Asus lança a sua nova gama de placas gráficas AMD Radeon RX 6000

A ASUS acaba de lançar no mercado as novas placas gráficas nas da gama ROG Strix e TUF Gaming, baseadas na série AMD Radeon RX 6000. Esta e a vanguardista arquitetura gaming, RDNA 2, unem-se para elevar o patamar, rumo a uma nova geração de GPUs.

Para que os utilizadores tirem o máximo partido destas, os engenheiros da ASUS trabalharam arduamente no desenvolvimento das placas gráficas ROG Strix e TUF Gaming para proporcionar o funcionamento e desempenho que os jogadores esperam e merecem.

A AMD Radeon RX 6800 XT é uma das placas gráficas mais potentes que a AMD alguma vez construiu. Quando os engenheiros da ASUS começaram a desenhar a placa ROG Strix, a potência abismal da RX 6800 XT desde muito cedo estimulou o design de um sistema de arrefecimento liquido. Os entusiastas da Master Race certamente que já conhecem os benefícios dos sistemas de arrefecimento a água, tanto que já adicionaram kits em separado para espremerem até ao tutano o potencial das suas placas gráficas.

A ASUS ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT já bem preparada para esse efeito. Concebida de raiz através de um módulo de arrefecimento líquido personalizado que foi especificamente desenhada para tirar o máximo potencial do GPU. Uma placa com temperaturas mais baixas não só amplia o tempo útil da placa como aumenta a sua capacidade de desempenho. O líquido arrefece tanto o GPU como os módulos de memória GDDR6 à volta do chip gráfico. O calor desses componentes é transferido diretamente para o circuito de arrefecimento em vez de ser transferido para o ar como acontece habitualmente. Na outra extremidade do circuito, encontramos um radiador de 240 mm que atinge o equilíbrio certo entre o elevado potencial de arrefecimento e uma compatibilidade vasta nas montagens disponíveis nas caixas de PC atuais. Uma ventoinha silenciosa e um dissipador de calor de baixo perfil, na cobertura da placa gráfica, assegura que o circuito de fornecimento de energia se mantém fresco.

Montada num PC, a ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT integra-se perfeitamente com o sistema. A placa está equipada com mangueiras de arrefecimento especialmente compridas de 600 mm para permitir mais opções de montagem, mesmo em caixas EATX com interiores complicados. Estas são revestidas a tecido para as proteger contra a abrasão e para também dar um toque premium extra à nossa build.

Para remover o calor do circuito, a placa possui um par de ventoinhas de 120 mm, concebidas à medida para o radiador, que são otimizadas tanto para CFMs elevados como para pressão estática, para manter o ar a mover-se em movimento. Tal como noutras placas ROG Strix, os conetores FanConnect II incorporados nas placas ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT podem ser ligados a um par de ventoinhas do sistema. Estes conetores permitem que as ventoinhas da caixa ligadas à placa gráfica respondam diretamente às mudanças de temperatura do GPU ou CPU, aumentando o fluxo de ar de arrefecimento sempre que necessário.

Com a Radeon RX 6800 XT, a AMD também coloca no mercado a ASUS ROG STRIX  Radeon RX 6800 para transportar as Big Navi a sistemas de gama média. Para os fãs a Team Red, a versão ROG Strix RX 6800 dispõe dos últimos avanços da ASUS para placas gráficas.

Um dissipador de calor maciço de 2,9 ranhuras transfere calor eficazmente para longe do silício do GPU usando múltiplos tubos e uma placa MaxContact na base, que aumenta a área da superfície para proporcionar uma transferência de calor melhorada. Um trio de ventoinhas com o mais recente design Axial-tech gera um fluxo de ar elevado através das alas do dissipador enquanto minimiza os níveis de ruído. Anéis de barreira inseridos nas ventoinhas exteriores, em conjunto com um número de pás mais elevado que na geração anterior e uma ventoinha central que roda no sentido contrário, asseguram que o fluxo de ar é direcionado para as partes mais quentes do dissipador do GPU com o mínimo de interferência causado por turbulência indesejada. A PCB curta personalizada da ROG Strix Radeon RX 6800 permite um recorte de ventilação ao longo de toda a placa traseira, proporcionando mais espaço para o calor sair do GPU e entrar na trajetória do fluxo de saída de ar da caixa.

Para os jogadores que desejem placas gráficas robustas e furtivas, a ASUS criou também as versões TUF Gaming Radeon RX 6800 XT e Asus Radeon RX 6800. O design de arrefecimento de ambas as placas inicia-se com um dissipador de calor de 2,9 ranhuras construído para permitir uma grande margem térmica e o funcionamento silencioso sob as exigências dos GPUs atuais com elevadas necessidades de potência. O ar é propulsionado através da área de superfície ampla do dissipador usando três ventoinhas Axial-tech.

Tal como o dissipador ROG Strix, a ventoinha central gira no sentido dos ponteiros do relógio enquanto as duas dos flancos giram no sentido contrário para reduzir a turbulência. Este design comprovado permite maiores rotações e uma maior movimentação de ar através do dissipador sem um aumento equivalente de ruido. Uma cobertura angular de alumínio com um novo e robusto design industrial envolve o dissipador de calor para sugerir uma sensação de desempenho intencional.

Uma placa traseira de alumínio que cobre a totalidade da placa adiciona um toque de estilo a um sistema subtil, e um corte amplo na parte frontal da PCB curta personalizada fornece outro caminho para o ar quente entrar no caminho do fluxo de ar da caixa. A tecnologia de montagem Auto-Extreme, coloca e solda componentes sem intervenção humana para aumentar a fiabilidade e a qualidade de construção. Um regime de testes de 144 horas e condensadores extra robustos garantem uma fiabilidade sem paralelo e uma vida útil longa. Os utilizadores podem também personalizar a placa para igualar o resto do sistema, usando LEDs Aura RGB incorporados.

As novas placas gráficas ASUS ROG Strix e TUF Gaming já estão disponíveis em Portugal com PVP que parte dos 777,80 euros.