Mais...
    InícioCinemaO futuro do Cinema Ocidental está na adaptação de animes?

    O futuro do Cinema Ocidental está na adaptação de animes?

    Desde sua criação em 1895, o cinema como um todo sempre já teve diversos ciclos momentâneos que perduraram em sua indústria. Cada um destes ciclos refletiam o momento sentimental, econômico e tecnológico de sua época e isso era passado para a grande tela através de diversos temas que ganhavam destaque no público.

    Quando o cinema passou a ser popular durante o seculo XX a criação de filmes focados em temas específicos que estavam em maior destaque popular começaram a criar uma avalanche de longas com histórias parecidas e que muitas vezes desapareciam na mesma velocidades em que haviam ganhado popularidade. Isso ocorreu com os filmes de Velho Oeste, mesmo que este gênero tenha influenciado muito da cultura pop de sua época, e influencie bastante na atualidade, é evidente que ele tenha chegado em seu ápice e nos anos de 1960 tenha começado a decair por causa de muitas histórias repetidas.

    Após o gênero do Faroeste, o cinema comercial passou a seguir por ciclos no decorrer dos anos aonde um filme sobre determinado tema fazia sucesso e outros longas mais genéricos surgiam como pipoca. Isso fica bastante evidente entre os anos 90 e início dos anos 2000, aonde tivemos diversos filmes sobre desastres naturais envolvendo erupções vulcânicas (Dante’s Peak e Volcano), quedas de meteoros (Deep Impact e Armageddon) e longas tecnológicos ou de sociedades sombrias (Matrix, Equilibrium, Swordfish e Hackers). No início dos anos 2000 as franquias Harry Potter e The Lord of the Rings ganharam um grande destaque tanto no cinema como na venda de seus livros, isso claramente desencadeou no surgimento de varias franquias de livros adolescentes sendo adaptadas para o cinema em busca de pegar um espaço deixado pelos dois e filmes das series The Hunger Games e Twilight conseguiram o seu lugar ao sol, porem outras tentativas de franquias (como a Divergent e The Chronicles of Narnia) não tiveram o mesmo sucesso.

    O_futuro_do_Cinema_Ocidental_está_na_adaptação_de_animes_01

    Em 2008 a Marvel Studios lançou o primeiro filme do que após 10 anos veio a se tornar um grande universo compartilhado, os estúdios concorrentes vieram a tentar (alguns ainda tentam) criar algo parecido em escala de grandiosidade, planejamento e sucesso, mas como dito no inicio deste texto o cinema possui ciclos e a era dos filmes de heróis pode vir no futuro a perder força e deixar o gosto popular assim como correu com os filmes de Velho Oeste. Possivelmente no futuro os estúdios de cinema podem vir a se aventurar totalmente de cabeça na adaptação de um gênero que sempre teve uma parcela do mercado da Cultura Pop Ocidental e que aos poucos vem ganhando cada vez mais relevância, os animes.

    Nos últimos anos diversas adaptação baseadas em obras de animes e mangas foram produzidas no Ocidente, houveram muitos fracassos (como Dragon Ball Evolution e Death Note) mas também houveram filmes que foram considerados satisfatórios, como foi o caso de Ghost in the Shell e Edge of Tomorrow. Recentemente os filmes adaptados de animes ganharam mais força graças ao anuncio da produção de longas baseados nas obras Boku no Hero Academia (My Hero Academia), Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) e Naruto e isso mostra que existe a possibilidade dos filmes baseados em animes se tornarem o próximo ciclo dentro da indústria do cinema.

    Se considerarmos a quantidade de conteúdo que os animes e mangas possuem atualmente, existe uma quantidade suficiente para ser produzido até mais filmes que todo o MCU tem atualmente e existem muitas empresas que estão dispostas a realizar esse tipo de investimentos neste momento, como é o caso da Netflix ou da Legendary Pictures. Lembrando que o conteúdo adaptado ou baseado na criação destes futuros filmes não irão apagar o conteúdo original criado no Japão, o que significa que se a adaptação Ocidental for boa ou ruim ela não ira fazer o seu anime/manga original perder importância e a adaptação ainda pode até fazer as pessoas buscarem o conteúdo original para saber de forma completa sobre a obra (algo que ocorreu com a explosão dos filmes de heróis).

    O_futuro_do_Cinema_Ocidental_está_na_adaptação_de_animes_02

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    5 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    5 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Dougfulll
    Dougfulll
    11 , Julho , 2019 18:32

    Se os filmes derem certo é bem provável kkkkk

    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 18:32

    Não é novidade para ninguém que nos cinemas,os filmes com o roteiros originais são raridade na atualidade e os que são poucos conseguem chegar ao sucesso de critica e ou bilheteria,muita gente questiona que o cinema a criatividade “morreu” e por isso apelaram para continuações,remakes e reboot que não deram certo como foi caça fantasma e indiana Jones 4 e no fim provocaram a ira de muitos fãs.

    E agora está atras de adaptações de coisas da cultura greek como animes,HQs,jogos e livros.Há quem aposte que isso só vai durar mais uns 2-3 anos e depois volte ao lombo como foi a decada de 90 que se tentou essas adaptações e foram fracassos totais e com pouca coisa que se salvava.

    Eu acredito que o futuro vai ser de series mesmo,sites de streaming só cresce e em um seriado é melhor para se adaptar por os custos são menores e se der errado pode se cancelar tudo

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Reply to  toygame lan
    11 , Julho , 2019 20:22

    Mais é que entra o ponto: o que define se determinado filme possui um roteiro original? Avatar é considerado um filme revolucionário para a tecnologia do cinema, mas sua história é claramente inspirada na Jornada do Herói (um padrão de acontecimentos que ocorrem dentro do roteiro e que podem ser utilizado em qualquer gênero de filme, livros ou jogos).

    Como dito no texto, o cinema é cíclico e o mesmo tema da Jornada do Herói contado em Harry Potter já havia sido utilizado em Star Wars em 1977. Só que a criatividade esta na forma como o roteirista utiliza um mesmo tema de uma forma mais moderna de acordo com o seu tempo. Um outro exemplo disso é o filme Ocean’s Eleven (Onze Homens e um Segredo), que é um remake de um longa de mesmo nome de 1960, e o recente e bastante elogiado A Star Is Born (Nasce uma Estrela), quarto remake e em todos é em foi contado histórias distintas.

    Lembrando que até entre os animes existem temas repetidos, como é o caso de Naruto, Midorya e Luffy terem sua própria em jornada em busca da conquista de um sonho. Como dito, a questão é como o roteirista faz uso da história para criar algo criativo em volta daquele tema.

    Claramente que existem muitos filmes ruins pelo caminho, mas existem muitos longas criativos nos últimos anos (inclusive nos anos 90, que foi um período que selou a união do roteiro com o início do modelos modernos de efeitos especiais).

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Felipe Soares
    11 , Julho , 2019 23:37

    nossa usar Avatar como exemplo é tenso.Pois assim como Titanic o publico só foi pelos efeitos especiais mesmo e o idiota do James se gaba de ser revolucionario até hoje.

    Jornada do Heroi e cliches são elementos narrativos da dramaturgia que sempre vão acontecer nos filmes e todo tipo de produção do entreterimento.

    Original seria criar algo, que mesmo usando todos elementos já usado mil vezes ,irá resultar em algo menos previsivel possivel e ainda acrescenta novos elementos narrativos.Os filmes de comedia mesmo hoje em dia são pessimos,por que os etudios já dão uma cartilha de como os filmes devem ser então muitos roteristas acabaram indo para TV criar seriados de comedia,pois tem mais liberdades para tal e como isso temos the big bang theory que é algo original,mesmo que se use muitos elementos de comedia já batidos

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    11 , Julho , 2019 18:32

    Sinceramente, acho que NÃO. Beberão dessa fonte? COM CERTEZA. Com seus altos e baixos. No fim serão mais um nicho com seu público certo. entre tantos outros.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares