Mais...
    InícioNacionalAssociação Portuguesa de Go

    Associação Portuguesa de Go

    Mais recentemente, com o aparecimento dos servidores para jogar Go por Internet e do Manga e Anime Japonês sobre o Go – Hikaru no Go, a comunidade do Go em Portugal tem visto surgir muitos jogadores novos.

    Existe agora mais duas provas a nível internacional em que Portugal participa – o Korean Badduk Prime Minister Cup, na Coreia e o World Mind Sports Games, que tem lugar em paralelo com os jogos olímpicos, onde se realizou em Outubro de 2008 pela primeira vez em Pequim e participaram 5 jogadores Portugueses. A APGO tem agora uma nova página da Internet e tem recebido inúmeros convites por parte de associações culturais para a divulgação do Go.

    A perspectiva futura é ambiciosa. Estamos a tentar, juntamente com a associação Ludus, levar o jogo de Go às escolas e realizar em Portugal eventos de Go Europeus e Internacionais, com a intenção de trazermos mais tarde, o famoso Congresso Europeu de Go em 2013.

    Hikaru no Go

    Regras para jogar GO

    Introdução

    Internacionalmente conhecido pelo nome Japonês Go (pronuncia-se Gô), este jogo tem o nome Wei-chi na China e Baduk na Coréia. Pensa-se que teve origem na China há cerca de 4.000 anos. Foi introduzido há cerca de 1300 anos no Japão através de mestres budistas que visitaram a China, e ganhou popularidade junto da corte imperial, foi institucionalizado em quatro escolas, tornando-se num modo de vida para alguns sábios. Durante estes séculos, a antiga forma do Go foi modificada e aperfeiçoada pelos Japoneses. O principal fascínio deste jogo consiste na simplicidade das regras e na complexidade que o jogo alcança.

    O Go é um jogo de cerco e território que começa com o tabuleiro vazio. Tem regras muitos simples e é acessível a todas as idades. É jogado num tabuleiro rectangular de 19×19 com pedras pretas e brancas. Cada jogador coloca alternadamente uma pedra numa intersecção, tentando cercar território. As pedras permanecem no tabuleiro a não ser que venham a ser, por sua vez, cercadas e capturadas. Vence quem conseguir dominar a maior área. Possui também um sistema de handicap, que permite jogadores mais fracos enfrentarem os mais fortes em pé de igualdade, e também um sistema de ranking internacional similar às artes marciais.
    Um computador não consegue ganhar a um jogador forte porque a combinações são “astronómicas” e por isso, é muito investigado na área de Inteligência Artificial.

    Tabulerio 9×9

    (iniciação)

    Tabuleiro 13×13
    (intermédio)

    Tabuleiro 19×19
    (standart)

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Francisco Pereira
    Francisco Pereira
    15 , Dezembro , 2008 5:46

    Pois, já existe à muito tempo 🙂 Quero deixar aqui o meu agradecimento à OtakuPT por ajudar a divulgar o Go em Portugal.
    Já agora estou disponível para ensinar a jogar, o meu mail é xikopereira@hotmail.com

    Francisco Pereira
    (secretário da APGO)

    _naruto
    _naruto
    14 , Dezembro , 2008 7:09

    Nem fazia ideia que havia em Portugal uma Associação Portuguesa de Go, vou ler com muita atenção este artigo.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares