAPPA para a segunda temporada de Jujutsu Kaisen, que aumentaram nas últimas semanas. O artigo observou que, infelizmente, esses comentários não ressoam no Japão porque “eles já estão acostumados a lê-los”.
Podemos ler no artigo:
O anime “Jujutsu Kaisen” dominou esta temporada outono-2023 (outubro-dezembro), com a sua habitual superioridade em termos de enredo e qualidade. No entanto, parece que surgiram rumores de exploração laboral entre fãs fora do Japão em relação ao estúdio de animação MAPPA. Atualmente, a segunda temporada cobre o “Arco do Incidente de Shibuya”, um dos destaques do mangá original. Especialmente depois do episódio 33, onde Satoru Gojo foi finalmente selado, os episódios subsequentes tiveram um ótimo trabalho de animação, um após o outro.
Em particular, os episódios recentes tornaram difícil acreditar que se tratasse de uma série de anime, especialmente dada a sua qualidade consistente com um projeto muito maior. A série, como sempre, chama a atenção graças às suas belas cenas. Porém, por outro lado, as circunstâncias dos animadores participantes do projeto geraram polémica nas redes sociais.
Itsuki Tsuchigami, diretor de animação e storyboarder do episódio 40, embora não listado diretamente nos créditos, afirmou no Twitter que o cronograma de trabalho elaborado pelo MAPPA era “impossível de cumprir”. Ele também expressou a sua insatisfação com o fato dos episódios de Jujutsu Kaisen serem amplamente aclamados em todo o mundo, citando o nome da empresa e dizendo que quem deveria ser elogiado eram os funcionários, e não a empresa.
Animador do estúdio MAPPA diz que Jujutsu Kaisen 0 foi concluído em apenas 4 meses
Além disso, as reclamações não se limitaram ao cronograma de produção: “O triste é que o salário não é especial, na verdade o valor não satisfaz as responsabilidades do cargo. Esse sonho é uma merda”, escreveu ele.
Além disso, Souta Shigetsugu, que participou na animação do mesmo episódio, acusou a equipa de produção de manter um ciclo vicioso de exploração onde os animadores se esforçam para cumprir prazos de produção impossíveis.
Um especialista da indústria comentou: “Os fãs de anime no Japão estão habituados a saber das más condições de trabalho dos animadores, por isso, mesmo que este tipo de acusações sejam feitas nas redes sociais, passam despercebidas. No entanto, os fãs fora do Japão têm um grande respeito pelos animadores e também são muito sensíveis a este tipo de informação. Como Jujutsu Kaisen é uma obra particularmente proeminente no exterior, parece que os estúdios MAPPA são duramente criticados.
Fãs no estrangeiro expressaram opiniões como: “Os estúdios que exploram os seus animadores não merecem a gratidão de ninguém” e “Espero que as condições de trabalho da indústria da anime melhorem”. O interesse tem sido tal que as palavras “MAPPA” e “exploração” são geralmente tendências ao mesmo tempo.
O especialista continuou: “A exploração laboral dos animadores tem sido um problema desde a estreia de Jujutsu Kaisen 0, lançado em dezembro de 2021. Além disso, mesmo antes disso, havia muitas reclamações generalizadas contra o ambiente de trabalho no MAPPA. Nos últimos anos, o MAPPA produziu séries de anime como “Shingeki no Kyojin: The Final Season”. No entanto, a equipa de entretenimento é a última na linha dos benefícios alcançados com esses sucessos.
MAPPA é igual a Rockstar. Faz merda atrás de merda, mas aí lança algo novo e todo mundo esquece e é tudo mil maravilhas.
Além disso “habitual superioridade em termos de enredo”? Esse cara tem ler/ver mais coisas kkk
Eles trancaram os comentários no Twitter para não receber críticas. O estúdio Madhouse que faz coisas boas quando pega bons diretores, também acaba escapando do escrutínio público. Mas eu sempre lembro eles de que a animação linda que postam se gabando de sua série, é graças aos animadores, os quais nós esperamos que estejam sendo bem pagos. Eu pelo menos tento lembrá-los.
“com a sua habitual superioridade em termos de enredo” 😂😂 em Jujutsu?! Kkk
E isso me incomoda muito desde sempre, quando os caras agradecem o estúdio e não os caras envolvidos no projeto.
o pior de tudo isso, é que ainda tem gente que defende com unhas e dentes o mappa, e amaram o episódio de ontem….
Bem condiçoes de trabalho no japão são complicados em geral não so em animação e muito conveniente pra americanos idiotas com suas megalomaniacas de ganhar dinheiro falar sobre “exploração” mais concordo que sim qualquer outro pais não não consegue vazer produções como japão animadores deverian ser reconhecidos.