— Eidos-Montréal (@EidosMontreal) January 29, 2024
O Embracer Group anunciou que despediu 97 funcionários da Eidos Montreal e segundo Jason Schreier também cancelou um novo jogo da série Deus Ex que o estúdio estava a desenvolver.
Este estava em desenvolvimento nos últimos dois anos e estaria previsto para entrar em produção no final de 2024 de acordo com um relatório da Bloomberg de pessoas que preferiram manter anonimato.
Embora a Eidos Montreal não tenha abordado publicamente o jogo Deus Ex, abordou os despedimentos numa declaração publicada na X.
Nos últimos 17 anos, as nossas equipas na Eidos trabalharam em algumas das séries mais queridas da indústria e combinaram uma narrativas profundas e inovações em jogos únicos. Criámos experiências memoráveis e multipremiadas de que nos orgulhamos e sabemos que os membros das nossas equipas colocaram o seu coração e alma em todas.
O contexto económico mundial, os desafios da nossa indústria e a reestruturação global anunciada pela Embracer acabaram por afetar o nosso estúdio. Foi tomada a difícil decisão de despedir 97 pessoas das equipas de desenvolvimento, da administração e dos serviços de apoio.
Estamos a trabalhar para apoiar todo o pessoal afetado durante esta transição. Estas pessoas muito talentosas e altamente experientes estão a entrar no mercado de trabalho e queremos que encontrem os seus próximos projetos e estamos a ajudá-las a fazê-lo.
Enquanto atravessamos estes tempos difíceis, o bem-estar da nossa equipa é a nossa prioridade e o compromisso contínuo de criar jogos que os jogadores poderão desfrutar num futuro próximo.
Para os nossos jogadores… muitas vezes não são apenas os jogos, mas também os criadores de jogos que todos celebramos e admiramos. O nosso compromisso é sempre o de criar os melhores jogos para os nossos fantásticos fãs e, mesmo com esta mudança de reestruturação, continuamos a lutar para proporcionar essas experiências fantásticas para partilharmos juntos. Obrigado pelo vosso apoio contínuo e votos de felicidades.
É uma notícia realmente triste, como se não bastasse o cancelamento do filme há alguns anos, já que o direitor saiu pra fazer filme ruim da Marvel, agora temos o cancelamento de um novo jogo, o que realmente é uma pena. Deus Ex era uma franquia inovadora da qual alguns jogos beberam da fonte nos últimos anos inclusive… não merecia isso.