Numa recente entrevista, Masahiko Minami, o presidente do estúdio Bones (Mob Psycho, My Hero Academia, Bungou Stray Dogs), falou sobre a indústria anime e no que os estúdios se devem concentrar para se manterem à tona num mercado em constante mudança.
Masahiko Minami afirmou que é fundamental para a sobrevivência de um estúdio de animação produzirem as suas obras originais.
Acredito que uma empresa morre se não criar obras originais. Apenas criar adaptações pode fazer uma produtora anime crescer significativamente. No entanto, como Bones, entendemos a necessidade de fomentar a criatividade e a imaginação em conjunto com a nossa equipa. Abordamos a animação como um meio visual e contemplamos os tipos de trabalhos que podemos trazer à existência. Este aspecto criativo é crucial.
Masahiko Minami deu depois o exemplo de Space Dandy:
Por exemplo, a equipa perguntou-me: ‘Por que você decidiu criar ‘Space☆Dandy’?’, ao que eu respondi: ‘Não foi divertido criar?’ Todos afirmam: ‘Foi realmente divertido!’ Bem, até certo ponto, ‘Dandy’ foi um projeto que o diretor Watanabe e eu estávamos particularmente ansiosos para realizar (risos).
Tanto os criadores envolvidos na sua produção como o público desejavam criar e testemunhar algo divertido. Pode ter sido uma época um tanto restrita. Os animadores desfrutaram de uma liberdade criativa significativa e vários artistas expressaram diferentes aspectos de ‘Dandy’ sem nomear um diretor-chefe de animação.
Obras originais raramente são de fato boas, mas sempre tem exceções.