A curiosa relação da Square-Enix e Star Wars

Com o iminente de lançamento de Final Fantasy VII Remake e com mais um capítulo de Star Wars fechado, sabiam que as duas franchises estão intimamente ligadas? Facto que a saga criada por George Lucas, teve um impacto tremendo na cultura pop, e é comum encontra-la em diversos produtos como filmes e videojogos, a série Final Fantasy não é exceção.

Talvez o facto mais evidente sejam as personagens Biggs e Wedge. Estes dois tornaram-se elementos em quase todos os capítulos. Este duo presta homenagem a Wedge Antilles e Biggs Darklighter, membros dos rebeldes, que tiveram a sua estreia em Star Wars: A New Hope. A primeira aparição destes na Square, (ainda como Squaresoft) surgiu em 1994, no Final Fantasy VI quando eram dois soldados do império escoltando Terra logo no início do jogo. Isto simplesmente porque o seu produtor Yoshinori Kitase, desejava ser realizador de cinema, depois de assistir ao filme de 1977.

Desde então Biggs e Wedge começaram a ser um elemento comum como os Chocobos, Moogles e Cid. No célebre Final Fantasy VII, estes são membros do grupo eco-terrorista, AVALANCHE, liderado por Barret Wallace. Em Final Fantasy VIII, atuam como uma dupla cómica de soldados de Galbadia, em Final Fantasy X, são dois guardas do Blitzball Stadium, e na sua sequela são membros oficiais dos Gullwings. Até nas entregas MMO, podemos encontrar este duo como mercenários de Aht Urghan, e ferreiros na Garlond Ironworks. Na aventura de Lightning, também surgem através da loja B&W Retail Networks (Biggs & Wedge). No entanto, este acontecimento apenas está presente na versão japonesa porque no ocidente no logo da loja encontramos V+W.  Esta é devido um erro de tradução vigente na versão original de Final Fantasy VI, aqui conhecida como Final Fantasy III. No Japão o seu nome é escrito como ビックス (Bikkusu) e na altura a equipa de tradução não reparou na relação com as personagens da galáxia distante, e traduziu-o literalmente como Vicks. Em Lightning Returns: Final Fantasy XIII, Biggs e Wedge são parte integrante de uma sidequest, intitulada Death Game, na cidade de Yusnaan. Quando completamos a mesma, a dupla aparece no parque com uns músicos a tocarem o tema da Terra da presenta na sexta entrega. Saindo deste ambiente e entrando em Chrono Trigger existe um minijogo no laboratório envolvendo não só Biggs e Wedge como também Piette. Penso que seja também uma tentativa de homenagear o comandante Firmus Piett, um capitão do lado negro da força.

Pensam que Final Fantasy IX tinha ficado fora destas referências? Nada mais longe da verdade. Nos instantes finais deste jogo, o último inimigo cita uma afirmação de Yoda de Star Wars Episode I: The Phantom Menace: “Fear leads to anger, anger leads to hate, hate leads to suffering.” Ainda neste jogo, Kuja afirma que “Everything is proceeding as I have foreseen.” Quem assistiu a Star Wars: Return of the Jedi, saberá que esta é uma afirmação de Palpatine. Também na série Kingdom Hearts, muitos associam o Rei Mickey ao mestre Yoda, devido ao seu físico, ataques rápidos e agilidade. No nível do Gummi ship assault of the Dreadnought podemos encontrar um cubo como a Death Star. Voltando a sétima parte e embora não seja oficial, o nome Nanaki, parece um anagrama de Anakin.

No entanto, a melhor relação com a Guerra das Estrelas encontra-se em Final Fantasy XII. Este jogo tem elementos tão comuns que quase parece uma versão alternativa do mesmo. Vaan é um órfão num mundo oprimido por um império. Vive com o sonho de viajar nos céus e de viver uma vida melhor. Este eventualmente acaba envolvido com uma resistência, semelhante aos rebeldes. Durante as suas viagens encontram uma princesa que foge do seu reino, tal como a Leia, e um pirata motivado por tesouros e mulheres, como Han Solo que tem como companheira uma personagem animal chamada, Fran. Um dos antagonistas chave outrora herói, caiu nas trevas por não conseguir proteger os outros e começa a odiar-se, tornando-se num soldado de elevado estatuto no império, ainda assim partilhando fortes relações com uma das personagens principais, mais tarde através deste consegue a redenção. Caso não estejam a associar tratam-se dos personagens Gabranth e Darth Vader de Star Wars e Final Fantasy XII respetivamente.

Estas foram as referências Star Wars que encontrei ao longo da série Final Fantasy e outros jogos da Square. Se souberem de mais algumas for favor partilhem nos comentários e que a força esteja connosco!

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal, até à sua atualidade. Devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também é adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.