Mais...
    InícioCosplayDestaque Cosplayer: Cinnamonmate Cosplay

    Destaque Cosplayer: Cinnamonmate Cosplay

    Destaque Cosplayer: Cinnamonmate Cosplay

    Ana Alves tem 19 anos e estuda Geografia e Planeamento Regional no ensino superior. Uma área nem remotamente semelhante ao cosplay e a tudo o que envolve.

    No entanto, faz cosplay desde 2010, fazendo parte de um grupo que utiliza esta arte para projectos de voluntariado, com um fato de Snow Trooper da saga Star Wars. Mais recentemente, tirou o capacete, e sob o nome de Cinnamonmate Cosplay expandiu o seu hobby para personagens de outros universos.

    Ana sempre teve o gosto pela ‘cultura geek’ a correr pelas veias. O seu pai é um enorme fã de toda a esta cultura e especialmente de Star Wars, foi graças a ele que descobriu a arte do cosplay.

    “Descobri o cosplay por causa do meu pai na verdade. (…) ele juntou-se à Legião 501 e tomei um interesse no assunto de vestir fatos e fazer voluntariado com eles. (…) Ele tinha um fato de Stormtrooper e futuramente teria um de Darth Vader para a mesma causa. Pôs-me o vício desde que eu era pequena.”

     

    “Ana, para muitos cosplay é elaborar fatos, para outros é usá-los e representar, para outros é criar a personagem realisticamente com uso de fotografia e edição. Para muitos é um hobby, para outros, profissão. Para alguns é competitivo, para outros, diversão.

     

    O que é, para ti, o cosplay?

    – Cosplay é uma arte. Não é só fazer os fatos ou competições. É a junção de várias coisas numa só. Cosplay é diversão e ser feliz enquanto se faz. Cosplay é algo que palavras não conseguem descrever, apenas tenho a dizer que se gostas continua a fazer!

     

    Quando fizeste cosplay pela primeira vez?

    – O meu primeiro fato foi um snow trooper para me juntar à Legião 501. Tornei-me na primeira cadete em Portugal. Entre 2010 e 2014 só fazia voluntariado com a organização. Em 2014 fui pela primeira vez a uma convenção de cultura pop, a primeira edição da Comic Con Portugal. Na altura tinha uma fractura no pé, não podendo utilizar nenhum fato. Mas na edição seguinte do mesmo evento fiz pela primeira vez cosplay sem fins de voluntariado. A personagem foi  Umaru da anime Himouto! Umaru-chan.

     

    O que te fez querer fazer mais fatos e voltar a participar nestes eventos?

    – Apesar da recepção do meu Snowtrooper ter sido sempre fantástica, principalmente por parte das crianças nos hospitais, fiquei completamente fascinada com a recepção da minha Umaru na Comic Con Portugal. Fiquei tão contente com o facto de ser reconhecida após ter posto a minha cara fora do capacete que só queria fazer mais fatos depois disso. Eu não faço só cosplay por mim mas também porque gosto de ver a felicidade na cara das pessoas quando reconhecem as personagens.

     

    Nestes 6 anos de cosplay, houve algum momento especifico que te marcasse?

    – O que mais me marcou no voluntariado com a Legião foi a primeira vez que fui ao IPO de Lisboa. Ver crianças que infelizmente não tem a sorte de muitas outras todas felizes e contentes por verem as personagens de Star Wars foi simplesmente marcante. Só me lembro de estar a chorar de felicidade dentro do capacete.

     

    E pelo lado negativo? Já tiveste alguma experiência desagradável por estar de cosplay, dentro ou fora de convenções?

    – Para além do assédio fora das convenções, não tive assim nenhuma experiência má. Acho que não sou a única que tem esse problema fora das convenções. Comentários inapropriados e sexuais, por exemplo. Mas o meu conselho é deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro. Marca uma pessoa, com ou sem cosplay, mas temos que aprender a lidar com esses casos seja onde for.
    Excluíndo isso, desde 2010 só tenho boas memórias de estar a fazer personagens.

     

    Escolhe a tua equipa! Costura, crafting ou caracterização?

    – Apesar de adorar a caracterização, a parte que mais gosto hoje em dia é o crafting. Desde sempre tive uma paixão por criar as minhas próprias coisas e de arranjar formas criativas de uso de materias. (…)O adereço que me deu mais gosto fazer as minhas pistolas da Mumei (Koutetsujou no Kabaneri). Na altura não encontrei tutoriais nenhuns na internet por isso tive que usar a minha imaginação e misturar o uso de EVA, Aquaplast, fios de eletrecidade e PVC.

     

    Qual é o teu fato mais recente? Vês melhorias nas tuas capacidades desde que começaste a fazer os teus fatos?

    – O meu último fato foi o de Hinata Hyuga (Naruto), o meu sonho de criança. Visto que é a versão da 4ª Grande Guerra Shinobi, foi maioritariamente comprado. Já com a Lucy Heartfilia (Fairy Tail) ou a Mumei tive que ser mais criativa com o uso de tecidos e assim, até ao ponto que tive de pedir ajuda. Apesar disso acho que tenho aprendido bastante com cosplay no que toca a fazer fatos desde o início e é algo em que eu tenho apostado bastante nos últimos tempos.

     

    Que personagens tens planeados para este ano?

    – Tenho vários personagens planeados. Para além de querer fazer outra Lucy Heartfilia e Hinata Hyuga tenho para acabar a Alfreed (Arslan Senki), Branca de Neve e The Coon (South Park).

     

    Para terminar, há algo que gostavas de poder dizer ao público sobre o cosplay e os assuntos polémicos, ou não, que o envolvem?

    – Cosplay é para todos! Eu passo a vida a dizer que pouco me importa a tua aparência física. Tanto faz qual seja a personagem! Ninguém merece ser julgado pelo seu corpo enquanto esta a fazer cosplay daquela personagem que sempre quiseram fazer. As pessoas que julgam um cosplay pela constituição física de uma pessoa não merecem a vossa atenção. E não importa se é uma cosplay que mil pessoas façam ou que ninguém tenha feito. Acho que infelizmente é um assunto que está bastante presente na nossa comunidade. Devíamos abrir mais a nossa mente para todos os cosplayers, mas sei que nem toda a gente tem esta mentalidade e tenho que respeitar isso.”

     

    Podem seguir a Ana como cosplayer nas suas páginas:

    “Cinnamonmate Cosplay no Facebook, Tumblr e também no Youtube, onde posto vídeos semanalmente relacionados com Cosplay e em que partilho a minha experiência como cosplayer, e em @cinnamonmate no Instagram.”

    Facebook: https://www.facebook.com/cinnamonmatecosplay
    Tumblr: http://cinnamonmatecosplay.tumblr.com/
    Youtube: https://www.youtube.com/cinnamonmatecosplay
    Instagram: https://www.instagram.com/cinnamonmate/

    Se são cosplayers e gostavam de mostrar o vosso trabalho aqui no site basta entrarem em contacto através do email admin@otakupt.com.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares