Companhias como PlayStation, Xbox e Embracer Group têm adquirido múltiplos estúdios nos recentes anos, transformando-os em estúdios de apoio e com o tema mais atual do que nunca após a aquisição da Activision Blizzard King pela Microsoft, Shawn Layden, antigo CEO da Sony Interactive Entertainment America partilhou as suas preocupações com esta tendência no mais recente episódio do Lan Parties.
Shawn Layden comentou:
A minha preocupação com a consolidação é que muitas vezes ela afeta a criatividade. Por exemplo, pegar em algum tipo de estúdios pequenos e independentes e trazê-los para um conglomerado maior e, essencialmente, o tempo desacelera quanto maior você é, o tempo desacelera. Também fico preocupado quando os estúdios são comprados e em vez de permitirem uma forma de criarem o seu jogo, eles talvez sejam absorvidos por uma empresa maior que está a fazer um jogo maior, você sabe, quantos estúdios estão envolvidos na criação de jogos de grande sucesso, vai surpreender a sua mente.
Estou apenas preocupado com o que isso faz com o desejo de criatividade dentro dos estúdios, e podem eles manter vivo esse tipo de criatividade independente ou eles simplesmente são absorvidos pelo todo maior? O tempo dirá, mas é um pouco preocupante. Quando você passa de centenas de vozes para dezenas de vozes, você perde algumas vozes.