A Relação entre o misterioso cartucho dourado de Megaman IV e artistas japoneses

A Recente publicação onde é revelado que Yusuke Murata foi o criador do Robot Master,  Dust Man, pode ser explicada se recorrermos ao raro e misterioso cartucho dourado de Mega Man 4.

Mega Man 4, ou Rockman IV como é conhecido no Japão, está no mercado a quase 3 décadas, mas poucas pessoas sabem da existência do seu cartucho de ouro super-raro que foi distribuído em quantidades muito limitadas. A Inside Games partilhou esta história, que foi revelada uns anos atrás, num programa de TV japonês, chamado Kaiun! Nandemo Kanteidan, que está a ser transmitido há mais de 20 anos.

A premissa deste programa é muito simples, um grupo de profissionais avalia todos os tipos de objetos diferentes apresentados por várias pessoas, que podem ir desde celebridades a agricultores locais.

Em 1991, quando Yoshitaka Enomoto ainda estava no ensino básico, participou num concurso realizado pela Capcom para criar um Robot Master para Mega Man 4. Dos cerca de 70,000 inscritos, o seu design para Pearl Man foi escolhido para um dos oito robôs chefes a serem apresentados no jogo. Então Pearl Man tornou-se no Bright Man, de Mega Man 4 que todos conhecemos, Juntamente com outros 7.

Robot Master Designer Nome submetido
DWN-025 Bright Man Yoshitaka Enomoto
(榎本よしたか)
Pearl Man
DWN-026 Toad Man Atsushi Ootsuka
DWN-027 Drill Man Masayuki Hoshi
DWN-028 Pharaoh Man Takayuki Ebara Miira Man
(Mummy Man)
DWN-029 Ring Man Hiromi Uchida Ring Man
DWN-030 Dust Man Yusuke Murata
(村田 雄介 Murata Yūsuke)
Dust Man
DWN-031 Dive Man Suguru Nakayama
DWN-032 Skull Man Toshiyuki Miyachi

 

Depois de vencer o concurso, este e os outros sete artistas, (um destes foi Yusuke Murata) receberam cartuchos dourados de Mega Man 4. Estas cópias nunca foram reproduzidas no mercado e são consideradas um dos maiores items de colecionador desta série. A partir de Mega Man 4 este concurso esteve aberto a todo o mundo, e por muito irónico que possa parecer este cartaz publicitário para o ocidente, a pessoa demente que criou o Dust Man, é atualmente um dos maiores mangakas.

Embora aparecessem em jogos mais tardios, facto é que designs ocidentais também marcaram presença em jogos na série. Freeze Man, criado por Greg Hill, fez parte de Mega Man VII para a Super Nintendo, e Blade Man e Bee Man (Hornet Man) criados por Jason Hundley, e Yusef Cardiel, respetivamente,  só viram a luz do dia em 2009 e 2010, com Mega Man 9 e Mega Man 10!

O cartucho dourado atualmente vale uns impressionantes 628,000 ienes, ou seja, mais de 5400 Euros!! Só existem 8 exemplares no mundo inteiro, tanto que o hoje o conhecido ilustrador, Yoshitaka Enomoto bem como o criador da versão mangá de One-Punch Man, Yusuke Murata, estão em posse de dois destes.

Recentemente quer o representante japonês da comunidade Mega Man no YouTube, como Enamoto foram convidados ao programa das ídolo Team Sachi, e o seu mais recente trabalho apresenta um videoclip com sprites de Mega Man. Podemos também testemunhar como o entusiasmo pelo corajoso robot ainda permanece bem vivo em Enamoto!

Numa nota muito pessoal, o primeiro Mega Man, também foi o primeiro jogo que joguei e terminei, isto quando tinha cerca de 7 anos. Tal como os artistas representados neste artigo esta série, nos tempos presentes esta série de jogos permanece como uma das minhas favoritas. Mega Man é mesmo um daquelas séries que não se esquece e vive em todos os jogadores que jogaram ou continuam a jogar as suas aventuras.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest
4 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Beautifrog
Beautifrog
6 , Maio , 2020 2:41

“a pessoa demente que criou o Dust Man, é atualmente um dos maiores mangakas.”

Toxic

luna
luna
6 , Maio , 2020 12:58

????

Bruno Reis
Bruno Reis
Reply to  luna
8 , Maio , 2020 10:22

Gostaste do artigo?

luna
luna
Reply to  Bruno Reis
10 , Maio , 2020 13:44

sim eu amo essa franquia