Recente episódio de Attack on Titan reavivou inimizade entre Japão e Coreia do Sul

A transmissão do episódio 70 da adaptação para série anime do mangá Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) de , que corresponde ao episódio número 11 de Attack on Titan: The Final Season, acabou por gerar uma polémica nas redes sociais que colocou os fãs sul-coreanos contra os japoneses. A situação foi desencadeada após um post de Yuki Kaji, que interpreta Eren Yeager no anime.

No seu twitter Yuki Kaji afirmou:

Espero que todo o mundo leia Shingeki no Kyojin alguma vez. Mas também espero que olhem para isso. Eu realmente espero que tenham a chance de perceber algo.

Talvez o seiyuu não tivesse a intenção de tocar no assunto e simplesmente deveria ter falado mais, mas as respostas que começaram a inundar o post passaram a referir-se à situação dos crimes de guerra. Por exemplo, um comentário declarou:

Os criminosos de guerra devem sempre se lembrar dos seus pecados e arrepender-se. A história deve ser lembrada para que não se repita novamente. Se você esquecer os seus pecados como os habitantes da Ilha de Paradis, então você se tornará um homem com as mesmas ideias de Eren.

Postagens semelhantes começaram a preencher as respostas ao post do seiyuu, até que finalmente um acabou por fazer a comparação que muitos pensaram, mas ninguém tinha escrito ainda.

Claro, quando vi a Gabi pensei imediatamente: “Droga! Ela age como uma coreana”.

Essa situação refere-se ao momento em que Kaya repreende Gabi Braun pela morte da sua mãe há quatro anos. Gabi menciona que tudo se deve aos crimes que o Império Eldian cometeu vários séculos atrás, embora Kaya garanta que a sua mãe nunca cometeu nenhuma atrocidade.

Esta situação foi comparada pelos japoneses com aquelas relacionadas ao ressentimento de alguns países asiáticos contra o Japão pelos seus crimes cometidos durante o expansionismo do Império do Japão, onde múltiplos crimes de guerra foram cometidos contra os países conquistados e anexados ao regime. Tanto a China quanto a Coreia do Sul são os países que mais se destacam nessas questões polémicas, e aproveitam qualquer ocasião para culpar os japoneses pelos seus crimes no passado, mesmo que sejam acontecimentos de várias gerações atrás.

Subscreve
Notify of
guest

39 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Shadow kaos
Shadow kaos
25 , Fevereiro , 2021 0:01

hoje em dia ta fogo , qualquer minimo detalhe em qualquer lugar vira combustivel pro povo reclamar

Facawar
Facawar
24 , Fevereiro , 2021 23:15

internet: Opa, proximo anime da lista de tentar cancelar mas dar mais popularide é SNK

?Pico Trap Delícia?
?Pico Trap Delícia?
24 , Fevereiro , 2021 22:53

Tenso.??

glauber breno
glauber breno
24 , Fevereiro , 2021 21:51

Lembro de um comentário de uma pessoa uma vez e ele disse algo como isso: “A Ásia aceita a existência do Japão, não quer dizer que quero me dá bem com eles”, é isso. China, Coreia do Norte e Sul e parte do sudeste Asiático é tipo um Brasil e Argentina no futebol, quando fala de um assunto específico, acabou a amizade e aí o bixo pega kkkkk :V

Hyake
Hyake
24 , Fevereiro , 2021 20:39

Situação extremamente delicada essa vivida no território asiático.
Acredito que ambos os lados estão corretos e errados ao mesmo tempo em diferentes pontos, por isso fico hesitante em opinar a respeito.

Não acho correto da parte dos coreanos/chineses demonstrarem esse tipo de comportamento obstinante nas redes sociais, só gera mais conflito sem acrescentar nenhuma solução palpável.

Por outro lado eu vejo também muita complacência por parte do público japonês, especialmente do auto-escalão do país (Governantes). De tempos em tempos eu ouço histórias de revisionismo histórico de certos eventos daquele período ou como parte da população se quer conhece sobre o envolvimento deles na guerra e confesso que fico perplexo.

Concluindo, é bobagem (com algumas exceções) fazer caso com autores e outros envolvidos na produção dos animes/mangás por suas histórias, porém, seria interessante por parte do Governo Japonês propor uma solução pra essa ocasião, um pedido de desculpas oficial e admitir sobre alguns dos crimes que eles negam terem feitos seria um bom começo.

Amanda Tostes
Reply to  Hyake
24 , Fevereiro , 2021 21:15

Obrigada pelo comentário sensato. Concordo com você num geral. Grande parte desses ainda existentes conflitos entre China e Coreia se deve ao fato do governo japonês tentar ignorar ou fingir que não aconteceram vários crimes de guerra (exemplo mulheres de conforto), enquanto outros países como Alemanha sempre lembram e lamentam, importante para que os episódios são se repitam. Já o Japão quer sempre jogar a sujeira por debaixo do tapete.

Sonzai Efu
Sonzai Efu
24 , Fevereiro , 2021 19:52

Caramba, primeiro foi a dubladora lá criticada por visitar um templo e agora isso, começou a caça aos seiyuus agora é?

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
24 , Fevereiro , 2021 19:21

Porra, o Japão tomou 2 bombas nucleares e não fica de Mimimi nessa merda. Chinês e Coreano é um pé no saco com essas palhaçadas. Qnd a critica é evidente como foi o caso do anime lá que foi cancelado eu até entendo a angustia, até pq lá o autor além de colocar suas ideias no twitter, ele até mesmo colocou em sua obra ao tratar seu MC como Herói com os acontecimentos dessa época, mas qnd uma parada é fictícia sem qualquer relação a acontecimentos reais, os caras não tem que ficar com essa choradeira não.

Maria
Maria
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
26 , Fevereiro , 2021 2:22

As bombas atómicas foram brutais, e nada desculpa a brutalidade dos Estados Unidos, nem mesmo o Pearl Harbor, mas eu sinto que no Ocidente não se tem noção da brutalidade do que o Japão fez. Eles colonizaram a China e a Coreia, e como todos sabemos, colónias não costumam ser bem tratadas, mas isso é mais duas colónias nas milhares da história do mundo. MAS ninguém refere massacres como o de Nanquin. 1 semana consecutiva em que o exército Japonês decidiu invadir as casas dos civis e violar as mulheres e crianças à frente dos pais e mandar os filhos matar os pais para parar com as violações das irmãs. E neste massacre morreram 300 mil chineses, nomeadamente mulheres com objetos dentro das vaginas. Quando li isto investiguei mais sobre o Japão na 2º Guerra mundial, e há dados que indicam que os japoneses foram mais brutais que a Alemanha. Nunca se cometeram tantos crimes de guerra como o Japão cometeu. Recomendo investigarem o Massacre de Nanquin, se quiserem conhecer mais da história oriental.

Eu antes de saber isto tudo também dizia que estava na altura da China e da Coreia perdoarem o Japão, mas facto é de que a 1º coisa que o Japão fez quando se rendeu foi ELIMINAR todos os registos dos seus crimes para limpar a sua imagem na história e não responder por eles. Para além disso, NUNCA lançaram um pedido de desculpas oficial para as escravas sexuais. Ainda há escravas sexuais vivas à espera desse comunicado oficial. É tudo o que lhes pedem e é tão simples. É fácil dizer que a China e a Coreia já deviam ter perdoado o Japão, mas é difícil para eles fazê-lo quando ainda não pediram perdão pelos crimes de guerra, e vamos lembrar que ainda há pessoas vivas que viveram esta guerra, o que complica tudo.

Posto isto, reconheço os horrores da bomba atómica e faria todo este discurso também para os Estados Unidos. O meu ponto é que enquanto ocidentais, não podemos dizer-lhes para perdoar o Japão sem ter havido um pedido de desculpas oficial.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  Maria
26 , Fevereiro , 2021 3:08

Eu conheço o Massacre de Nanquin, e eu sei que oq a Coreia e a China passaram nas mãos do Japão foi doidera, oq eu não concordo é eles buscarem esse “pedido de desculpas” com pessoas relacionadas a industria de animes, como dubladores, autores, diretores e etc… Não é cancelando essas pessoas que vc conseguirá essas desculpas, por isso que fica chato qnd acontece algo assim.

Maria
Maria
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
27 , Fevereiro , 2021 17:07

depende se esse autor ou ator tiver respeito pela história e pelo sofrimento que foi feito. Neste caso, acho que não tem nada a ver, porque nem foram os coreanos a exigir desculpas da pessoa em questão. O ator defendeu que se devia lembrar da história e os fãs japoneses é que começaram a responder mal, como se não fosse verdade. Claro que os coreanos e chineses ficaram chateados de novo.

Carlos santos
Carlos santos
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
25 , Fevereiro , 2021 13:37

O cara sabe nada de histotia kkkkkkkkkkkkk

Se voce não sabe o japão ocupou a corea durante a segunda guerra e fez os mesmo trabalharem como escravos para os japoneses e ainda fez as mulheres do país a serem protitutas.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  Carlos santos
25 , Fevereiro , 2021 13:41

Jura!? Obrigado pelo esclarecimento gênio.

Carlos santos
Carlos santos
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
25 , Fevereiro , 2021 13:51

kkkkkkkkkkkk falou o “genio” que nos comentarios falou que tudo é mimim e palhaçada. Se soubesse mesmo de historia,saberia que o Japão é um país que ja fez eugenista na prorpia população.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  Carlos santos
25 , Fevereiro , 2021 13:56

Ok, mas oq isso tem a ver com animes e com os dubladores ? Parece até aqueles militantes negros com o papo de “divida histórica”. Só oq me faltava…

Carlos santos
Carlos santos
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
25 , Fevereiro , 2021 13:57

Não estou refutando a noticiapublicada no site e sim seu comentario postado.
E ainda veio me chamar de militante,é piada demais kkkkkkkkk

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  Carlos santos
25 , Fevereiro , 2021 14:03

Sabe interpretar oq vc lê não ? Eu fiz uma comparação com os casos onde essas pessoas que pedem o cancelamento e tudo mais vem com o papo de “divida histórica”, msm a pessoa em questão não tendo nada a ver com aquilo que aconteceu no passado.

Te pergunto novamente tmb, oq isso tem a ver com animes e com os dubladores ?

AlvoErrado2
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
25 , Fevereiro , 2021 13:22

Não entrando no mérito da questão discutida no tópico, mas ficam sim, cansei de lê notícias sobre isso em jornais internacionais, japoneses reclamando sobre coisas que os EUA fizeram ou ainda fazem, mas é claro isso vindo da população mais velha, já que os mais novos são “apaixonados” por cultura ocidental e não estão nem aí por questões passadas ou até futuras.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  AlvoErrado2
25 , Fevereiro , 2021 13:44

Exatamente, população mais velha. Vc acha que os chineses e os coreanos que ficam reclamando de animes e dos próprios Seiyuus no twitter são pessoas velhas ? Duvido que sejam. Essa nova politica do cancelamento é feita por pessoas mais novas, então novamente, não é a mesma coisa.

AlvoErrado2
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
25 , Fevereiro , 2021 15:30

É a mesma coisa, desde que seu comentário não especifica a idade, só diz japoneses. É claro que para mim é besteira reclamar de eventos passados, acho que só devem ser lembrados para evitar que os mesmos erros sejam cometidos ou para evitar que se faça propaganda positiva sobre eles, reclamar por reclamar é pura besteira.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  AlvoErrado2
25 , Fevereiro , 2021 15:58

Twitter né mano, acho que eu nem precisava especificar a idade das pessoas. Eu não consigo visualizar um coroa de 60~80 anos discutindo essas coisas no Twiter no post de um dublador de anime.

AlvoErrado2
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
25 , Fevereiro , 2021 16:23

Você não consegue, mas eu conheço pessoalmente alguns que fazem isso, brasileiros e estrangeiros, afinal de contas idade não significa maturidade.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  AlvoErrado2
25 , Fevereiro , 2021 16:24

Não me referi a maturidade, mas sim no local da discussão e no tópico que ela se iniciou.

Matheus Mattos
Matheus Mattos
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
24 , Fevereiro , 2021 20:56

“o Japão tomou 2 bombas nucleares e não fica de Mimimi nessa merda.” a sim, n é como se a maioria das historias feitas no japão ainda estivessem retratando a situação que sofreram com as bombas. N é como se o próprio titã colossal não tivesse paralelos com a bomba atômica.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  Matheus Mattos
24 , Fevereiro , 2021 21:42

Vamos supor que isso realmente seja o caso, e que o Titã colossal tmb seja uma referencia as bombas nucleares. Onde isso seria “mimimi” ? São situações completamente diferentes. Seria semelhante ao que rola na Coreia e na China caso o Japão ficasse reclamando no Twitter e pedindo cancelamento de filmes, séries e até mesmo pessoas influentes do mundo do entretenimento americano a cada comentário ou menção que lembra-se as bombas. Ai eu te pergunto, tá rolando isso ? Não tá, ou seja, situações completamente diferentes ao do post.

Matheus Mattos
Matheus Mattos
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
24 , Fevereiro , 2021 21:56

Só comparei no sentido de q, feridas relacionadas a guerras sempre são lembradas. Não quero defender a ideia de censurar nem nada do tipo.
A questão é que tudo isso é mais delicado do que resumir em “mimimi” o comentário de Hyake e da Amanda ali explicam bem isso, ainda é muito recente os acontecimentos da segunda guerra mundial.
E no fim creio q as ideias do Attack on titan é mostrar que todos os lados saem feridos nas guerras.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  Matheus Mattos
24 , Fevereiro , 2021 22:06

Concordo com o comentário da Hyake, mas qnd o comentário vem de um Seiyuu como foi o caso da Kayano e agora do Kaji, eu não vejo motivos de ficar sempre batendo nessa tecla sobre os crimes de guerra do Japão. Se viesse de um politico ou alguem do alto escalão do governo Japonês eu até entenderia essa angustia, mas essas pessoas não são tradicionalistas ou extremistas que tão lá defendendo aquilo que aconteceu no passado… O cara se referiu a uma obra fictícia e que apresenta a trajetória da humanidade em si. Mas não, Coreano e Chinês tem que levar para o lado pessoal e sempre bater nessa mesma tecla.

Matheus Mattos
Matheus Mattos
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
25 , Fevereiro , 2021 0:03

Ok vc tem tuas ideias. Porem creio que seja inegável que algumas historias fictícias possuem ideias politicas e se baseiam sim em fatos históricos. No caso do attack on titan tem diversos paralelos com situações da segunda guerra mundial e outros conflitos. A semelhança dos Eldianos aos judeus é bem grande.

Gabriel (Joseph Joestar)
Gabriel (Joseph Joestar)
Reply to  Matheus Mattos
25 , Fevereiro , 2021 16:15

E nem por isso vc vê Judeu ou alemão (pelo menos eu não vejo) reclamando da semelhança dos fatos.

Andre Guilherme
Andre Guilherme
Reply to  Gabriel (Joseph Joestar)
27 , Fevereiro , 2021 14:31

O estupro de nanquim foi pior do que bomba atômica.

Carlos santos
Carlos santos
25 , Fevereiro , 2021 13:38

O problema é que japão fez coisas terriveis com a corea,mas tudo foi “ANULADO” quando os EUA jogou duas bombas atomicas no país,fazendo assim com que fossem “vitimas”.

Luís Couto
Luís Couto
25 , Fevereiro , 2021 13:06

Ridículo. Acho hilariante que séries como Bleach têm paralelismos bem mais arrepiantes e não vejo ninguém a fazer filme. (Talvez por não serem tão óbvios e terra a terra?)

Luis Alves
Luis Alves
25 , Fevereiro , 2021 5:08

Parece a historia de Brasil e Portugal, os brasileiros sempre a questionar ” que de meu ouro ?” z.z

Alexsander Aguiar
Alexsander Aguiar
Reply to  Luis Alves
25 , Fevereiro , 2021 15:53

Mas a gente faz mais por meme, apesar de ser uma situação triste

- Lopes -
- Lopes -
26 , Fevereiro , 2021 19:52

comment image

Ronanfalcon
Ronanfalcon
26 , Fevereiro , 2021 17:55

“Reavivou”? Mas tenho lido sobre isso há uns anos, ou seja, está vivo faz tempo!
Para além disso, vocês aí embaixo, parem de falar da coisa como se soubessem, recolham-se a sua insignificância, e, para os brasileiros, acho bom lembrar que vocês tem seus próprios problemas pra se preocupar.

Nuno Alves
Nuno Alves
26 , Fevereiro , 2021 9:46

Que estupidez…

♛ Mคster : Hirøshi ♛
28 , Fevereiro , 2021 3:24

Essa treta sempre se arrasta, igual a treta do Japão com a China, esse pessoal ainda não saiu da Segunda guerra, que de Fato Terminou com a “Little Boy” e a “Fat Man” sobre Hiroshima e Nagasaki, nesses tempos, qualquer Coisa já é motivo pra mimimi por causa disso e outras Coisas.

Andre Guilherme
Andre Guilherme
27 , Fevereiro , 2021 15:21

“Se você esquecer os seus pecados como os habitantes da Ilha de Paradis, então você se tornará um homem com as mesmas ideias de Eren.” – Essa foi a maior bosta que eu já li em toda a minha vida, esse palhaço deve ter lido o mangá com o dedo enfiado no rabo.