Japão irá decretar estado de emergência por causa do Covid-19 (novo coronavírus)

Segundo informações do NHK World, o Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe, pretende decretar nesta terça-feira (07) estado de emergência em sete prefeituras durante o período de um mês por causa do surto de Covid-19 (novo coronavírus).

O estado de emergência será decretado nas prefeituras de Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka e o Primeiro Ministro não planeja pedir um bloqueio total, mas espera manter o transporte publico, supermercados e serviços essenciais abertos. A decisão final sobre o decreto de estado de emergência será realizada em uma reunião de Shinzo Abe com especialistas em saúde publica.

Através do decreto de estado de emergência os governadores das prefeituras poderão pedir para a população evitar sair de suas casas, solicitarem o fechamento de escolas, restringir a abertura de varejo ou locais de aglomeração e solicitar terrenos ou edifícios para a construção de instalação medicas.

Nas ultimas duas semanas o numero de contagio aumentou no Japão, principalmente na cidade de Tóquio, que neste domingo registrou 148 novos casos de Covid-19. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, solicitou neste ultimo final de semana para a população adotar o home office e evitar saídas não dispensáveis.