Novo primeiro-ministro do Japão aposta nos mangás e animes

Novo primeiro-ministro do Japão aposta nos mangás e animes

No final de agosto noticiámos que Shinzo Abe devido a problemas de saúde acabou por renunciar o cargo de primeiro-ministro do Japão e hoje depois de eleições internas no Partido Liberal Democrata (PLD) foi revelado que o seu sucessor é Yoshihide Suga, o político japonês de 71 anos que atuou como Ministro dos Assuntos Internos e Comunicações durante o primeiro mandato de Shinzo Abe como Primeiro-Ministro de 2006 a 2007, e como Secretário-geral do Gabinete durante o segundo mandato de Abe de 2012 a 2020.

Yoshihide Suga é assim eleito para dar continuidade às políticas de Shinzo Abe, sendo que já anteriormente Yoshihide Suga participou em iniciativas para utilizar a popularidade internacional dos mangás e animes para aumentar o turismo no Japão.

O anime e mangá foi uma das apostas económicas de Abe e Suga deverá continuar essa aposta. Suga foi um dos políticos envolvidos nos esforços de recuperação do estúdio Kyoto Animation após este ser atacado e participou igualmente nos esforços legislativos para combater a pirataria anime.