Mais...
    InícioJapãoAlunos japoneses obrigados a revelar as suas contas nas redes sociais

    Alunos japoneses obrigados a revelar as suas contas nas redes sociais

    Alunos japoneses obrigados a revelar as suas contas nas redes sociais

    Está instalada a polémica no Japão à volta das exigências de algumas escolas.

    Quem acompanha o OtakuPT já não deve ficar surpreso com estas notícias, desde cortes de cabelos forçados, passando por professores a darem socos a estudantes, por expulsões por ter cabelo castanho e até lambidelas de orelha, acontece de tudo um pouco nas escolas nipónicas e a mais recente polémica envolve redes sociais.

    A natureza controladora das escolas japoneses é tal que algumas estão a começar a exigir aos seus alunos que revelem o nome das suas contas nas redes sociais para que as escolas possam fazer “patrulhas online” para ver se tudo está bem.

    Um questionário aplicado aos alunos exigia que eles dissessem à escola se eles tinham contas no LINE, Instagram, Twitter, Facebook ou “outros” e, em caso afirmativo, quantos seguidores tinham. Ainda mais surpreendentemente, foi também exigido aos estudantes que revelassem os seus IDs das contas (dando acesso a potenciais anos de posts que os estudantes nunca pretendiam que os professores vissem), dizendo que era necessário para que a patrulha da escola inspecionasse as contas para “evitar problemas”.

    Os alunos também foram informados de que não tinham permissão para usar contas sociais para além além das que declararam no formulário, e que seriam suspensos se descobrissem que estavam a utilizar contas secretas.

    Uma das alunas a que foi aplicado o questionário desafiou a escola sobre essa política, e foi prontamente informada de que, como o ensino médio não é obrigatório no Japão, ela teria a liberdade de desistir se não quisesse compartilhar informações potencialmente pessoais.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    13 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    13 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Charles
    Charles
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Heh, me pergunto sobre a equipe de ponta que eles devem ter pra saber se os alunos estão usando contas falsas ou não.

    toygame lan
    toygame lan
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Que coisa ridícula ,isso fere a liberdade individual do aluno.
    Os pais que devem monitorar os filhos e não a escola.

    Pedro
    Pedro
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Eu li de novo para ver se não era da China.

    JayJay
    JayJay
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Rumo a extinção

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Bem que o Brasil poderia ter algumas escolas com essa coragem de si impor, aqui o aluno faz o que quer em muitas escolas, e infelizmente em vários casos não são algo positivo. Não precisa ser dessa maneira, já que só vai aumentar as contas fakes, mas eles ainda poderiam encontrar outra maneira de fazer parte da vida do estudante.

    ps: Bem que o OtakuPT poderia postar outras noticias referentes as escolas japonesas, como agora há várias que não exigem que os alunos usem uniformes específicos para não deixar desconfortável alunos LGBT dando a vários liberdade de escolha, assim como outras noticias. Muitos fâs de animes usam apenas esse site para se informarem sobre o Japão e a noticia não pode ser polarizada. Locais como Japan today e Japan Times oferecem boa variedade de artigos, inclusive no Japan times já há uma critica sobre o live-action de Kingdom.

    Caso tenham postado essa noticia, peço desculpas!

    ps 2: Acho que muita gente não entendeu que apenas algumas escolas tomaram essa medida e não que é algo nacional exigido por lei. Ao menos está assim na fonte original da noticia.

    Mas acho que fim, quando se prende aos fatos e ao que os japoneses conquistam todos os anos nas áreas de ciência e tecnologia, por mais estranho que pareça, não dá pra ter muita moral pra criticar o sistema educacional Japonês que é de longe considerado um dos melhores do mundo, principalmente quando se compara ao brasileiro. Triste fato.

    LeoBtx Mota
    LeoBtx Mota
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Esses japoneses devem ser das antigas, com tal ideia retrogada!

    Márcio Rogério
    Márcio Rogério
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Acho que essa prática de a escolar querer ser adicionado como amigo deles não é ruim, visto que é um país onde a morte de jovens por suicídio é muito grande. Acompanhar o progresso da pessoa não é ruim, assim como aqui no Brasil só se esconde quem faz coisa errada, você pode formar opnião sem ofender ninguem.

    SALAMAO - WILLIAM
    SALAMAO - WILLIAM
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Japoneses são loucos skskkskskskkskskskk

    this guy
    this guy
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Se fosse no Brasil nego ou iria zoar com a escola, ou ia ter revolução com os alunos saindo na porrada se quisessem continuar com isso.

    Eu acho um baita de um exagero esse negócio de que se a pessoa não quiser compartilhar as suas contas (que são privadas e para uso próprio) os caras “convidam” a menina a desistir dos estudos, Japão tá uma porra esses tempos.

    Hollowfied
    Hollowfied
    26 , Agosto , 2019 7:18

    E depois dizem que aqui no Brasil que é a Ditadura.

    Dougfulll
    Dougfulll
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Só vai aumentar as contas fakes kkkk

    Chika
    Chika
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Que exagero! Eles tão se preparando para instalar uma ditadura ou coisa assim?

    Joe
    Joe
    26 , Agosto , 2019 7:18

    Que negócio absurdo esse país. Vai de mal a pior.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares