Anime provoca suicídios na Rússia!?

23

O The Voice of Russia colocou online um artigo que tem provocado alguma agitação na comunidade Otaku, nele discutem a ligação entre anime e a onda de suicídios de jovens naquele país.

Dez dia antes da publicação daquele artigo seis estudantes cometeram suicídio e o artigo vem agora afirmar que todos eram bons alunos provenientes de boas famílias e com um forte interesse em anime.

No artigo, Olga Mahovskaya uma especialista em psicologia afirma que “o anime por si só não causa suicídios” mas que contribui para a decisão dos jovens em terminar a sua vida pois “romantiza a morte“. Ela chega mesmo a afirmar que “o anime apaga a fronteira entre a realidade e a cultura virtual. Os suicídios de adolescentes têm todos uma coisa em comum: eles não se apercebem que é o fim absoluto e que não existe nada depois. Eles não compreendem o quão irreversível a morte é. Nas suas mentes é apenas uma transição para outro mundo.”

Claro que a reação dos fãs de anime não demorou e tanto o The Voice of Russia como a psicóloga estão a ser fortemente criticados.

E vocês o que acham?

COMPARTILHAR
  • Fainter

    Dependendo de serem influenciados ou não, jovens têm uma ideia do que é a morte portanto não venham com balelas. Até parece que lhes fizeram uma lavagem cerebral do modo em que falam. As pessoas têm que ser responsabilizadas pelos seus actos e foi isso que aconteceu.

  • BakaKami

    mas qual eh o nome desse anime afinal???

  • Fonseca

    e lá vem o mimimi dos otakus enfurecidos quando ela própria disse que anime por si só não causa suicídios kk

  • Nagareboshi

    É verdade mesmo, mas animes causam mortes como qualquer outra mídia.

  • F

    Comigo foi justamente ao contrário.Antes de conhecer os animes eu queria me matar(ainda bem que não consegui!),depois que os conheci minha vida mudou completamente.Acho que isso é quem tem a mente fraca e se deixa vencer pelos seus problemas.Não tem que culpar os animes não,mas sim as pessoas.

    “o anime apaga a fronteira entre a realidade e a cultura virtual” Assim como outras formas de intretenimento como Games,filmes e livros,mas isso depende da mentalidade das pessoas.

  • Dr. Skulltulus

    Afirmações sensacionalistas como esta da Olga Mahovskaya são apenas besteiras ditas por quem sequer conhece animes – provavelmente nunca viu e acha que sabe de tudo. Pessoas são influenciadas por todo tipo de mídia, todos os dias, todo o tempo. Afirmar que os animes são a causa do problema é apenas usar a cultura otaku como bode expiatório, esta é uma atitude no mínimo desprezível.

  • lucakh

    esses mulekes devem ter a mente fraca isso sim, e agora eles colocam a culpa nos animes ¬¬

  • Dash

    Suicídio é para os fracos… Que anime façam o favor de tirar a escória da sociedade =D

  • R1pp3r

    Isto é sempre a mesma coisa… a o rapaz morreu a pk ? a porque fazia mil e uma coisas… -_- sinceramente é sempre a mesma cagada então a uns anos atrás ouve um grupo que morreu também a culpa era do CS aka Counter-Strike… a é que foi encontrado nos pcs dos jovens encontraram o jogo la sinceramente crescam e informem-se melhor pessoal ignorante que não sabem da vida ou estado mental dos outros e a unica justificação e culpar algo que querem abolida ao publico …
    Quem concorda comigo !!!???

  • ARN

    Animes, jogos e etc, não causam suicidio, depende da pessoa, a mente dela, praticamente a mente se forma ao crescimento então suicidio é culpa de quem cria ou esta envolta dessa pessoa

  • RuNaWaY

    Anime/ Manga é entretenimento há que encara-lo como tal, se a pessoa der demasiado significado a determinado Anime na sua vida óbvio que isso pode ter consequências. Resumindo, tem a ver com a maturidade das pessoas, consciência e prioridades.

  • Lamentável.

  • gigabyte

    Como gostam de atribuir consequências a causas irrelevantes

    Se um rapazinho se suicida tem sempre de haver algo que o causou. UMA causa. Nunca é um conjunto de causas!

    Obviamente que o suicídio se deu devido ao culminar de diversas causas, que, todas juntas, levaram à morte do rapaz. Ninguém se suicida por um único problema.

    Não se pode atribuir a consequência a uma única causa

    O culpado não foi apenas, nem sequer maioritariamente, o anime, mas sim a vida toda que eles levaram e os estímulos a que foram submetidos.

  • Sasukeavenger

    Mente fraca existe em todas as áreas, no mundo todo, porem existe países onde existe mais suicídios, devido ao seu estilo de vida e cultura… todos sabem disso, e agora ficar culpando anime/manga? LOL. Na minha história pessoal, foi assistindo animes que dão certas lições de vida que me deram ideias e me ajudaram por certos problemas… mas isso ainda é de cada um. Eu ficaria louco se apenas tivesse como entretenimento as coisas “populares” que existe aqui no brasil, e apenas ter acesso a rádio e canais como globo, sbt e record… aí sim, com certeza já eu não estaria aqui, pq não iria valer a pena mesmo.
    Então o que eu escrevi faz parecer que ser Otaku é um tipo de “escape”, em certas situações, sim, ainda bem… Mas é como RuNaWaY escreve acima:Resumindo, tem a ver com a maturidade das pessoas, consciência e prioridades.

  • urick13

    Por isso os Otakus continuam sofrendo preconceito pelo mundo, sendo otaku ou não o mundo ta cheio de pessoas idiotas e de mente fraca, isso só faz que os otakus sejam visto com maus olhos pela sociedade.

  • RyDu

    Anda a ficar tudo maluco, já não se sabe distinguir realidade da fantasia .

    “todos eram bons alunos provenientes de boas famílias e com um forte interesse em anime.” isso não quer dizer nada, portanto a minha pergunta é : que tipo de educação tiveram?

  • brono

    a sra dr olga diz que o anime romantiza a morte. e o “Romeu e Julieta” faz o quê? ensina culinária extraordinariamente bem, querem ver? que eu saiba ninguém anda a queixar-se do senhor shakespeare. e gostava de saber que animes os alunos inteligentes e simpáticos viam. ja vi muito anime e nem o elfen lied me fazia suicidar. na minha opiniao acho que as familias nao eram assim tao boas.

  • Gustavo

    Se alguem souber o nome deste anime me fala ..
    Estou curioso para saber q anime é esse q tem o poder de matar as pessoas ..so esses russos mesmos

  • Juzinha

    É a mesma coisa que dizer que música sertaneja aumenta o indice de suicidio. Se fosse apenas animes que “romantizam a morte”… Até parece que não temos um monte de filmes, seriados e etc… que fazem o msm. Além do mais culpa anime em geral por suicidios é uma coisa muito idiota já que há milhares de diferentes generos e historias. Vc acha que Hetalia romantiza a morte e incentiva suicidio? Me poupe.
    Esses estudantes podiam até ser boms alunos e tal, mas não significa que por dentroeles não fossem depressivos.

    Em suma, foi a associação mais idiota que já ouvi.

  • xolinhax

    que se lixe as pessoas que andam a morrer à fome, vamos mas é acabar com os animes para os adolesncentes maluquinhos da cabeça nao se matarem -.-

  • Ana

    Provavelmente essas pessoas já queriam se matar antes e o máximo que os animes causaram foram dar mais “coragem” a eles. Poderia ser qualquer outra mídia, ou mesmo nenhuma e o resultado seria o mesmo.
    E se eles foram realmente influenciados por animes a ponto de se matarem, então isso já é uma prova de que eles não estavam bem psicologicamente.

  • Shigenobu

    Cómico.. suicidaram-se por terem visto animes q os encorajaram a suicidar-se?? LOL

  • Pingback: Grupo de pais russos quer banir manga de Death Note | Olymproject()