PC Epic Games Laucher envolto em polémica

Vários utilizadores do Reddit relatam que a aplicação PC Epic Games Laucher, consome recursos sem razão aparente, e que em consequência destes contribui para o aumento das temperaturas nos processadores Ryzen.

Para transmitir ainda mais credibilidade a estas afirmações, o Hot Hardware, também verificou que de facto, o launcher consome uma quantidade absurda de recursos, mesmo quando esta a ser utilizado em segundo plano, o que não só faz aumentar a temperatura do CPU, como também compromete os recursos disponíveis para outras aplicações.

Mesmo sem nenhum jogo a ser executado, a diferença pode chegar até a uns abismais 20°c, e segundo foi relatado os processadores Ryzen com mais threads são os mais afetados, por exemplo, os Ryzen 5950X oscilam e atingem picos de 3% a 7%. Quanto aos processadores Intel, alguns utilizadores indicam o que mesmo se sucede, mas não com a mesma agressividade.

Isto porque além de uma possível má otimização, o mesmo envia 14x mais dados do que a PC Steam e a NVIDIA Experience quando é executado mesmo em segundo plano.

Ao que parece, o navegador embutido no programa também se liga a vários IPs em simultâneo, quando é iniciado, e continua a enviar dados constantemente enquanto permanece ligado. Como se não fosse bastante os GPU -independentes de marca ou modelo- também são afetados, pois, foram relatados casos 10% a 34% de utilização do componente gráfico quando apenas navegamos na internet, ou outras tarefas que exigem poucos recursos gráficos.

A Epic Games ainda não se pronunciou sobre estes desenvolvimentos.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest
8 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Febaxmann
Febaxmann
28 , Dezembro , 2020 2:34

Telemetria pior que da Microsoft, Apple e Facebook combinados.

Isso provavelmente é efeito colateral de telemetria ou DRM mal implementados (telemetria em softwares/apps como Facebook = coleta de dados dos usuários). Não acho que seja mineração, até porque mineração faz cálculos na GPU (o algoritmo é muito complexo para ser calculado por CPU’s, não é nem um pouco eficiente).

Dougfulll
Dougfulll
28 , Dezembro , 2020 2:34

xiiii isso me parece mineração kkkk
E a suspeita só aumenta pq mineração é feito principalmente em plataforma AMD kkkk

Marcio Rogerio
28 , Dezembro , 2020 2:34

Mineração Talvez? jogos grátis.

Bakanimes
Bakanimes
Reply to  Marcio Rogerio
30 , Dezembro , 2020 2:52

Dude….isto realmente é possivel kkkkkkk

Riashe
Riashe
Reply to  Marcio Rogerio
30 , Dezembro , 2020 2:53

Boa tarde.

Pode ser mas é estranho que esta afetando, mais as máquinas com processadores da Amd.

Bruno Reis
Bruno Reis
Reply to  Riashe
31 , Dezembro , 2020 5:22

Tens frequências maiores

♛ Mคster : Hirøshi ♛
31 , Dezembro , 2020 5:21

Parece até mineiração isso aí, vai que estão usando uma Parte do PC pra esse Fim, Vindo Da Epic, não Duvido Não.

Giovannabolo
Giovannabolo
Reply to  ♛ Mคster : Hirøshi ♛
7 , Janeiro , 2021 3:21

O que é mineiração?