GIGABYTE graphics cards with thermal gel is literally flowing when using PCIe riser🫣https://t.co/EksmdL4X10 pic.twitter.com/MODIFhN4CB
— 포시포시 (@harukaze5719) April 22, 2025
Um membro da comunidade Quasar Zone relatou que a sua placa gráfica Gigabyte RTX 5080 parece estar a “derreter”. No entanto, desta vez o problema não está relacionado com conhecido problema com o conector de alimentação, mas sim com a pasta térmica, mais especificamente, o gel térmico.
A placa gráfica em questão é o modelo AORUS MASTER ICE RTX 5080 da Gigabyte, um dos designs topo de gama da empresa. Esta utiliza um novo composto térmico na solução de refrigeração da placa gráfica que substitui as tradicionais almofadas térmicas. A Gigabyte designa este material como um “gel térmico condutor de grau profissional para servidores”, que, no momento da aplicação, se assemelha mesmo a um gel.
GEL TÉRMICO CONDUTOR DE GRAU PROFISSIONAL PARA SERVIDORES
Para melhorar a qualidade e fiabilidade do produto, a Gigabyte introduziu um gel térmico condutor de grau profissional para arrefecer componentes críticos como a VRAM e os MOSFETs. Este gel altamente deformável, e não fluido, garante um contacto ideal em superfícies irregulares e resiste eficazmente à deformação provocada pelo transporte ou utilização prolongada, ao contrário das tradicionais almofadas térmicas.
Curiosamente, a marca afirma que o seu gel não fluido é resistente ao transporte e ao uso a longo prazo. No entanto, ambas as alegações parecem estar agora em causa, pois um tópico na Quasar Zone sugere que o problema poderá ser mais generalizado. Especificamente, o utilizador tinha a placa montada na vertical e, mais importante, reporta que não tinha sido utilizada durante por muito tempo. Aparentemente, a lenta fuga do gel térmico começou após apenas sessões de duas horas de jogo em World of Warcraft, ao longo de um mês.
Embora o gel térmico não seja condutor de eletricidade, uma placa gráfica montada na vertical, com o gel a escorrer em direção à interface PCIe, pode representar um problema sério. Muitos utilizadores de PC já testemunharam derrames de composto térmico sobre a socket do processador, que são frequentemente difíceis ou impossíveis de limpar devidamente sem as ferramentas adequadas. Em cima é possível ver o gel muito próximo do encaixe PCIe, o que, eventualmente, poderá originar problemas bem sérios.
A Gigabyte ainda não emitiu quaisquer restrições relativamente à forma como as placas gráficas que utilizam este gel térmico devem ser montadas. É possível que esta placa em particular tenha uma quantidade excessiva de gel ou que este tenha sido aplicado de forma incorreta. De qualquer modo, não é algo que se esperaria de uma placa gráfica tão cara, o seu preço está bem acima dos 1.500 € praticados pelas lojas.
A Quasar Zone demonstrou também como o gel térmico é aplicado numa da placas gráfica semelhante, mais especificamente a RTX 5090 Master Ice, o seu topo de gama. A distribuidora partilhou uma publicação a confirmar que está a trabalhar com a Gigabyte para definir uma política a este respeito. No entanto, não foi especificado qual será esta política. Poderá tratar-se de uma recomendação contra a instalação destas placas na vertical ou de algo relacionado com o processo de garantia nestes casos.