Sakuga 101 – Formas de Animação

A formas e técnicas deste maravilhoso ofício são infinitas!

Sakuga 101 - Técnicas e Formas de animação

Sejam bem-vindos ao novo quadro da OtakuPt, Sakuga 101.
Neste quadro vamos destacar e comentar sobre animação, as suas peculiaridades e sequências incríveis.

Nada melhor como começar com um post mais informativo e educativo. No mundo da animação existe um infinito número de técnicas e formas que levam à melhor ilustração de uma cena ou desenho. Vamos dar um olhar mais detalhado às formas e técnicas mais comuns de animação, e outras não tão faladas que talvez não conheçam, também algumas expressões essenciais.

Frames de impacto (ショックコマ)

Frames de impacto ou impact frames são desenhos especiais decorridos num curto período de tempo com o objetivo de enfatizar um determinado momento, neste caso o momento de impacto ou ênfase.

Rotação

Qualquer tipo de rotação de câmera (perspectiva) através de animação.

Ciclos de corrida ou caminhada

Qualquer sequência de animação ilustrando personagens a correr ou caminhar. Evolve um enorme senso de coordenação e/ou detalhe nas expressões e roupa.

Transformação (変身, Henshin)

Qualquer sequência que demonstre uma transformação.

Roupa (fabric)

Forma de animação desenha detalhadamente cada movimento do personagem traduzido nas suas peças de roupa.

Cabelos

Qualquer tipo de animação que faz um uso interessante e detalhado de cabelos das personagens.

Actuação de personagem (character acting)

Qualquer tipo de animação que dá ênfase a uma actuação realista e bem movimentada de uma personagem.

Mecha

  Gattai (合体)

Basicamente uma transformação combinada de mechas.

  Henkei (変形)

Qualquer sequência de transformação de um mecha

Efeitos (VFX)

Bem, esta categoria é bem geral mas como não quero alongar ainda mais esta lista apenas irei dar um exemplo. Tudo que seja efeito é valido como explosões, fumo, líquidos, fogo, raios, laseres, faiscas, etc.

3D (CGI)

Este é bem óbvio, mas para qualquer dúvida é animação feita através de computação gráfica, ao contrário do tradicional 2D desenhado à mão. Nota: Hoje em dia muitos animes apenas usam o CG parcialmente como auxiliar, como por exemplo nos backgrounds ou objetos inanimados, carros são os mais comuns.

Borrão (smear)

Esta técnica é uma das mais complexas, mesmo que seja tão menosprezada. Causa muitos maus intendidos por fazer os personagens “distorcidas”, mas é quando bem feita uma das técnicas mais belas da animação. (Por favor, não confundam um borrão com “má animação”, está é suposto reflectir um movimento ultra-rápido de um objecto ou personagem. Tal como se tirar-mos uma foto em movimento ficaria distorcida.)

Comida

Por último não podia faltar as maravilhas da culinária, os animes são famosos por fazer simples pratos de comida ainda mais deliciosos do que qualquer um na vida real. Por isso, não podia deixar de lado e também como forma de animação bastante artística e estética.

Bom, espero que tenham gostado deste artigo um pouco diferente. Com este quadro espero trazer mais coisas interessantes sobre animação e temas relacionados. O próximo talvez seja sobre estilos de animação, por isso fiquem atentos. ?