Mais...
    InícioMangaLeitor de mangá Tachiyomi ameaçado pela Kakao Entertainment

    Leitor de mangá Tachiyomi ameaçado pela Kakao Entertainment

    A Kakao Entertainment, a empresa sul coreana que publica muitos manhwa conhecidos, ameaçou de ação legal os contribuidores do leitor de mangá Tachiyomi (de código aberto) alegando violação de direitos de autor.

    Para quem não conhece o Tachiyomi é um leitor de mangá/webtoon baseado em Android, com muitos recursos e extensibilidade. A equipa de desenvolvimento por trás do Tachiyomi tem trabalhado no projeto desde 2015.

    O Tachiyomi é de uso gratuito, é totalmente de código aberto e não contém conteúdo de terceiros, focando-se na experiência de leitura. No entanto, através de diversas extensões, os utilizadores são livres para escolher as suas próprias fontes, incluindo fontes não oficiais o que leva os detentores de direitos de autor a tentarem fechar o projeto.

    No passado dia 2 de janeiro os colaboradores do projeto receberam uma comunicação dos representantes da Kakao que fizeram diversas exigências em relação à possibilidade de download de conteúdo protegido por direitos de autor através do uso de extensões.

    O principal desenvolvedor do Tachiyomi foi alegadamente instruído a encerrar o projeto de nove anos, a apagar todas as versões da app, incluindo aquelas que estão presentes no GitHub.

    Segundo o Torrentfreak, o principal desenvolvedor do Tachiyomi avisou a Kakao que a melhor maneira de retirar o conteúdo seria enviar avisos DMCA aos sites problemáticos, sobre os quais o projeto não tem controlo. Ele também se ofereceu para ajudar, informando à empresa que estava disposto a remover fontes individuais do repositório de extensões separado do Tachiyomi se isso fosse considerado um problema.

    Três dias depois, a Kakao apresentou uma lista de conteúdos ilegais que estavam disponíveis em cinco sites de terceiros. Para um desses sites, o Tachiyomi não tinha extensão; para os quatro restantes, a equipa do Tachiyomi logo tomou as medidas apropriadas.

    Os cinco sites mencionados são:

    • 1st Kiss-Manga
    • Bato.to
    • Mangadex
    • NewToki / ManaToki
    • S2Manga

    Novas versões do Tachiyomi foram lançadas entre 6 e 8 de janeiro sem uma lista de extensões pré-carregada. Daqui para a frente, aqueles que fizerem download do Tachiyomi vão descobrir que as extensões já não fazem parte da experiência inicial da app

    O Tachiyomi acabou por no dia 9 de janeiro fazer um comunicado onde explica o que levou a esta decisão. Podemos ler:

    Devido a circunstâncias extenuantes, tomamos a decisão de eliminar a nossa lista de extensões para garantir a sustentabilidade do Tachiyomi a longo prazo.

    A partir de agora, o Tachiyomi está a fazer a transição para um modelo totalmente traga o seu próprio conteúdo. O que isso significa é que vocês ainda podem aproveitar o Tachiyomi para ler mangá, mas vão precisar de obter e adicionar o vosso próprio conteúdo…

    Encorajamos fortemente todos os utilizadores a terem cuidado e evitarem utilizar extensões de repositórios desconhecidos, pois podem conter malware.

    No dia 10 de janeiro a Kakao Entertainment revelou que planeia colocar ações legais contra as muitas versões do Tachiyomi que, entretanto, começaram a surgir no GitHub. O post no twitter criou muita comoção online com mais de 165 mil visionamentos e 500 comentários.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares