Shintaro Ishihara, romancista e ex-governador de Tóquio, faleceu aos 89 anos

Ex-governador de Tóquio ficou conhecido mundialmente pela lei anti-Otaku.

Nesta terça-feira (01 de fevereiro) foi anunciado que o romancista e ex-governador de Tóquio Shintaro Ishihara faleceu aos 89 anos de idade.

Ishihara ficou conhecido pelo seu romance de estreia intitulado Season of the Sun (Taiyō no Kisetsu), ele recebeu o Prêmio Akutagawa por causa obra em 1956 enquanto ainda era estudante na Universidade Hitotsubashi. O livro inspirou um filme live-action de 1956, um especial de anime de televisão de 1986 e uma série live-action de 2002.

A carreira política de Ishihara começou em 1968, quando concorreu como candidato do Partido Liberal Democrata a um cargo na Câmara dos Conselheiros, a câmara alta legislativa japonesa. Mais tarde, ele concorreu à câmara baixa representando o segundo distrito de Tóquio depois de quatro anos na Câmara dos Conselheiros. Ele tentou pela primeira vez concorrer a governador de Tóquio em 1975, mas falhou, retornando à câmara baixa. Sua tentativa posterior em 1999 foi bem-sucedida, e ele serviu como governador de Tóquio por mais dois mandatos até sua renúncia em 2012.

Dentro do meio dos animes e mangas Ishihara ficou conhecido mundialmente pela emenda da Portaria de Desenvolvimento Saudável da Juventude em 2010 (também conhecida como a lei “anti-Otaku”). Que visava restringir a venda de certos mangás e animes considerados “publicações prejudiciais”. Como resultado as 10 grandes editoras de mangá boicotaram o evento Tokyo International Anime Fair (TAF), que era presidido por Ishihara como governador de Tóquio na época. Durante este ocorrido as editoras se juntaram a outras organizações e lançaram o evento Anime Contents Expo. No ano de 2013 a TAF veio a se fundir com o evento Anime Contents Expo para formar assim o evento AnimeJapan.

Subscreve
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments